segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Petlovers - Verão: tosar ou não?

O verão chegou e, com ele, dias quentes, ensolarados e mais longos. Por causa do calor intenso, os tutores dos cãezinhos e gatinhos de pelos médios e longos se deparam com uma dúvida: será que devem ou não levar o patudinho para uma bela tosa? Afinal de contas, se a gente está com calor, os peludinhos também estão!


Pois é. Nem sempre é assim. A pelagem dos cães e gatos não funciona como a nossa roupa, onde temos que nos vestir mais no inverno para nos esquentar e menos no verão, para nos refrescar. Sendo assim, a pelagem dos animais é fundamental para ajudar a equilibrar a temperatura corporal dos mesmos, principalmente no caso dos cães, que não tem glândulas sudoríparas como nós.

Falando especificamente dos cães, a pelagem funciona como um isolante térmico, ajudando a equilibrar a temperatura corporal do cão e impedindo que ele ou perca ou receba calor em excesso. Como ele não tem glândulas sudoríparas para transpirar e fazer o corpo esfriar, ele utiliza a língua para equilibrar essa temperatura corporal.


Sendo assim, alguns animais precisam de tosa no verão e, muitas vezes, durante o ano todo e não apenas por motivos estéticos, mas até por questões de higiene e saúde. O ideal é não expor completamente a pele do seu animalzinho, que pode até sofrer queimaduras solares pela exposição excessiva, e deixar, pelo menos, 5 centímetros de comprimento da pelagem para os cães que necessitam de pelagem para proteção durante o verão.

Fica o conselho: busque orientações com o médico veterinário e o tosador e jamais faça tosas em casa. Deixe para quem entende do assunto!


Abraços,


Lara



Fonte das imagens: Corbis Images

Nenhum comentário:

Postar um comentário