quarta-feira, 5 de março de 2014

De Malas Prontas: Arealva, SP

Depois dos dias de folia carnavalesca, férias escolares ou em qualquer época do ano, algumas vezes a gente quer mesmo é descansar e curtir os ares do campo, ouvindo o canto dos passarinhos e o barulhinho das águas do rio. Nada melhor para o corpo e a mente descansarem do que o sossego e a paz que só as cidadezinhas do interior ainda podem ofertar.


Uma destas cidades é Arealva, localizada no interior do estado de São Paulo. Com uma população média de 8 mil habitantes, a "Cidade das Águas" faz parte do Projeto Circuito Turístico "Caminhos do Centro Oeste Paulista", projeto que pretende inserir as pequenas cidades localizadas no centro oeste paulista no mercado regional, estadual e nacional de turismo.


Com economia predominantemente agrícola, Arealva é mesmo uma daquelas cidadezinhas onde se pode descansar à beira de um rio corrente. Localizada próxima às margens do rio Tietê, ela faz limite com os municípios de Itaju, Bariri, Pederneiras, Bauru, Boracéia, Iacanga e Reginópolis. Seu nome vem da "areia alva" (areia branca, clara), encontrada nas praias da ilha de Soturna, nome dado ao povoado que deu origem à cidade.


Mais recentemente, em função do Projeto "Caminhos do Centro Oeste Paulista", Arealva está promovendo fortemente o turismo rural, modalidade de turismo que está despertando muito interesse, principalmente em épocas de férias escolares, superlotação de aeroportos e praias. No turismo rural, o turista passa a ser o protagonista de sua viagem, participando de colheitas de frutos e verduras, alimentando aves e realizando atividades nas pequenas propriedades rurais participantes.

Sendo assim, o turista que quer conhecer o turismo rural já encontra algumas opções lá, como a Santa Isabel Ruraltur, que oferece culinária à base de peixes, pesca, ducha natural e trilha. Já a Babalim Turismo Rural traz a beleza natural exuberante da região e alimentação de aves. O Turismo Rural Família Cardoso abriga um empório rural, campo de bocha e capela, além de camping e apartamentos. Para quem quer curtir uma vida no sítio, a opção é o Sítio Baixada, que permite ao visitante vivenciar a rotina do campo e participar do plantio à colheita de milho verde.


Para quem vai para curtir a praia de água doce, há a Praia Municipal artificial, feita nas margens do rio Tietê, local que costuma reunir muita moçada nos finais-de-semana. Ainda há o Orquidário Bom Jesus para visitar e a famosa cachaça artesanal Tiquara, produzida no Sítio São Benedito, que fica no distrito de Jacuba, para se degustar.


Se quiser economizar tempo na estrada, o turista tem a opção de voar até o Aeroporto Estadual Bauru-Arealva através das companhias Gol e Azul. O aeroporto conta com lanchonete, ponto de táxi, locadora de veículos e uma linha de ônibus urbano que liga o aeroporto ao terminal rodoviário de Bauru.

Em resumo: quer fugir do estresse e descansar da agitação? Vá para Arealva!

Abraços,

Lara


Mais informações:
- Site oficial da Prefeitura de Arealva: www.arealva.sp.gov.br

- Cachaça Artesanal Tiquara: Sitio São Benedito, distrito de Jacuba, telefone (14)3297-6243. Site: www.cachacatiquara.com.br
 
- Orquidário Bom Senhor: bairro Água Grande, telefone (14)3296-1177.
Funcionamento: de segunda à sábado, das 8 às 17hs. Site: www.orquidariobomsenhor.com.br
 
- Turismo Rural Família Cardoso: estrada Arealva-Boraceia, Km 9, bairro Ribeirão
Bonito, telefone (14)3296-3625.
 
- Babalim Turismo Rural: estrada Arealva-Santa Isabel, Km 13, bairro Ribeirão
Bonito, telefone (14)3296-1243.
 
- Santa Isabel Ruraltur: estrada Arealva-Santa Isabel, Km 10, bairro Ribeirão
Bonito, telefone (14)3297-1106.

Nenhum comentário:

Postar um comentário