quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Do Museu à Balada - Jardim da Orla de Santos

Avistar o mar ajuda muito, mas passear pelo imenso jardim é delicioso! Estou falando de um jardim que tem, em comprimento, 5.335 metros, com largura entre 45 e 50 metros e 218.800 m² de área. Esse jardim é tão grande que, em 2002, recebeu o título de maior jardim frontal à orla da praia, pelo "Guinness Book", o Livro dos Recordes, e é uma atração à parte na cidade de Santos, SP: falo do jardim da orla de Santos!


Com extensos gramados, várias palmeiras e canteiros, andar pelo jardim da orla é um verdadeiro convite ao relaxamento das tensões diárias do dia a dia. A ideia da construção, datada de 1914, é do engenheiro Saturnino de Brito. A partir dos anos 1920, começaram a surgir áreas ajardinadas em frente aos hotéis e, nos anos 1930, o primeiro trecho foi construído, embora o seu traçado atual, de
forma curvilínea, seja de 1960.

Tombado pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico Arqueológico, Artístico e Turístico) em 28 de junho de 2010, o jardim da orla também é considerado como o "pulmão verde" da cidade, atuando diretamente na captação de CO². Como um tapete verde majestoso, quem passeia por lá encontra áreas de lazer, fontes, chuveiros, monumentos, ciclovia, estátuas e quiosques, além de diversas atividades culturais.
 

É um ambiente totalmente democrático. Vemos jovens aprendendo a surfar (a primeira escola pública de surf é sediada neste jardim), adultos e crianças praticando atividades físicas e brincando, tutores e seus cães se divertindo em passeios, os "jovens" da terceira idade se divertindo nos bailinhos promovidos na Fonte do Sapo aos domingos. E uma coisa bem legal: praticamente não se vê plaquetas indicando que é proibido pisar na grama, já que é implícito que a manutenção dos gramados depende de toda a população que desfruta da imensa área.

Quem vai para curtir os 7 quilômetros de extensão de praias, pode depois se refrescar nas sombras das árvores que pertencem ao jardim. Quem não é assim tão chegado a entrar na areia, pode se sentar em um dos inúmeros bancos e ficar só observando a paisagem. Quem está a fim de caminhar, sempre tem gente caminhando e conversando e encantando. Quem está a fim de pedalar, sempre tem bikers espalhados ou marcando encontros ciclísticos na Praça das Bandeiras. E agora, em época de festas de final de ano, toda a extensão do jardim ganha iluminação extra!


Vale a pena visitar, conhecer e se encantar  por este jardim! Eu e o JH somos apaixonados por este pedacinho de Santos!

Abraços,

Lara

Nenhum comentário:

Postar um comentário