quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Daí, Daqui, de Lá e de Cá - Lidando com as Queimaduras Solares

Não tem jeito. Por mais que se saiba, tem sempre alguém que abusa dos horários permitidos para se ficar na praia ou na piscina. Resultado do abuso: queimaduras na pele. E arde aqui, arde ali, a pele fica vermelha como pimenta e tudo acaba causando um verdadeiro incômodo. Dependendo do grau da queimadura, até a própria roupa que se usa acaba incomodando.


Pois é. O estrago já está feito e o que resta, agora, é tentar amenizar o problema. Se a queimadura não foi tão grave, temos 4 dicas para amenizar naturalmente as consequências das queimaduras solares.

1) Camomila.
Compressas com chá gelado de camomila diminuem muito o incômodo, pois a camomila tem ação sedativa, calmante e cicatrizante.
Faça um chá de camomila e deixe gelar bastante. Molhe pedaços de gaze, algodão ou toalhas macias no chá e aplique nas partes queimadas, deixando agir por, no mínimo, dez minutos. As compressas podem ser feitas várias vezes ao dia.



2) Cuidados com o banho.
Evite usar sabonetes e, se usá-los, não esfregue a pele. Tome banho somente com água.
Se sua pele estiver muito quente, não tome banho com a água muito fria. Cuidado com o choque térmico!
Quando for se secar, não esfregue a toalha em seu corpo. Deixe sua pele secar naturalmente ou use toalhas bem felpudas e macias, dando leves batidinhas sobre a pele, com muito cuidado.


3) Uso de hidratantes.
Abuse dos cremes hidratantes! Use várias vezes ao dia, após o banho e reaplique se transpirar bastante. Prefira produtos à base de aloe vera, que ajudam a diminuir a dor e o risco de a pele descamar.
Para hidratar o corpo de dentro para fora, beba mais água do que o habitual e abuse dos sucos de abacaxi, melancia, laranja e cenoura, ricos em antioxidantes que previnem o envelhecimento precoce da pele.



4) Alimentação.
Pesquisas comprovam que alimentos ricos em ácido alfa-lipóico podem amenizar a vermelhidão das queimaduras de sol. Portanto, inclua em seu cardápio alimentos como o arroz integral, aveia, quinoa e os óleos vegetais.


Entretanto, se você abusou de verdade e está com febre, dores generalizadas e bolhas pelo corpo, vá ao médico imediatamente!


É claro que fica o conselho para não se abusar do sol. Além de a pele envelhecer precocemente, ainda há o risco de se desenvolver câncer de pele. No mais, filtro solar sempre!

Abraços,


Lara


Fonte das imagens: Corbis Images

Nenhum comentário:

Postar um comentário