segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

Petlovers - Seu Pet e o Calor

Verão brasileiro, calor de 40ºC. Quem aguenta? Nem nós e nem os nossos bichinhos de estimação! Se para a gente já é difícil suportar, imaginem para os nossos pets, cobertos de pelos por todo o corpo?

Pois é. Os patudinhos sofrem (e muito) com os dias acalorados e, se não prestarmos atenção ou não cuidarmos adequadamente, eles podem ter um problema chamado hipertermia, que é a elevação anormal da temperatura corporal, que poderá levar a óbito se não identificada a tempo.


No caso dos cães, como eles não transpiram, o cuidado é redobrado. Eles diminuem a sua temperatura corporal pela ofegação, portanto ver o cão com a língua para fora nem sempre significa que ele está com sede. Se ele estiver muito ofegante e com a língua para fora, a temperatura de seu corpo está muito alta. Se perceber isso, molhe o animal com água fria, envolva-o em uma toalha
também molhada em água fria e vá rapidamente para o médico veterinário.

Dicas para aliviar o calor dos patudinhos:

- jamais passeie em horários de sol forte ou intenso, ou seja, não vá passear com o seu pet entre 10 e 16 horas.

- quer saber se o calçamento está adequado para as patinhas do seu peludinho? Retire o seu sapato, pise no chão e teste a temperatura. Se você não aguentar, seu bichinho também não aguentará.


- leve um bebedouro portátil quando for passear. Ofereça água quando notar que o seu pet está ofegante e faça paradas em lugares com sombra para descansar.

- passe protetor solar nas pontas das orelhas, focinho, barriga e cotovelos do seu pet, principalmente se ele tiver pelagem branca. Animais de pelagem mais curta e branca têm maior tendência ao câncer de pele.

- mantenha a casa com as janelas abertas ou o ar condicionado em temperatura agradável.

- renove a água dos bebedouros mais vezes, aumente o número de potes de água e ofereça água gelada (sem exageros) para o seu bichinho.

- mantenha o seu bichinho de estimação tosado, com a pelagem bem curta. Essa dica vale para cães e gatos, inclusive. Quanto mais peludo é o seu pet, mais ele sofrerá com o calor.

- os banhos não precisam ser aumentados, mas a temperatura da água deve ser diminuída para morna ou fria. Se for secar, use apenas toalha ou secador com jato frio.


- borrifadores são uma boa pedida para diminuir o calor. Borrife água na pelagem dos bichinhos e nos ambientes da casa.

Calor é bacana, mas sem sofrimento!

Abraços,

Lara



Fonte das imagens: Corbis Images

Nenhum comentário:

Postar um comentário