quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

De Malas Prontas - Estância Turística de Itu, SP

Quando se fala de Itu, cidade do interior paulista, a primeira coisa que vem à cabeça é que ela é a "Cidade dos Exageros". Graças ao comediante ituano Simplício, ao burlar o script do programa "Praça da Alegria", apresentado por Manoel da Nóbrega na Rede Tupi (extinta há muitos anos), é que tudo em Itu é grande. Mas nem só de exageros vive essa simpática cidade.


A origem data de 1610 com a construção de uma capela devotada à Nossa Senhora da Candelária, onde hoje fica a Igreja do Bom Jesus. Durante muitos anos, foi importante entreposto comercial na rota entre o sul do país e as regiões mineradoras de Mato Grosso e Goiás, além de ponto importante para a parada de bandeirantes e monçoeiros. A partir dos anos 1700, viveu um grande período de formação de fazendas e agronegócio com o açúcar e o algodão. Com o crescimento da cidade impulsionado pelo açúcar, principalmente, a Vila de Itu foi elevada à condição de cidade em 1842, sendo considerada, a partir de 1850, a cidade mais rica da Província de São Paulo.

A partir de 1860, veio a grande crise no mercado internacional do açúcar que levou o plantio da cana à decadência. Como a base de sustentação da cidade era o açúcar, o conflito estabeleceu-se e os políticos e fazendeiros ituanos posicionaram-se contra o Governo Imperial. Nasce e cresce o Movimento Republicano na cidade que resultou, em 1873, na realização da Primeira Convenção Republicana do país, que ficou conhecida como a "Convenção de Itu". Inicia-se, assim, a propagação da propaganda republicana com a criação do Partido Republicano Paulista e, em razão de todo esse movimento a favor da República e contra a Monarquia, Itu é chamada de “Berço da República”.


Andar pelo eixo histórico é respirar história ao vivo. Ele compreende monumentos como o Cruzeiro de São Francisco, Casa Imperial, Fábrica São Luiz, Espaço Cultural Almeida Júnior, Conjunto Arquitetônico do século XIX e Casa do Barão; museus Republicano e da Energia e as igrejas Bom Jesus, Nossa Senhora do Carmo e Nossa Senhora da Candelária (Matriz).

O Museu Republicano Convenção de Itu é um capítulo a parte e deve ser visitado com calma, pois guarda um rico acervo de fotos, documentos, objetos e obras de arte, todos constituintes da memória do Partido Republicano Paulista. Este museu se encontra exatamente no local onde foi realizada a primeira reunião do movimento republicano no antigo Solar de Carlos Vasconcelos de Almeida Prado.


Na igreja de Nossa Senhora do Patrocínio, inaugurada em 1819, está o túmulo de Madre Maria Theodora Voiron, uma religiosa francesa que dedicou-se a educar garotas de origem humilde no colégio das irmãs de São José, criado em 1859. À ela, são atribuídas inúmeras graças e o seu processo de beatificação está em andamento.

Para descontrair, vale visitar o Parque do Varvito, inaugurado em 1995 e já tombado pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Turismo do Estado de São Paulo), por ser um verdadeiro monumento geológico ao ar livre, já que varvito é a denominação dada por geólogos para um tipo de rocha sedimentar única, formada pela sucessão repetitiva de lâminas ou camadas, onde cada uma delas é depositada durante o intervalo de um ano. Além da natureza, dos bosques, lago, cascata e dos painéis didáticos, o parque ainda oferece outros atrativos como a gruta Lágrima do Tempo, quiosques, playground, anfiteatro ao ar livre e espaço para exposições.


Há, também, a Estrada Parque, que é a antiga Estrada dos Romeiros. A tradição das romarias ainda é mantida, seja a pé, a cavalo, de bicicleta, carro ou charrete, tendo, como ponto de chegada, a cidade de Pirapora do Bom Jesus. No caminho, o turista encontra vários lugares bacanas para parar, como
fazendas, campings, restaurantes e lojinhas, além da Gruta da Glória e da antiga usina hidroelétrica. Alguns estabelecimentos oferecem chocolates artesanais e café produzido na região, além de mini-fazenda.


Em resumo, Itu é uma cidade rica em turismo e história. Eu recomendo a visita!

Abraços,

Lara

Nenhum comentário:

Postar um comentário