quarta-feira, 12 de março de 2014

De Malas Prontas - Joanópolis, a Terra do Lobisomem

Olá, pessoas supimpas!

Joanópolis, município de São Paulo, localiza-se entre Serras da Mantiqueira e do Guirra, fazendo divisa com Minas Gerais, quase à beira da represa dos rios Jaguari e Jacareí. Dista cerca de 100 quilômetros da capital indo pelas rodovias Fernão Dias, Dom Pedro e José Augusto Freire.


Portal da Cidade de Joanópolis

A cidade possui um grande potencial turístico com suas belezas naturais. Nos vários rios que cortam a cidade existem cachoeiras, destacando-se entre elas a Cachoeira dos Pretos, com 154m de quedas. Próximo a estas quedas há um parque que oferece várias atrações como tirolesa, boiacross e arborismo. Numa dessas cachoeiras nasce o rio Piracicaba. É um lugar gostoso para se banhar, porém, perigoso se não tiver certa cautela, pois as pedras quando molhadas ficam escorregadias.


Cachoeira dos Pretos

Da cidade, com belas praças, pode-se avistar o Pico do Lopo, com 1.725 metros de altitude. Há também outros pontos turísticos como a Pedra do Carmo e o Pico Selado.

Diz a lenda que nesta região vive um lobisomem. Os moradores mais antigos juram que ele existe e basta começar uma conversa com algum deles que contarão os "causos" sobre esta criatura.


Prefeitura de Joanópolis

Segundo dizem, numa noite de lua cheia, um home com sua esposa e seu filho de colo, se dirigiam para uma reza quando ele começou a passar mal, sentindo que precisava entrar na mata. Algum tempo depois um ser estranho, meio lobo meio homem apareceu próximo à estrada por onde caminhava a família. A mulher com seguiu fugir com a criança. Não se soube mais nada a respeito do casal, mas daí em diante surgiram outros casos descrevendo a tal criatura que perambulava pelas noites em Joanópolis.


Prefeitura de Joanópolis

De história de terror a humor o lobisomem acabou se tornando um símbolo para a cidade. Alguns até se apropriaram da lenda para fazer propaganda no comércio. Na estrada pode-se ver vários estabelecimentos com lobisomens na porta convidando os visitantes a entrarem. Hoje ele faz parte do turismo e há até a Associação de Criadores de Lobisomens de Joanópolis que é responsável por guardar as lendas e promover este folclore na cidade. Na casa do artesão, não faltam souvenires representando esta criatura.


Prefeitura de Joanópolis

Durante o mês de agosto acontece a Trilha do Lobisomem onde os participantes dirigem à noite por um caminho na mata percorrendo 50 quilômetros de jipe numa espécie de caçada ao bicho. A trilha tem várias dificuldades e dizem que para os novatos os sustos são garantidos, pois coisas estranhas acontecem durante percurso.


Portal da Cidade de Joanópolis

Vai encarar?

Informações

Cachoeira dos Pretos
Prefeitura de Joanópolis
Portal da Cidade de Joanópolis
A Terra do Lobisomem

Abraços do MM!

Nenhum comentário:

Postar um comentário