terça-feira, 7 de janeiro de 2014

Recriarte - Descobrindo o Feltro

Quem gosta de artesanato, sempre está de olho nas novidades e em novas técnicas e tipos de artes manuais para aprender coisas novas, se renovar e até incrementar os artesanatos que já se sabe fazer.

Como toda boa curiosa, eu estou sempre espiando os sites e as revistas de artesanato e, recentemente, caí de amores pelo feltro. Puxa vida! Como é bacana trabalhar com o feltro! São tantas coisas que se pode fazer com ele que a gente fica até perdida!



Segundo o fabricante Feltros Renner (www.feltrosrenner.com.br ), "feltro é o termo genérico usado para designar o material obtido da união de fibras para a qual não concorre a utilização de adesivos, tais como colas, gomas, resinas e semelhantes, sendo esse agrupamento obtido por meio de um processo conhecido como Efeito Direcional de Fricção. Esse processo consiste basicamente em, através de movimentos intermitentes de apertar e afrouxar fibras, realizar o entrelaçamento das mesmas até conseguir a compactação (dureza) desejada". Sua origem é asiática (Mongólia e Turquia) e existem vestígios arqueológicos com registros de  600 A.C, entretanto os cientistas afirmam que o feltro já era fabricado muito antes disso.

Sendo assim, o feltro vem sendo usado para vestuário, tapetes, mantas, chapéus e muitas outras coisas. Mais recentemente, está sendo muito utilizado em artesanato para confecção de bichinhos, móbiles, chaveiros e peças de decoração e utilidades para cozinha, banheiro, etc.

Começando a trabalhar com este material, fui pegando umas dicas aqui, outras ali e resolvi reuní-las e compartilhá-las aqui:

- não invista em feltros baratos. Vale a pena comprar feltro de boa qualidade pois, além de facilitar a execução do trabalho, suas peças ficarão mais bonitas e melhor acabadas.

- tenha uma tesoura afiada e somente para uso com o feltro. O corte ficará bem mais perfeito.

- de todos os enchimentos, o que fica mais bacana é o plumante, também chamado de algodão acrílico ou algodão para enchimento.


- se for casear, a melhor linha é a perlé, aquela usada para bordar ponto cruz ou ponto xadrez. Eu uso linha dupla e procuro deixar a mesma distância entre os pontos e uma distância pequena entre eles, o que deixa o trabalho mais delicado e mais firme.

- contrastar as cores é tudo de bom! Abuse de cores diferentes e contrastantes no feltro e na linha para o ponto caseado!


- para transferir os riscos, use papel carbono, papel kraft ou radiografias antigas. Eu gosto, particularmente, de lápis para desenho com grafite 2B e 6B para riscar o feltro.

- para unir partes de feltro, alinhave antes ou prenda com alfinetes.

- compre feltro por metragem. Sairá bem mais em conta do que comprar retalhos.

Em resumo: feltro é barato, democrático, fácil de trabalhar e apaixonante. Descubra-o você também!

Abraços,

Lara

Nenhum comentário:

Postar um comentário