segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Truques e Tralhas - A Mesa da Ceia de Natal

Todos já estão em contagem regressiva para uma das datas mais comemoradas e festivas de todo o ano: o Natal! Data que significa religiosidade, reunião em família, troca de presentes, abraços e muito afeto entre as pessoas.


Além do quitutes e dos presentes, uma das coisas que mais marca a nossa lembrança é a decoração natalina. A árvore enfeitada, a mesa arrumada, os berloques e enfeites espalhados por toda a casa, contagiam e nos fazem entrar em clima de festa e de comemoração. A gente faz tudo para receber bem os amigos e familiares e, como não poderia ser diferente, começa os preparativos dias antes das festividades. Como eles são muitos, nós estamos aqui para dar uma forcinha no que diz respeito a um dos itens mais imprescindíveis desta linda festa: a mesa!

1) Escolhendo as cores.
Antes de mais nada, é preciso escolher as cores que guiarão a sua decoração. É necessário harmonizar tudo para que a decoração não peque pelo excesso. Lembre-se que nem sempre a sua decoração precisa ser sofisticada (e cara) para ser linda. Optar por coisas mais simples e mais baratas, desde que bem combinadas, pode dar um toque mais alegre e festivo ao ambiente.
As cores tradicionais são o verde e o vermelho. Como nunca saem de moda, é aposta certa optar por elas, mas os tons terrosos como o marrom e o cobre podem render combinações bacanas. Azul e prata também rendem uma boa dupla. Agora, se você não tem medo de ousar, aposte em combinações

inusitadas de roxo (última moda), prata e branco!


2) A toalha.
Deve seguir as tonalidades escolhidas para a sua decoração, mas, independente da tonalidade e estampa escolhidas, deve sempre estar bem limpa, passada e engomada. Desleixo com a toalha, nem pensar!
A toalha não precisa, necessariamente, ter temas natalinos como estampa. Dependendo da louça escolhida, ela pode ter cores lisas. Se a sua louça for muito colorida ou tiver muitos detalhes, opte por uma toalha branca. Se a louça tiver poucos desenhos ou for branca, você pode escolher uma toalha branca e fazer trilhos com peças coloridas, facilmente encontrados em lojas de tecido e artesanato. O vice-versa também fica legal: toalha colorida com trilhos de fundo claro.



3) Louças, talheres, copos e taças.
A disposição das peças não precisa ser formal e sim, prática! Opte sempre por simplicidade e praticidade para que os seus convidados sirvam-se à vontade.
O legal é usar pratos, talheres, copos e taças feitos com o mesmo material: todos os pratos de louça, porcelana ou vidro; todos os talheres de alumínio ou prata; todos os copos de vidro ou plástico; todas as taças de vidro ou cristal.
No caso dos pratos, colocar um mimo em cima deles para encantar as suas visitas demonstrará ainda mais a sua preocupação em agradar. Um belo laço de fita nos guardanapos, pequenos arranjos com bolas coloridas e caixinhas com mensagens ou fotos, são algumas sugestões.



4) Arranjos.
Neles, você poderá soltar a sua imaginação! Velas, castiçais, flores, frutas, enfeitinhos como bolas, estrelinhas, pinhas e laços sempre ficam muito bonitos. Apenas evite os arranjos muito altos, para não encobrir a visão dos seus convidados.
Se utilizar flores, cuidado com aquelas muito perfumadas. Prefira as menores e inodoras, para não interferir no aroma das comidinhas que você preparou com tanto carinho.
E aí vai uma dica: abuse dos laços! Não há nada melhor para finalizar um arranjo ou enfeite que um laço bem feito!




Caprichar na decoração da sua casa encherá os seus olhos e deixará uma certeza em seus convidados: a de que eles serão recebidos com atenção e muito carinho!

Abraços,

Lara


Fonte das imagens: Corbis Images

Nenhum comentário:

Postar um comentário