quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Daí, Daqui, de Lá e de Cá - Disfarçando a Sobrancelha Falhada

Você tem algum sonho de consumo? Ou sonhos de consumo? Quem é que não tem, não é? Pois é! Eu tenho alguns. Uns são acessíveis a longo prazo, outros são inacessíveis e um deles, eu preciso tomar coragem. É. Coragem. Não que eu já não tenha sentido a picadura das agulhas quando fiz as minhas tatuagens, mas porque mudará bastante o meu visual: fazer o preenchimento das sobrancelhas.


Eu tenho as sobrancelhas bem falhas e bastante finas e acho a maquiagem definitiva, um pouco radical para o meu caso. Como tenho a pele mais clara, a maquiagem definitiva marcaria muito a minha expressão, portanto o preenchimento seria a opção mais bacana, do ponto de vista estético.

Pesquisando sobre o assunto, eu descobri várias coisas sobre a "maquiagem definitiva". O nome correto é micropigmentação da sobrancelha e, no caso do preenchimento, é a pigmentação feita fio a fio. O pigmento é aplicado sobre a derme (a camada mais externa da pele) e com anestesia local, com retoques feitos a cada um ano e meio, em média. É diferente de uma tatuagem convencional, onde os pigmentos são aplicados em camadas mais profundas da pele. Vi tantas imagens bacanas, tipo "antes e depois", que estou me empolgando cada vez mais para fazer.


Enquanto eu não faço, eu me apoio em 3 truques básicos para corrigir as falhas. Quer saber? Confira:

- delineador em pó: última tendência da moda. Existem delineadores em pó específicos para sobrancelhas, inclusive. É fácil de aplicar, dura bastante mas o preço não é tão bacana assim.

- lápis contorno: é o truque que mais uso. Tem que ir com calma para desenhar as linhas, que têm que ser desenhadas sempre no sentido de crescimento dos pelos. Deixe-o sempre com a ponta bem fina para facilitar e, após preencher, passe a escovinha para pentear e aplique máscara transparente para engrossar e deixar os fios mais separados. Esse truque de pentear e passar a máscara transparente dará a ilusão óptica de sobrancelhas mais encorpadas, também.


- sombra marrom: item que não pode faltar. É uma carta certeira na manga! É claro que o tom marrom deve combinar com a sua pele e com os fios de sua sobrancelha, para não pesar no visual. Eu faço assim: penteio bem as sobrancelhas e, com o pincel chanfrado, aplico a sombra aos poucos. Fica muito bacana!


Para disfarçar com maquiagem convencional, não adianta ter pressa. Esse passo da maquiagem, eu sempre faço com muita calma porque o risco de exagerar é grande, portanto vá com calma sempre.

Abraços,

Lara

De Malas Prontas - Embu das Artes, SP

Bom dia, pessoas!

Para quem mora na região de São Paulo ou próximo e ainda não sabe o que vai dar de presente de Natal para seus queridos, eu sugiro dar um passeio pela feira de artes e artesanato da cidade de Embu das Artes.


Portal de Turismo de Embu das Artes

Aos domingos e feriados, a feira tem a maior concentração de expositores. Além das barracas, muitos ateliês, galerias, antiquários e lojas permanecem abertos nestes dias. Peças para decoração, móveis rústicos, esculturas em barro, quadros, todo tipo de artesanato e objetos artísticos e decorativos podem ser encontrados ali.


Portal de Turismo de Embu das Artes

A feira foi inaugurada no dia 31 de janeiro de 1969 em frente à Igreja Matriz, onde hoje funciona o Museu de Arte Sacra.

A cidade, conhecida também por acolher artistas, conserva algumas construções no seu estilo barroco que hoje se tornaram patrimônio cultural da cidade, como a Capela de São Lázaro, o Museu de Arte Sacra, o Conjunto Nossa Senhora do Rosário e muitas casas do centro histórico.


Wikipédia

Além da arte a cidade oferece comidas típicas da gastronomia brasileira e, também, uma grande variedade de flores e plantas ornamentais.

Para quem gosta de artesanato e também quiser presentear alguém com algo original, faça uma visita à Embu das Artes. Além de o passeio valer muito a pena, pode-se adquirir peças exclusivas diretamente das mãos que as produziram. E quem quiser ficar mais tempo na cidade para desfrutar das belezas históricas, há hotéis e pousadas na região.


Portal de Turismo de Embu das Artes

Embu das Artes é uma das vinte e nove cidades paulistas consideradas estâncias turísticas pelo Estado de São Paulo, por cumprirem determinados pré-requisitos definidos por lei estadual.

Eu recomendo!


Guia da Semana

Informações

Centro de Atendimento ao Turista (CAT)
Largo 21 de Abril, s/n.º
Telefone: (11) 4704-6565 – 4781-5971

Portal de Turismo de Embu das Artes
Wikipédia

Abraços do MM!

terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Recriarte - Árvore de Natal de Lacinhos

Já no clima de preparativos para o Natal, a gente sempre pensa em decorar a casa e o ambiente de trabalho com mimos e balangandãs. Às vezes, pequenos enfeites podem valorizar mesas, balcões, tripés e vários lugares onde grandes artigos decorativos poderiam ou atrapalhar até a circulação, ou pender para o exagero.


Que tal fazer uma árvore de Natal de lacinhos? A ideia a seguir promete enfeitar com bom gosto e pouco dinheiro gasto. Vamos lá?

Materiais necessários:
- alfinetes coloridos
- fita de cetim de 3 mm
- cone em isopor
- cola branca
- tesoura
- sizal
- fita decorativa plastificada
- fitilho para amarrar saquinhos de presente
- pincel


Modo de fazer:
Para fazer os dois laços do topo da árvore, corte 4 pedaços iguais da fita decorativa plastificada. Reserve, dois a dois, para cada um dos laços. Com um pedaço, aperte o meio, leve as pontas em direção ao meio e aperte novamente. Para fazer as pontas do laço, pegue outro pedaço, aperte ao meio e junte com a primeira parte dobrada. Faça o mesmo com os outros dois pedaços.



Junte as 4 partes dobradas e forme dois laços, unidos pelo fitilho de amarrar saquinhos. Torça bem o fitilho, que será encaixado depois no topo da árvore.

Passe a cola branca em torno do cone de isopor e prenda a ponta do sizal com um alfinete. Vá enrolando o sizal por todo o cone, passando a cola branca com o pincel no cone de isopor e no sizal já enrolado no mesmo. Repita o processo de enrolar o sizal até terminar de cobrir o cone de isopor. Ao terminar, corte o fio do sizal e prenda com outro alfinete. Passe a cola branca por tudo e deixe secar.


Após, faça um pequeno furo no meio do topo da árvore e encaixe o fitilho dos laços unidos. Depois, corte comprimentos diversos da fita de cetim e faça pequenos lacinhos, prendendo com alfinetes ao meio. Enfeite a árvore dispondo os lacinhos como desejar. A árvore de lacinhos está pronta!


O processo de secagem da cola branca pode ser acelerado com o uso de secador de cabelo, com jato de ar morno. Não use o jato quente para não ressecar o sizal. É importante estar bem seco para não grudar nos lacinhos que serão colocados.

A ideia também serve para a colocação de pequenas mensagens em papel, fotos 3X4, lista de desejos para o próximo ano, nomes das pessoas queridas, etc. Sua imaginação é quem manda!

Bom divertimento!

Abraços,

Lara

Numa Folha Qualquer - Religue-se

Oi, pessoas supimpas!

O assunto religião é bem polêmico, mas não vou dissertar aqui sobre religião. Vou escrever sobre religiosos. Na verdade, sobre alguns que se dizem religiosos, que pensam serem religiosos. E quanto a estes, tenho lá minhas dúvidas.



Corbis Image

Muitos ditos religiosos se utilizam da religião como um salvo conduto para fazerem o que bem entendem. Usam a fé como imunidade religiosa.

Quando comecei a trabalhar por conta própria, logo depois de me formar na faculdade, um cliente me recomendou outros dois, dizendo que era gente de confiança já que eram religiosos. Tá! E daí? Ser religioso não significa ser santo. O caso é que me arrependi de ter feito o serviço para aqueles dois. Me deram a maior canseira para pagar e ainda não me pagaram tudo.

Santo do pau oco tem aos montes por aí. Perto de casa tem uma rua com alguns templos religiosos. Ou a fé das pessoas que os frequentam é tanta a ponto de acharem que não irão ser atropeladas ou a presunção é tamanha, se achando donos do pedaço, causando congestionamento nos fins de semana, andando pela rua ao invés de irem pela calçada. Andam em grupos de, no mínimo, cinco pessoas, lado a lado, fazendo uma barreira humana na rua. E se alguém buzinar, acham ruim. Já ouvi responderem coisas como “Não tem Deus no coração, não?”



Corbis Image

Outra vez uns amigos do vizinho, que frequentam uma igreja, chegam num sábado bem cedo e ligam o som do carro em alto volume, tocando louvores. Acordei assustado com aquele barulho e, ao abrir a janela para ver o que estava acontecendo, vi o dito cujo estacionado bem à minha porta. Me olhou, viu minha cara de quem não estava achando aquilo bom e continuou com seu comportamento “divino”.

Esses dias mesmo, estava eu no metrô e, ao longe, ouvi uma algazarra que ia se aproximando. Era um grupo de jovens voltando de um evento religioso. Tomaram conta de um dos vagões e começaram a cantar louvores bem alto para a alegria deles e para a nossa tristeza. Via que eles estavam mais preocupados em aparecer do que louvar alguma divindade. Ao perceberem que os passageiros estavam incomodados com o barulho, aumentaram ainda mais o tom e passaram a dançar, pular e se pendurar nos apoios do vagão.

Isso é coisa de Deus?

Tudo bem, vamos ser religiosos, mas vamos também dar a César o que lhe é de direito. Há leis que devem ser respeitadas e todos temos direitos, sendo religiosos ou não, que também devem ser respeitados.

E outra coisa: onde está a humildade dessa gente ao se acharem os escolhidos, os que têm Deus no coração, os protegidos, os ungidos, os últimos biscoitos do pacote? Pelo que sei, soberba não é coisa lá tão divina assim, pelo que pregam as religiões.


Corbis Image

Portanto, sejam religiosos não para mostrar aos outros. Sejam religiosos de verdade, respeitando e amando os demais e suas escolhas.

Abraços do MM!

segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Petlovers - Ceia Natalina Para os Pets

Dezembro chegou e todo mundo já está em clima de Natal. Todo mundo, não! E o seu bichinho de estimação? Ele também adoraria entrar nesse clima natalino, principalmente no clima da gastronomia natalina!


É claro que tudo tem que ter moderação, mas algumas coisas são permitidas para ofertar ao seu cão ou gato e, assim, deixar o Natal do seu amiguinho mais delicioso! Dar um pouquinho da sua ceia para o pet até pode, sem exageros e apenas na quantidade que ele está acostumado a se servir. Não ofereça nunca:
- uva passa: está associada a problemas renais e catarata.
- cebola ou coisas temperadas com a mesma: a cebola é tóxica para cães e gatos.
- chocolate: também é tóxica para cães e gatos.
- doces e açúcar refinado: causam cáries e aumentam o volume de tártaro.

- ossos cozidos: quando cozidos, os ossos se tornam mais duros e quebradiços, portanto consumir ossos assim favorecerá perfurações gastrointestinais.
- bebidas alcoólicas: nem precisa comentar o porquê, né?


Se você não quiser arriscar, para os cães é só fazer o seguinte quitute: cozinhe arroz (branco ou integral) com quinua ou lentilha. Use um pouquinho de azeite e salsa, com pouquíssimo sal. Acrescente legumes cozidos ou batidos crus no liquidificador e adicione peito de peru ou carne suína crua.


Para os gatos, a receitinha é ainda mais fácil: carne crua picada ou em cubos, salpicadas com pó de casca de ovo, gotas de óleo de fígado de bacalhau e pouquíssimo levedo de cerveja.

Há, ainda, mais um quitute que você pode oferecer ao seu pet: patê de meaty bones (carne contendo ossos) de peru! Como a carne do peru é leve, menos gordurosa, muito nutritiva e de fácil digestão, a receita pode ser dada para cães (de qualquer porte) e gatos. É fácil de fazer: compre pescoço e/ou pedaços do dorso do peru e bata em liquidificador/processador. Simples assim! Esse patê pode ser oferecido duas vezes por dia, sem restrições. Se o seu animalzinho estiver com sobrepeso, a pele deve ser retirada.


Seu gatinho é muito exigente? Faça um meaty bones de peixe! Os melhores peixes são o atum, salmão, linguado e pescada branca. Nossas gatinhas, a Bolacha e a Bastet, adoram quando faço com atum e linguado!


Saia um pouco da rotina e deixe o seu pet mais feliz!

Abraços,

Lara


Fonte das imagens: Corbis Images

Truques e Tralhas - Ideias de Decoração Natalina

Eu adoro esta época do ano! Natal significa, para mim, a oportunidade de poder confraternizar com as pessoas mais chegadas e de refletir em tudo o que aconteceu durante o ano que está se despedindo. Muito mais do que apenas o cunho religioso, o Natal é nascimento e renascimento, para mim e para a minha vida.


Curto muito enfeitar a casa! Gosto demais de todas as sugestões que veiculam na internet, das dicas das amigas e amigos e das decorações já prontas para comprar. Bolas, enfeitinhos, laços, guirlandas, fitas de cetim e mais uma infinidade de coisas para escolher e conjugar, mas confesso que sou um pouco pão-dura com os gastos! Hahaha! Se a gente não se segurar, acaba comprometendo o orçamento de janeiro, um dos meses mais pesados em se tratando de contas a pagar.

Sendo assim, que tal garantir uma decoração bacana mas que não pese no seu bolso? Que tal reciclar para enfeitar e presentear?

Sempre guardo as embalagens para reciclar e usar como enfeite ou para embalar os presentinhos. Caixinhas de sabonete e remédio, potes de vidro de condimentos e geleias, frascos de shampoo e condicionador, tudo vale quando se tem boas ideias!


Vale fazer do pote de vidro de geleia, uma embalagem para uma toalha bordada ou um pano de prato pintado à mão, por exemplo. Com um frasco de shampoo, dá para fazer uma base para uma pequena árvore de galhos para pendurar recadinhos. Potinhos plásticos temáticos, como os de petiscos para pets (temos duas gatinhas em casa), como embalagens para lembrancinhas.

Meias e saquinhos também são ótimas opções para enfeitar a casa. Com pouco conhecimento de costura, você poderá fazer várias com retalhos de feltro ou tecido. Servirão como enfeites de porta, de paredes ou como saquinhos de guloseimas, com bombons ou outros doces dentro.


Uma ótima ideia que está circulando na internet e que eu colocarei em prática: forminhas de biscoitos! Isso mesmo! Aquelas para cortar a massa de biscoitos e doces! Acredite: elas podem virar enfeites! A forminha de estrela pode se tornar um porta-retrato (é só preencher o espaço vazio com uma foto), a de árvore de natal pode se transformar num porta-guardanapo. É só recobrir a forminha com tecido, papel ou papel adesivo e soltar a imaginação!

Galhos usados para ikebana ou galhos secos podem ser uma boa opção para uma árvore de natal diferente. Enfeite com laços, fotos, bolas, inclusive bolas de isopor que você pode fazer com lantejoulas e alfinetes. Sua imaginação é o limite!


Enfeitar o seu lar e presentear é divertido e pode não ser tão caro quanto você imagina. Inspire-se!

Abraços,

Lara

sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Do Museu à Balada - Bella Paulista

Oi, pessoas supimpas!

Saiu da balada, na região da Augusta e Paulista, e bateu aquela fome. E agora? Onde ir? Já está tudo fechado! Nem tudo, pois há uma esperança! Na esquina da Rua Haddock Lobo com a Rua Luis Coelho tem a Bella Paulista, uma padaria que funciona vinte e quatro horas.


Serve café da manhã, lanche da tarde, pratos, pizza e caldos. Tanto para comer no buffet ou no balcão, dependendo da hora a fila de espera é demorada, e não pensem que de madrugada é vazia. Às vezes penso que nesta hora, todos que não estão na rua estão lá dentro saboreando algum quitute delicioso.


Doces e bolos, expostos num dos balcões, são de dar água na boca. Os salgados também não ficam atrás, o pedaço da torta de frango é uma delícia. As pizzas são as mais pedidas no balcão. No buffet, os caldos fazem sucesso.


É um lugar para se frequentar a qualquer época do ano. Nos dias frios, a fila para o buffet de pães e caldos chega a dar voltas lá dentro. Para quem prefere ficar no balcão, um chocolate quente é uma boa pedida. Para os dias quentes sugiro o sorvete de massa, de vários sabores e os doces gelados.


O ambiente é espaçoso, pode-se escolher ficar nos sofás, nas mesinhas com cadeiras ou nos bancos do balcão.  E mesmo com filas não há tumulto, pois o atendimento é organizado e ninguém precisa ficar muito tempo esperando por seu pedido.  E á telões por todo o lado!


Quem não quiser consumir no local, há uma mercearia lá dentro com pães, vinhos, enlatados e muitas coisas gostosas para levar para casa.


É um ótimo lugar tanto para pré e pós baladas pela região. Também fazem reserva para festas e eventos.

Eu recomendo!

Informações

Padaria Bella Paulista
R. Haddock Lobo, 354 - Consolação, São Paulo - SP
Telefone:(11) 3214-3347
www.bellapaulista.com

quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

De Malas Prontas - A Natureza de Guarulhos, SP

Oi, pessoas supimpas!
 
Prefeitura de Guarulhos

 
Eu gosto muito de andar em São Paulo, mas quando estou em Guarulhos prefiro os locais próximos à natureza, e Guarulhos oferece alguns bosques e áreas verdes propícias para uma boa caminhada e relaxamento, além de ficar próxima à Serra da Cantareira.
 
Prefeitura de Guarulhos

 
Para uma caminhada diária eu recomendo o Lago dos Patos que fica na Praça Cícero Miranda, no bairro de Vila Galvão. Rodeado de árvores a região do lago também oferece equipamentos de ginástica. Ali próximo tem o Estádio Cícero Miranda e o Teatro Nelson Rodrigues. Uma área bem arborizada e gostosa de frequentar a qualquer hora do dia.
 
Prefeitura de Guarulhos

 
Próximo ao centro, entre as Avenida Paulo Faccini e a Papa João XXIII fica o Recando Municipal da Árvore, mais conhecido como Bosque Maia. É o maior parque urbano da cidade. É tombado como patrimônio próprio público municipal pelo Conselho Municipal do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Arquitetônico e Paisagístico de Guarulhos.
 
Prefeitura de Guarulhos

 
O bosque oferece pista de 3 quilômetros para a prática de caminhada, trilhas na mata, quadras poliesportivas, pista de skate, espaço para a prática de bicicross, aparelhos para ginástica, nascentes, um lago artificial e uma praça para eventos. Há também locais para exposições de arte.
 
Muitos dizem que este bosque é o pulmão da cidade. Não sei se é verdade mas esta grande área verde ajuda a diminuir a poluição. É um oásis em meio ao um trânsito caótico.

Prefeitura de Guarulhos


Mais afastado do centro há uma represa situada no Parque Estadual da Cantareira.  É uma das poucas áreas da região que ainda apresenta floresta nativa. O Núcleo Cabuçu, uma área protegida de mananciais, é responsável por parte do abastecimento de água da cidade de Guarulhos. A área conta ainda com anfiteatro, centro de visitantes, áreas para piquenique,  e trilhas com monitoramento.

Prefeitura de Guarulhos


Informações
 
Prefeitura de Guarulhos
Wikipédia
Núcleo Cabuçu

Prefeitura de Guarulhos

Vale uma visita!

Abraços do MM!

Do Museu à Balada - Esfiharia Santista

Eu e o JH adoramos descobrir restaurantes e lanchonetes novos, ainda mais quando estamos "de cidade nova". É claro que, muitas vezes, o visual é mais impressionante do que o próprio cardápio e a gente acaba comprando gato por lebre, onde a apresentação do lugar é mais bonita do que a comida, saborosa.


Com a Esfiharia Santista, aqui em Santos, SP, foi diferente. Lugar simples, com tudo simples, mas com comidinhas para lá de deliciosas! Acabou virando um point para nós dois, quando queremos dar uma variada ou, apenas, para sair um pouco da rotina mesmo.

A Esfiharia Santista oferece aos seus clientes esfirras abertas e fechadas, fogazzas, beirutes, lanches, pizzas, salgados, porções e, em horário de almoço, refeições. Nós curtimos muito as esfihas abertas, tanto as salgadas quanto as doces, e a variedade é bem grande. As melhores, em nossa opinião, é a esfirra de atum com muçarela, portuguesinha e milho com queijo. O JH, para complementar, sempre pede o quibe de carne e eu, a esfirra doce brigadeiro ou romeu e julieta.


Sempre está tudo fresquinho e feito na hora! O atendimento é nota 10 e o tratamento dado pelos funcionários, muito bacana. Recomendamos com certeza!

O endereço é avenida Pedro Lessa, 1980, no bairro do Embaré, aqui em Santos, SP. Os telefones são (13) 3227-5905 e 3227-5964. Existe o delivery, caso queira fazer o seu pedido e receber em casa as delícias de lá.

Se estiver em Santos, não deixe de conferir! Vale a pena!

Abraços,

Lara e JH


Fonte das Imagens: Esfiharia Santista

terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Recriarte - Chaveiro de Feltro

O natal vem vindo! Vem vindo o natal!

Quando passa o caminhão daquele refrigerante e a gente escuta essa musiquinha, já sabe que realmente a época do natal chegou e, com ela, um pensamento invade a nossa mente: fazer a listinha de presentes. Quem vai ganhar um presentão, quem vai ficar com um presentinho e quem vai ganhar aquela lembrancinha? Pois é. A gente se preocupa porque a grana é curta e tem muita gente para presentear.

Pois, então! Viemos com uma solução rápida, fácil e muito econômica para tentar ajudar a você, querido leitor, no quesito "lembrancinhas": que tal fazer um chaveiro de feltro, bem bacanudo? Os materiais necessários são bem em conta e você só precisará saber um mínimo de costura para fazê-los. Vamos lá?


Materiais necessários:
- 2 recortes de feltro no formato de coração em tamanhos equivalentes: 2 recortes maiores e 2 menores
- plumante
- 10 cm de fita de cetim
- argolas plásticas ou mosquetões
- linha perlé
- agulha de costura
- tesoura


Modo de fazer:
Com os recortes já prontos, costure o coração menor dentro do maior com pontos simples. Disponha-os conforme a sua imaginação!



Após, junte os dois corações maiores e faça uma costura tipo chuleado, aquela já utilizada para o jogo dos saquinhos de feijão (clique aqui para ver Recriarte - Jogo dos Saquinhos de Feijão). Não feche a costura e deixe uma parte aberta para costurar a fita de cetim.

Pegue a fita de cetim, dobre-a ao meio e passe-a por dentro do mosquetão ou da argola plástica. Acomode-a nos corações e costure-a, ainda deixando uma pequena abertura. Use essa abertura para encher com o plumante. A fofura, você decide!


Termine a costura dando nós como arremate e está pronto o seu chaveiro!

Uma dica bacana é que você poderá colocar, junto com o plumante, pout-pourris de flores e ervas secas, como macela, camomila e erva-doce, deixando o seu chaveiro muito cheiroso!

O custo total de um chaveirinho de feltro não chega a três reais, em relação aos materiais empregados. O mais caro, se comparado a todos os itens, é o mosquetão, que custa, em média, 60 centavos. Agora, o que vale mesmo, é o carinho, a atenção e a dedicação dadas por você ao fazer uma lembrancinha como essa. Presente artesanal não tem preço!

Abraços,

Lara

segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Petlovers - Calopsitas

Nem só de cães e gatos vive o mundo pet. Hoje em dia, os humanos já pensam em outros animais de estimação, como ratos, cobras, furões e pássaros diversos.


A calopsita é um dos bichinhos mais procurados nos últimos tempos. É considerada uma ave doméstica pela legislação ambiental brasileira e passou por vários processos de evolução zootécnica e manejo para torná-la um animalzinho dócil, afável e dependente do homem.

Além de muito dóceis, as calopsitas se apegam aos seus donos e garantem diversão extra, pois são muito interativas, alegres e simpáticas. Convivem bem com outras espécies e se adaptam facilmente ao ambiente, desde que satisfeitas as suas necessidades e se mantenha o seu espaço.

Se você estiver pensando em possuir uma avezinha como esta, é bom avaliar e saber tudo sobre ela:

- posse responsável sempre: se você não tem tempo para cuidar, viaja com frequência e não tem com quem deixar, não quer grandes gastos com rações específicas e consultas veterinárias, não tenha. Calopsitas necessitam de interação com seus donos e podem ficar doentes e depressivas se o dono não der a atenção necessária.

- comportamento: não é padrão. Algumas são extremamente ativas, enquanto outras são mais calmas. Não criar expectativas sobre o comportamento é fundamental. O mais importante é interagir sempre, pois as calopsitas são inteligentes e muito brincalhonas.


- com criança em casa: ter uma calopsita, neste caso, não é a melhor opção. Sem querer, uma calopsita pode estranhar o modo como a criança a pega e, sem querer, se defender, causando ferimentos na criança.

- adaptação: como acontece com qualquer pet, a calopsita pode demorar um pouco a reconhecer o novo ambiente e até ficar sem comer nos primeiros dias. Seja paciente e interaja com ela sempre, mas sem exageros.

- alimentação: não caia na tentação de oferecer tudo que você come para a calopsita. Uma dieta balanceada, rica em sementes e ração especial para aves, é a melhor escolha. O médico veterinário especializado em aves pode orientá-lo nisso.

- interatividade: existem brinquedos próprios para aves. Ensiná-la a brincar com os humanos e mantê-la ocupada são fatores fundamentais para que ela não se sinta sozinha. Calopsitas, quando depressivas, podem até se automutilarem.


Gostou da ideia? Bacana! Mas não deixe o novo amiguinho sem supervisão, ainda mais se tiver outros pets. Por mais que sejam dóceis, são como crianças e, com criança brincando, nunca se sabe o que pode acontecer.

Abraços,

Lara


Fonte das imagens: Corbis Images

Truques e Tralhas - Panelas e Panelas

Até bem pouco tempo atrás, à medida que mais e mais mulheres tiveram que sair de casa para se tornar um lado contribuinte no orçamento familiar, os fast-food, as comidas congeladas e/ou prontas tiveram destaque e aumentos de consumo inimagináveis. Entretanto, parece que o caminho que leva à cozinha está sendo redescoberto: homens e mulheres estão, a cada dia que passa, redescobrindo o prazer de cozinhar e cada vez mais se aventurando entre pratos, panelas e receitas.


Muitos utensílios de cozinha acompanharam os tempos modernos. Alguns foram melhorados, outros foram inventados mas alguns permanecem os mesmos. As três opções citadas aconteceram com as panelas. Algumas melhoraram, incorporando novas tecnologias. Outras foram inventadas, como as de vidro temperado. Mas algumas já bem conhecidas, como as panelas de barro e pedra, ainda têm o seu espaço garantido na cozinha.

Cada material empregado apresenta suas vantagens e desvantagens, assim como especificidade para determinados pratos. Sendo assim, vamos conhecer um pouco mais sobre a sua panela de todo dia?

1) Ferro.
São indicadas para assados, ensopados e cozidos. Extremamente indicadas para quem é adepto do vegetarianismo, pois provém a fonte de ferro que fica deficitária pela falta das carnes. Muito duráveis, não deformam e economizam gás, à medida em que distribuem o calor uniformemente.
Desvantagem: a conservação para evitar a ferrugem.


2) Alumínio.
Baratas, práticas e ótimas para frituras em imersão.
Desvantagens: além de não serem tão duráveis, as panelas de alumínio podem ser prejudiciais à nossa saúde, embora isso só aconteça se a panela for mal usada, raspada ou ariada com esponja ou lãs de aço. Caso você precise ariar, ferva água na panela ariada até que ela fique fosca. O "fosco" formado é a película de óxido de alumínio, que proteje a comida preparada da penetração de lascas do alumínio provocadas pelo ato de ariar. Fica a dica: use o lado macio da esponja apenas e, se precisar ariar, ferva água antes de usar a panela novamente.


3) Aço inoxidável ou inox.
Resistentes e fáceis de limpar, são as mais utilizadas nos dias de hoje. Não enferrujam, não mancham, não transmitem gostos e cheiros aos alimentos nelas preparados, além de serem duráveis.
As que possuem fundo triplo demoram um pouco a mais para esquentar, em compensação conservam mais a temperatura, o que economiza bem o gás.
Desvantagem: boas panelas de inox não são baratas. Desconfie quando está muito barato.



4) Antiaderentes.
São as mais fáceis de limpar e, por conta do revestimento, dispensam óleos e gorduras no preparo dos alimentos.
Desvantagens: o antiaderente não pode ser removido, portanto só se deve usar, ao cozinhar, utensílios de plástico ou madeira e só lavar com o lado macio da esponja.


5) Vidro.
Não transmitem nada aos alimentos preparados, fáceis de limpar e muito lindas!
Desvantagens:
- jamais deixe algo queimar. A panela de vidro se tornará um pesadelo, principalmente se o alimento queimado for arroz.
- muito cuidado no manejo: não suportam batidas, choque térmico e queimam as mãos (só pegue com luvas ou panos de prato).
- adaptação: o cozimento, em uma panela de vidro, é muito diferente daquele feito em panela de metal; portanto, você terá que se adaptar à ela e modificar o modo de fazer habitual.


6) Barro.
Nada se iguala ao sabor de um alimento preparado em uma panela de barro! Deixam tudo muito mais gostoso!

Desvantagem: encontrar uma boa panela de barro é uma tarefa difícil. Não compre as rústicas que são cozidas como se fossem tijolos apenas. Elas de desmancham em contato com a água e podem contaminar o alimento preparado. Prefira comprar as panelas de barro vitrificado, mais conhecido
como cerâmica, mas livre de chumbo e alumínio.


7) Pedra.
Maravilhosas! Têm todas as vantagens que as panelas de barro têm, mas com algo mais: são naturalmente antiaderentes e ainda transmitem minerais aos alimentos preparados. Fáceis de limpar e de conservar.
Desvantagens: têm preço elevado e precisam de cuidados no manejo.


8) Esmaltadas ou de ágata.
São muito decorativas, mas lascam-se facilmente.
Desvantagens: alto custo e manejo delicado. Uma panela de ágata verdadeira é caríssima! Hoje em dia, o que se costuma vender são panelas antiaderentes revestidas com esmalte na parte externa. Não se engane!


9) Cobre.
Lindas e decorativas, mas só use as que forem revestidas internamente com inox ou antiaderente.
Desvantagens: além de muito caras, não são fáceis de limpar e de conservar. Isso sem contar a contaminação pelo zinabre, formado pela oxidação do cobre com alimentos mais ácidos.



Tenha prazer em cozinhar e escolha a melhor panela!

Abraços,

Lara



Fonte das imagens: Corbis Images

domingo, 1 de dezembro de 2013

Numa Folha Qualquer - "Vo esta ali matando o portugueis"

É incrível quando acontece e me parece, nos últimos tempos, que vem crescendo em progressão geométrica: que falta faz uma boa interpretação de texto e ver o bom e velho português sendo bem empregado! Os absurdos estão por aí e, pasmem, muitos deles são ferrenhamente defendidos como liberdade poética ou estilo de escrita. E se não se escreve bem, se interpreta menos ainda!


Escrever errado ou não saber escrever determinada palavra ou expressão, é uma coisa. Querer escrever errado, outra completamente diferente. O fato é que, se deixar a boa escrita de lado, se leva o barco ao naufrágio, pois palavras e expressões mal formuladas ou mal colocadas levam às mais diferentes interpretações. Numa dessas, você pode não ser compreendido e, a gente sabe, boa interpretação é tudo!

Viva o "miguxês", viva o "internetês", viva a falta do infinitivo e vivas aos que acham que quem gosta de escrever "à la Professor Pasquale" é um sujeito que deveria ficar oculto, já que é atrasado, não é mesmo? Ah! Já ia esquecendo! E viva o gerundismo, que acha lindo e tudo perdoa aos que escrevem (e, consequentemente, falam) "vou estar indo fazer" um bom texto!


Parem este mundo que eu quero descer! Sinceramente! E não estou defendendo a escrita clássica, extremamente bem construída e muito bem sinalizada, não! É muito pedir o mínimo de bom senso e conhecimento? O pior é ver (e ler) que muitos defendem e acham que tem que ser porque tem que ser assim, em nome do estilo de escrita pessoal! Espera lá! Ter um estilo de escrita não significa que se pode "assassinar" a Língua Portuguesa, não!

Saber escrever e saber ler e interpretar são a base de uma boa educação. Tenho por mim: um bom dentista, se não souber isso tudo, não saberá dar o diagnóstico e nem prescrever corretamente um tratamento. Errar a escrita de uma palavra aqui, outra ali, não significa que não se sabe nada, mas eu tenho muito medo dessa geração vindoura que acha que escrever "vo esta fazendo um rango" (vou fazer ou irei fazer um rango) ou "pra mim coloca a ropa" (para eu colocar a roupa), é um arraso!


Tenho dó dos professores de hoje em dia (aqueles realmente interessados e que ainda se doam pela educação, tentando mostrar, com o seu exemplo,  que a educação ainda vale a pena e que prezam por uma boa escrita), que passam um cortado e um dobrado para tentar ensinar a molecada de hoje...

Abraços,

Lara