segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Truques e Tralhas - Dicas Bacanas III

Oi, gentE!!!

Quem não precisa descobrir segredos culinários? Quantas coisas desperdiçamos por não saber como reaproveitar ou, até mesmo, conservar?

Como a gente, algumas vezes na vida, errou também, compartilhamos o que descobrimos. Com vocês, Dicas Bacanas III!

1) Alface.
Para enxugar a alface com facilidade, coloque as folhas lavadas num pano poroso (como uma fralda de bebê), junte as pontas fazendo uma trouxinha, depois sacuda até sair toda a água.
Não corte as folhas com faca! As folhas de alface, quando cortadas com faca, perdem muito seu valor nutritivo. Deixe sempre as folhas inteiras ou rasgue com as mãos.



2) Alho.
Dente de alho ressecado? Não mais! Coloque os dentes de alho descascados dentro de um vidro com óleo de cozinha ou azeite. Assim, eles não ficam ressecados e o óleo pode ser usado depois como molho para saladas.
Para retirar a casca com facilidade, deixe os dentes de alho de molho em água durante dez minutos antes de usar. As casquinhas se soltarão facilmente e você não ficará com cheiro de alho nas mãos.


3) Arroz.
Esqueceu de salgar e já está cozido? Não tem problema! Misture a quantidade de sal para aquela porção em um copo de água e jogue por cima do arroz. Leve a panela de volta ao fogo até secar
Para um rápido cozimento, faça o arroz na panela de pressão. Quando a panela começar a chiar, deixe no fogo por dois minutos. Espere esfriar um pouco para abrir.
Para desgrudar restos de arroz do fundo da panela, coloque um pouco de água e vinagre e deixe ferver. O arroz sairá facilmente.


4) Azeite.
Se você colocar ervas aromáticas, como estragão e alecrim, no azeite, obterá um ótimo tempero para saladas. Já existem versões prontas para comprar, mas experimente fazer a sua!
Guarde as azeitonas na geladeira dentro de um frasco coberto com água filtrada, sal e uma gota de azeite. Assim, as azeitonas não ficarão rançosas.
 



5) Bacon.
Quer fatias longas ao fritar o bacon? Fure-as com um garfo antes de fritar!


6) Batata.
Para batatas mais sequinhas e macias ao fritar, coloque-as já cortadas no congelador por meia hora antes de fritar.
Para fazer um purê, não é necessário descascar as batatas. Basta espremer as batatas cozidas, com cascas e ainda quentes, num espremedor comum. As batatas serão espremidas normalmente e as cascas ficarão dentro do espremedor.



Para fritar batatas mais rapidamente, enxugue-as em um pano de prato. Isto fará também com que elas não grudem.
Experimente acrescentar ao purê de batata uma colher de chá de fermento em pó. Bata bem com um garfo e leve ao forno por alguns minutos. O purê crescerá, ficando leve e cremoso.


7) Bolo.
Quer rechear mas não sabe como cortar? Passe uma linha em volta, no sentido do comprimento, dê uma laçada, como se fosse um nó, e puxe. Se quiser cortar em várias camadas, basta mudar a posição da linha.
Bolo de chocolate mais leve e com mais cor? Simples: acrescente uma colher de chá de bicarbonato de sódio à massa!
Pão-de-ló mais saboroso? Em vez de água, use suco de laranja em sua receita!


8) Frango.
O frango frito fica dourado e sequinho, sem grudar na panela, se você colocar uma colher de sopa de amido de milho no óleo de fritura bem quente.
Desossar mais facilmente? Corte a pele das costas no sentido do comprimento. Passe a lâmina da faca entre a carne e os ossos. Quebre os ossos das pernas e vire-as para poder retirar a carne.
Quando você for empanar frango com farinha, deixe-o descansar empanado na geladeira por uma hora. Assim, a farinha adere melhor ao frango na hora da fritura.



Franguinho com gosto diferente? Faça uma pasta com dois ovos cozidos, salsinha picada, dois dentes de alho, uma pitada de pimenta-do-reino e maionese. Passe o frango nessa mistura e coloque para assar. Delícia!
Frango à milanesa com um toque especial? Acrescente um pouco de queijo parmesão ralado à farinha de rosca, antes de fritar.


E essas são apenas algumas dicas. Temos muitas mais para dividir com vocês!

Grande beijo,

Fabby



Fonte das imagens: Corbis Images



Nenhum comentário:

Postar um comentário