Mostrando postagens com marcador Recriarte. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Recriarte. Mostrar todas as postagens

quinta-feira, 22 de maio de 2014

Recriarte - Massageador Terapeutico Artesanal

Olá, pessoas supimpas!

Andando pela feira de artesanato do centro histórico de Curitiba me deparei com uma coisa bem interessante. Um martelo!

Ah! Mas não é um martelo qualquer. É um martelo para usarmos em nosso próprio corpo. Como assim? Sim! Um martelo para nos martelarmos. E é uma delícia.




O Sr. Jonas, quando esteve no Japão, aprendeu algumas técnicas de reflexologia com um mestre japonês. A partir daí desenvolveu uma espécie de martelo massageador terapêutico que substitui as mãos ao fazer massagens. Facilita muito para quem quiser fazer uma automassagem.

O impacto é aliviado por uma mola e a parte que bate no corpo tem três pinos metálicos que, em contato com certos pontos de nosso corpo, pode relaxar ou estimular algum órgão que esteja com algum problema.

O massageador terapêutico é todo feito artesanalmente com madeira leve. É prático e pequeno, cabendo numa bolsa e podendo ser levado para qualquer lugar.




Segundo o Sr. Jonas, o massageador previne contra as doenças como a LER (lesões por esforços repetitivos). Além de normalizar a pressão alta e a baixa, massageando as solas dos pés e os ombros, ativa a circulação sanguínea, evita o estresse, a insônia e a depressão, aliviando também o cansaço do dia-a-dia. Mas ele deixa claro que o martelo jamais substitui uma consulta médica.

O que me atraiu foi o fato de ser uma peça artesanal que não é feita como decoração e sim para algum uso prático. Ultimamente em feiras de artesanato vejo poucas invenções práticas como esta. Peças decorativas são lindas, mas acho mais interessantes peças com usos práticos, com designs inovadores.

O Sr. Jonas, de japonês não tem nada, mas segundo uma amiga descendente de japoneses que conversou com ele, ele fala muito bem a língua oriental.




Não achei ainda este produto em São Paulo, quem for de Curitiba e região ou estiver por lá a passeio, passe na barraca do Sr. Jonas na feira do Largo da Ordem num domingo para ver usas invenções.

Abraços do MM.

terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Recriarte - Invisibilidade

Olá, pessoas supimpas!

O fotógrafo Thiago Prado foi criticado esses dias com a seguinte crítica (critica?) ao seu trabalho:

"Caro Thiago Prado

Para que ficar postando fotos de pessoas de rua? Fotos de índios sujos, fotos de prédios, coisas urbanas e pessoas com cara de aflição... Existe muita paisagem por ai, lindas flores, rios montanhas. Deus fez coisas lindas para evitar termos que ver esse tipo de imagem que você costuma postar.

Fotógrafos são esses que têm a sensibilidade de fotografar por do sol, gestantes e pessoas em estúdio. Aprenda o que é arte fotografia.”



Quem será que deve mesmo aprender o que é arte aqui?

Infelizmente não é somente esta pessoa que tem uma visão bem rasa sobre a arte. Arte não é só flores! Fotografar pessoas, sejam elas em estado de aflição ou não, moradores de rua ou não, prédios e coisas urbanas e os nossos índios fazem parte de nossa cultura. Podemos retratar a realidade através da arte, e nem sempre esta realidade vai agradar aos nossos olhos, pois poderá nos mostrar o que a vida tem de obscuro e cruel. Arte é expressão, e se for isso que o artista quer expressar está aí para quem quer ver goste ou não. E o fato de alguém não gostar não torna isso menos artístico.



Eu aconselharia estas pessoas pesquisarem sobre as obras Vidas Secas, de Cândido Portinari e Guernica de Pablo Picasso. Assim verão que nada tem de bonitinhas e românticas as histórias que eles retratam em suas artes. No ramo da fotografia pesquisem sobre Sebastião Salgado e sua obra O Massacre: Eldorado do Carajás. Comecem apenas com estas três para ela não se engasgar logo de cara!

Muitas coisas não apreciamos ver, e somente tornando artísticas estas coisas podemos percebê-las com outro olhar, outros julgamentos.



"A invisibilidade não é um poder ou uma tecnologia apenas dos filmes de ficção. Todos os dias passamos por pessoas invisíveis e somente algumas poucas pessoas conseguem se dar conta de que existem seres invisíveis. Mas na vida, ao contrario dos filmes de ficção essa invisibilidade não é um poder ou tecnologia. É algo real chamado invisibilidade social." Diz Thiago Prado. "Os personagens 'invisíveis', curiosamente são aqueles que são os mais visíveis em um país de desigualdades como o Brasil, onde os projetos sociais chegam a uma camada de pessoas aptas a trabalhar ou a poucas que realmente precisam. E isto é um assunto para outra discussão.

Eles se tornam invisíveis por culpa da alienação, por causa do egoísmo, pela falta de altruísmo e pela cultura da futilidades que é tão apreciada hoje em dia.

Quem são esses seres? Se você não sabe quem são você é um alienado e precisa tomar uma boa dose de realidade”, diz Thiago.



O fotógrafo Thiago Prado retrata mendigos nas ruas de São Paulo, mostrando através de suas lentes o que não vemos em nossa presença, ou fingimos não ver. Talvez seja isso que incomoda. É uma maneira de forçar nossa visão para coisas que resistimos ver. E esta arte, esta forma de expressão está aí para nos mostrar que nem tudo em nosso mundo são flores. Essas fotos estão aí para nos mostrar que há algo errado e que precisamos mudar isso.

Portifólio de Thiago Prado no Facebook

Abraços do MM!

terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Recriarte - Porta-Treco de Feltro

E a paixão pelo feltro continua! E a bagunça na maleta de artesanato? Também! Hahaha!

Pois é. Eu confesso que sou um pouco desorganizada para guardar os meus apetrechos de artesanato, mas também confesso que sou apaixonada por bolsinhas, maletinhas, caixinhas e etc (o meu marido JH bem sabe disso; não posso ver um pote ou uma bolsinha que fico babando). Costumo deixar tudo guardado em potinhos e bolsinhas, mas faltava algo para deixar em separado as minhas agulhas e tesourinhas.


Meus problemas acabaram! Depois que fiz este prático porta-treco, tudo ficou mais fácil de encontrar dentro da minha maleta. O mais legal é que esse porta-treco é, em sua essência, um verdadeiro porta-treco mesmo: serve para guardar moedas, dinheiro, documentos, botões, enfim, tanta coisa que ele
acaba se tornando um verdadeiro coringa para organizar suas coisinhas.

Fácil de fazer, prático e bem baratinho. Vamos fazer um?

Materiais necessários:
- 2 cortes de feltro de cores diferentes
- linha perlé para costura
- tesoura e agulha de costura
- 1 botão de pressão grande ou magnético
- alfinetes


Modo de fazer:
Faça dois cortes nos feltros que escolher segundo o modelo abaixo.



Junte os dois cortes, unindo-os com os alfinetes na posição correta para a costura. Una as laterais também com os alfinetes.


Comece o ponto de alinhavo por onde achar mais fácil. Use linha dupla para costurar. Costure todas as laterais e as bordas do porta-treco.


Com a costura pronta, costure as partes do botão magnético ou botão de pressão grande, caso prefira este último. Se quiser, enfeite com botões, laços, sianinhas, rendas. Solte a imaginação!


Além de ser bem útil, este porta-treco é rápido de se fazer: levei menos de uma hora para cortar e costurar. Ah! E fica a ideia para uma lembrancinha de festa ou presentinho para alguém especial!

Abraços,

Lara

terça-feira, 7 de janeiro de 2014

Recriarte - Descobrindo o Feltro

Quem gosta de artesanato, sempre está de olho nas novidades e em novas técnicas e tipos de artes manuais para aprender coisas novas, se renovar e até incrementar os artesanatos que já se sabe fazer.

Como toda boa curiosa, eu estou sempre espiando os sites e as revistas de artesanato e, recentemente, caí de amores pelo feltro. Puxa vida! Como é bacana trabalhar com o feltro! São tantas coisas que se pode fazer com ele que a gente fica até perdida!



Segundo o fabricante Feltros Renner (www.feltrosrenner.com.br ), "feltro é o termo genérico usado para designar o material obtido da união de fibras para a qual não concorre a utilização de adesivos, tais como colas, gomas, resinas e semelhantes, sendo esse agrupamento obtido por meio de um processo conhecido como Efeito Direcional de Fricção. Esse processo consiste basicamente em, através de movimentos intermitentes de apertar e afrouxar fibras, realizar o entrelaçamento das mesmas até conseguir a compactação (dureza) desejada". Sua origem é asiática (Mongólia e Turquia) e existem vestígios arqueológicos com registros de  600 A.C, entretanto os cientistas afirmam que o feltro já era fabricado muito antes disso.

Sendo assim, o feltro vem sendo usado para vestuário, tapetes, mantas, chapéus e muitas outras coisas. Mais recentemente, está sendo muito utilizado em artesanato para confecção de bichinhos, móbiles, chaveiros e peças de decoração e utilidades para cozinha, banheiro, etc.

Começando a trabalhar com este material, fui pegando umas dicas aqui, outras ali e resolvi reuní-las e compartilhá-las aqui:

- não invista em feltros baratos. Vale a pena comprar feltro de boa qualidade pois, além de facilitar a execução do trabalho, suas peças ficarão mais bonitas e melhor acabadas.

- tenha uma tesoura afiada e somente para uso com o feltro. O corte ficará bem mais perfeito.

- de todos os enchimentos, o que fica mais bacana é o plumante, também chamado de algodão acrílico ou algodão para enchimento.


- se for casear, a melhor linha é a perlé, aquela usada para bordar ponto cruz ou ponto xadrez. Eu uso linha dupla e procuro deixar a mesma distância entre os pontos e uma distância pequena entre eles, o que deixa o trabalho mais delicado e mais firme.

- contrastar as cores é tudo de bom! Abuse de cores diferentes e contrastantes no feltro e na linha para o ponto caseado!


- para transferir os riscos, use papel carbono, papel kraft ou radiografias antigas. Eu gosto, particularmente, de lápis para desenho com grafite 2B e 6B para riscar o feltro.

- para unir partes de feltro, alinhave antes ou prenda com alfinetes.

- compre feltro por metragem. Sairá bem mais em conta do que comprar retalhos.

Em resumo: feltro é barato, democrático, fácil de trabalhar e apaixonante. Descubra-o você também!

Abraços,

Lara

terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Recriarte - Guirlanda de Pregadores

O Natal está chegando e você, sem tempo algum. Preocupações, correria, filhos, trabalho, casa, família. Ufa! Quem dera se o seu dia tivesse 30 horas, heim? Pois é! Infelizmente, ele não tem e você tem que se virar para esticar o tempo disponível e dar conta de tudo, inclusive da decoração natalina da sua casa.

Você olha, espia, procura, tenta se inspirar em sites de artesanato e fanpages nas redes sociais, mas nada lhe atrai. Alguns artesanatos demandam tempo, outros exigem minúcias, outros ainda são muito trabalhosos e você não tem tempo para fazer coisas muito elaboradas.

Nós temos a solução para um dos seus problemas: a guirlanda de natal! Que tal fazer uma guirlanda diferente, rápida, barata e bem criativa? Apresentamos a você a Guirlanda de Pregadores!


Com a guirlanda de pregadores, você poderá colocar fotos, mensagens e o que mais a sua imaginação mandar. Uma guirlanda bem diferente e interativa, onde toda a família pode interagir e trocar as mensagens e fotos diariamente! Vamos fazê-la?

Materiais necessários:
- 1 moldura de portarretrato (tamanho a escolher)
- pregadores de papelaria
- cola instantânea
- tesoura
- fita decorativa aramada
- fita de cetim de 5 mm
- linha e agulha para costura


Modo de fazer:
Cole os pregadores com a cola instantânea na armação do portarretrato e espere secar bem.



Após, prepare o laço conforme ensinamos no texto Árvore de Lacinhos (clique aqui para ver Recriarte - Árvore de Natal de Lacinhos).


Separe uma tira da fita decorativa aramada para fazer o suporte da guirlanda. Costure as pontas da tira e, depois, o laço. Faça um pequeno corte na parte de trás da tira para poder pendurar a guirlanda. Está pronta!


Coloque nos pregadores, o que você desejar: mensagens, recadinhos, fotos, etc. Chame a família para participar. Será uma atividade bem divertida!

Abraços,

Lara

terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Recriarte - Árvore de Natal de Lacinhos

Já no clima de preparativos para o Natal, a gente sempre pensa em decorar a casa e o ambiente de trabalho com mimos e balangandãs. Às vezes, pequenos enfeites podem valorizar mesas, balcões, tripés e vários lugares onde grandes artigos decorativos poderiam ou atrapalhar até a circulação, ou pender para o exagero.


Que tal fazer uma árvore de Natal de lacinhos? A ideia a seguir promete enfeitar com bom gosto e pouco dinheiro gasto. Vamos lá?

Materiais necessários:
- alfinetes coloridos
- fita de cetim de 3 mm
- cone em isopor
- cola branca
- tesoura
- sizal
- fita decorativa plastificada
- fitilho para amarrar saquinhos de presente
- pincel


Modo de fazer:
Para fazer os dois laços do topo da árvore, corte 4 pedaços iguais da fita decorativa plastificada. Reserve, dois a dois, para cada um dos laços. Com um pedaço, aperte o meio, leve as pontas em direção ao meio e aperte novamente. Para fazer as pontas do laço, pegue outro pedaço, aperte ao meio e junte com a primeira parte dobrada. Faça o mesmo com os outros dois pedaços.



Junte as 4 partes dobradas e forme dois laços, unidos pelo fitilho de amarrar saquinhos. Torça bem o fitilho, que será encaixado depois no topo da árvore.

Passe a cola branca em torno do cone de isopor e prenda a ponta do sizal com um alfinete. Vá enrolando o sizal por todo o cone, passando a cola branca com o pincel no cone de isopor e no sizal já enrolado no mesmo. Repita o processo de enrolar o sizal até terminar de cobrir o cone de isopor. Ao terminar, corte o fio do sizal e prenda com outro alfinete. Passe a cola branca por tudo e deixe secar.


Após, faça um pequeno furo no meio do topo da árvore e encaixe o fitilho dos laços unidos. Depois, corte comprimentos diversos da fita de cetim e faça pequenos lacinhos, prendendo com alfinetes ao meio. Enfeite a árvore dispondo os lacinhos como desejar. A árvore de lacinhos está pronta!


O processo de secagem da cola branca pode ser acelerado com o uso de secador de cabelo, com jato de ar morno. Não use o jato quente para não ressecar o sizal. É importante estar bem seco para não grudar nos lacinhos que serão colocados.

A ideia também serve para a colocação de pequenas mensagens em papel, fotos 3X4, lista de desejos para o próximo ano, nomes das pessoas queridas, etc. Sua imaginação é quem manda!

Bom divertimento!

Abraços,

Lara

terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Recriarte - Chaveiro de Feltro

O natal vem vindo! Vem vindo o natal!

Quando passa o caminhão daquele refrigerante e a gente escuta essa musiquinha, já sabe que realmente a época do natal chegou e, com ela, um pensamento invade a nossa mente: fazer a listinha de presentes. Quem vai ganhar um presentão, quem vai ficar com um presentinho e quem vai ganhar aquela lembrancinha? Pois é. A gente se preocupa porque a grana é curta e tem muita gente para presentear.

Pois, então! Viemos com uma solução rápida, fácil e muito econômica para tentar ajudar a você, querido leitor, no quesito "lembrancinhas": que tal fazer um chaveiro de feltro, bem bacanudo? Os materiais necessários são bem em conta e você só precisará saber um mínimo de costura para fazê-los. Vamos lá?


Materiais necessários:
- 2 recortes de feltro no formato de coração em tamanhos equivalentes: 2 recortes maiores e 2 menores
- plumante
- 10 cm de fita de cetim
- argolas plásticas ou mosquetões
- linha perlé
- agulha de costura
- tesoura


Modo de fazer:
Com os recortes já prontos, costure o coração menor dentro do maior com pontos simples. Disponha-os conforme a sua imaginação!



Após, junte os dois corações maiores e faça uma costura tipo chuleado, aquela já utilizada para o jogo dos saquinhos de feijão (clique aqui para ver Recriarte - Jogo dos Saquinhos de Feijão). Não feche a costura e deixe uma parte aberta para costurar a fita de cetim.

Pegue a fita de cetim, dobre-a ao meio e passe-a por dentro do mosquetão ou da argola plástica. Acomode-a nos corações e costure-a, ainda deixando uma pequena abertura. Use essa abertura para encher com o plumante. A fofura, você decide!


Termine a costura dando nós como arremate e está pronto o seu chaveiro!

Uma dica bacana é que você poderá colocar, junto com o plumante, pout-pourris de flores e ervas secas, como macela, camomila e erva-doce, deixando o seu chaveiro muito cheiroso!

O custo total de um chaveirinho de feltro não chega a três reais, em relação aos materiais empregados. O mais caro, se comparado a todos os itens, é o mosquetão, que custa, em média, 60 centavos. Agora, o que vale mesmo, é o carinho, a atenção e a dedicação dadas por você ao fazer uma lembrancinha como essa. Presente artesanal não tem preço!

Abraços,

Lara

terça-feira, 26 de novembro de 2013

Recriarte - Colar de Papel de Revista

Oi, pessoas supimpas!

Vamos aprender a fazer um colar de papel de revista. Para fazer este colar é preciso ter feito antes as peças já ensinadas aqui nos seguintes textos e obedecendo a sequência:

- Pulseira de Papel de Revista
- Canudinhos Mágicos
- Anel de Papel de Revista
- Brincos de Papel de Revista

Lista de materiais



25 canudinhos de papel (Canudinhos Mágicos)
3 canudinhos menores (Pulseira de Papel)
10 sementes de açaí para bijuteria
1 argola para bijuteria
1 m de fio encerado
1 pincel suave
1 alicate para bijuteria
solução de cola misturada com água

Como fazer



1 - Com os canudinhos maiores faça um círculo como o anel e o brinco e coloque a argola, com o auxílio do alicate, como mostra a figura.

2 - Passe pela argola o fio encerado de forma a fazer um pingente.

3 - Passe as duas extremidades do fio por dentro de um dos canudinhos pequenos e leve-o até a argola.

4 - A mais ou menos dois dedos de distância da extremidade do canudinho, faça um nó simples em cada parte do fio como mostra a foto.



5 - Coloque 5 sementes de açaí em cada lado do fio.

6 - Faça um nó no próximo às sementes de forma a deixarem presas.

7 - Novamente, medindo uma distância de cerca de dois dedos, faça mais dois nós simples e coloque as outras duas contas menores, uma em cada parte do fio.

8 - Faça um nó em cada parte do fio próximo às extremidades dos canudinhos para prendê-los.



9 - Por fim faça um nó com as duas pontas do fio.

10 - Depois de pronto, com o pincel, banhe as partes de papel do colar com a solução de água e cola. Se preferir, após use tintas para colorir o colar e verniz geral para protegê-lo.



Agora que já aprenderam a fazer o conjunto completo de bijuterias já podem desfilar exibindo suas biojóias ou bijuterias sustentáveis. Usem a expressão que acharem mais chique!

Abraços do MM!

terça-feira, 19 de novembro de 2013

Recriarte - Brincos de Papel de Revistas

Oi, pessoas supimpas!

Vocês que já aprenderam a enrolar os canudinhos e a fazer o anel, aprenderão agora a fazer um par de brincos de papel de revista. Quem ainda não aprendeu, clique antes no link abaixo para aprender a fazer os canudinhos:

Canudinhos,

depois neste outro link para aprender a fazer o anel:

Anel,

e só depois volte a esta página para fazer os brincos.

Lista de materiais:


- 40 canudinhos de papel
- 4 argolinhas de bijuteria
- 1 par de anzóis para brincos
- 1 alicate de bijuteria
- 1 pincel
- solução de cola com água



Separe vinte canudinhos e faça um círculo com eles como feito no passo a passo do anel.


Introduza uma argola no círculo como mostra a foto, com o auxílio do alicate.


Depois coloque outra argola presa à anterior como se fosse iniciar uma corrente.


Finalize colocando o anzol na segunda argola.


Após terminar, passe a solução de água com cola, com a ajuda do pincel, no círculo de papel. Depois de seco, pode pintar com a cor preferida, fazer efeitos com outras cores e, por fim, envernizar.


No lugar do anzol, pode-se utilizar também suporte de pinos com tarraxas ou qualquer outro suporte para brincos.

Agora faça o outro brinco. Na próxima ensinarei o colar!

Abraços do MM!

terça-feira, 12 de novembro de 2013

Recriarte - Jogo dos Saquinhos de Feijão

Ah, como era bom ser criança... Lembro-me com muita saudade de um tempo bom e que deixou muitas lembranças boas. As brincadeiras na escola, com os primos e com os amigos, onde nada era eletrônico, nem usava pilha e, muito menos, era caro.

Um dos jogos em que eu mais me divertia era o jogo dos saquinhos de feijão. Simplesmente adorava! Talvez você o conheça por outro nome: três marias, cinco marias, sete marias, cinco manezinhos, jogo das pedrinhas, nente, belisca, capitão, liso, xibiu e epotatá (que, em tupi, quer dizer “mão na pedra”), jogo do osso, onente, bato, arriós, telhos, chocos e nécara. O jogo nada mais consistia do que jogar, segundo algumas regras e sequências, os cinco saquinhos de mesmo tamanho e peso. Um para cima, um ou mais na mão, jogados no chão, na mesa ou em qualquer superfície plana.


Reza a lenda de que esse jogo tem a sua origem lá na Grécia antiga. Os gregos, para consultar a sorte ou os próprios deuses, jogavam ossinhos de pata de carneiro, chamados astrágalos, para cima e observavam como eles caíam. Cada ossinho tinha um nome e um valor determinados e a resposta
obtida vinha da somatória destes números. Com o tempo, os ossinhos foram sendo substituídos por pedras, sementes e várias outras coisas conforme a imaginação das pessoas, até chegar nos saquinhos recheados com areia, grãos e sementes dos dias atuais. Inclusive, costuma-se atribuir aos ossinhos numerados, a origem dos dados, já que a palavra vem do latim, "dadus", que significa "dado pelos deuses". Bacana, né?

Para cada região do Brasil, o jogo tem diferentes fases e regras mas a ideia principal é jogar um saquinho para cima, pegar um dos saquinhos que está no chão e pegar novamente o saquinho jogado, sem deixar cair nenhum dos saquinhos pegos e sem encostar nos outros saquinhos que estiverem no chão. Quem começa é decidido na sorte, quem erra tem que passar a vez mas, quando a vez voltar, pode voltar a jogar de onde parou.

Vamos fazer os saquinhos e voltar à nossa infância?

Materiais necessários:
- grãos de feijão
- retalho de jeans
- linha perlé
- agulha para costura
- tesoura


Modo de fazer:
Corte o retalho de jeans em 5 tiras de 8 cm de comprimento por 3 cm de altura. Dobre as tiras ao meio e costure-as com ponto de alinhavo, deixando uma abertura para encher com os feijões.

 

Após encher, continue a costura e arremate com alguns nós. Estão prontos!


Os saquinhos não podem ficar muito cheios. Se você quiser fazer o enchimento com areia, precisará embalar a areia em um saquinho plástico e fechar com bastante fita adesiva para não deixar a areia se perder, antes de colocá-la dentro do saquinho jeans.

É a sua imaginação que comanda o enchimento e o tecido. Use sementes, grãos, miçangas, bolinhas plásticas, feltro, juta, brim, o que quiser. O importante é se divertir, recordar e passar o encantamento desta brincadeira antiga para a criançada de hoje!

Abraços,

Lara

quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Recriarte - Anel de Papel de Revistas

Oi, Pessoas supimpas!

Depois que vocês aprenderam a fazer os canudinhos mágicos, vamos fazer com eles um anel. Para quem não aprendeu ainda a fazer os canudinhos, vejam aqui como fazer:

Canudinhos Mágicos

É preciso aprender a fazê-los para depois começar a fazer este anel.



Materiais:
- 7 canudinhos de papel
- 1 pincel macio
- 1 base de metal para anel
- 1 tampinha com um pouco de cola branca
- cola de contato

Passos:



1 – Pegue um canudinho e amasse uma das pontas
2 – Enrole a parte amassada e, à medida que for amassando, vá enrolando de forma a fazer uma bobina com o canudinho amassado
3 – Deixe mais ou menos 1 centímetro no final sem amassar
4 – Pegue outro canudinho e passe um pouco de cola numa das pontas



5 – Encaixe a ponta com cola dentro da ponta do canudinho enrolado anteriormente
6 – Continue enrolando com cuidado para os canudinhos não se soltarem um do outro
7 – Repita os passos 3 a 6 com todos os outros canudinhos
8 – Ao final, cole a ponta para formar um círculo com os canudinhos



9 – Cole a base do anel no círculo usando a cola de contato
10 – Firme a base no círculo com um prendedor de roupa até que a cola seque
11 – Depois que a cola secar, utilizando o pincel, dê um banho na parte de papel do anel com uma solução de cola branca misturada com água
12 – Após a secagem da solução, você pode pintar os anéis utilizando tintas variadas.

Vocês podem também passar umas demãos de verniz geral transparente após a pintura, para que o anel fique resistente à água e à luz.





Agora vocês têm em suas mãos uma joia sustentável!

Abraços do MM!

terça-feira, 29 de outubro de 2013

Recriarte - Canudinhos Mágicos

Olá, pessoas supimpas!

Vou ensinar vocês a fazerem uns canudinhos que uso como base para confeccionar vários tipos de peças artesanais.



Aprendi com um japonês, foi difícil. Felizmente o Senhor Paulino insistiu para eu continuar e depois de duas semanas consegui fazer meu primeiro canudinho. Tem pessoas que conseguem fazer logo na primeira vez, outras demoram bem mais. Portanto, não desanimem se acharem que está muito difícil para fazer um canudinho perfeito. Persistindo vocês chegarão lá.

Cliquem aqui e assistam ao vídeo mostrando como fazer os canudinhos mágicos.

Depois que aprenderem a fazer o primeiro canudinho, façam bastante para treinar. Vocês precisarão de vários deles para fazer uma peça.


Lembrem-se que eu demorei duas semanas para pegar o jeito, portanto não desistam. O treino leva à perfeição.


Quem quiser aprender comigo esta técnica e as peças que podem ser confeccionadas com ela, entre em contato com o ateliê Espace Lepage.

Nos próximos Recriarte ensinarei o que fazer com eles. Dá para fazer muita coisa interessante. Enquanto isso mãos à obra!

Abraços do MM!

terça-feira, 22 de outubro de 2013

Recriarte - Porta-Saquinhos Reciclado para Cães

Eu adoro ideias novas! Estou sempre espiando sites de artesanato, reciclagem e reaproveitamento de materiais para decoração e arte propriamente dita. Desta vez, a ideia que fiz para a nossa Recriarte de
hoje, eu não achei na internet, mas na rua.

Estava saindo do banco quando, ao descer as escadas, reparei em algo que estava preso ao poste de iluminação pública. Fiquei curiosa e, ao me aproximar, vi que nada mais era do que uma garrafa pet de refrigerante, recortada e cheia de saquinhos plásticos, amarrada ao poste. A garrafa continha uma etiqueta colada, com dizeres orientando os tutores dos cães a pegar um saquinho para recolher as fezes dos cães.


Aqui em Santos, SP, isso é um problema muito sério. A grande maioria da população tem bichinhos de estimação e, infelizmente, uma boa parte dos tutores ainda é sem educação nesse quesito: levam os seus pets para passear, mas não recolhem as suas necessidades, o que deixa calçadas, passeios e ruas sujas.

Deixar os "presentinhos" sem recolhê-los, além da sujeira em si, pode trazer inúmeras doenças e contaminações. Mais uma vez, infelizmente, a maior parte dos brasileiros não está nem aí, já que o que ficou para trás, ficou. É aquela velha política: "não sujando a minha calçada, que se dane". Seria muito bom se todos que praticam essa política repensassem os seus atos, pois a sujeira atinge a todos indistintamente, inclusive os que acham que são super protegidos e que nada acontecerá a eles.

Eu achei a ideia ótima! Sendo assim, fiz um passo-a-passo de um porta-saquinhos para divulgá-la e, quem sabe, ajudar na conscientização dos tutores mal educados que andam por aí deixando as vias emporcalhadas. A culpa não é dos cães, mas sim dos tutores sem educação.

Materiais necessários:
- 1 garrafa pet
- tesoura
- caneta para marcar
- tira para prender a garrafa (tecido, barbante, arame, etc)
- etiqueta de identificação
- adesivo transparente


Modo de fazer:
Faça a etiqueta em seu computador e imprima. Recorte e adesive-a com o adesivo transparente. Cole-a na garrafa pet.



Na parte de trás da garrafa, faça dois cortes paralelos para poder passar a tira que amarrará a garrafa.


Recorte o fundo da garrafa pet para transformá-lo em tampa do porta-saquinhos. Coloque vários saquinhos dentro da garrafa pet e tampe. Está pronto!



Amarre o porta-saquinhos em postes de iluminação pública ou onde o problema dos "presentinhos" for maior. Ser cidadão é também auxiliar na conscientização da população.

Abraços,

Lara