segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Petlovers - Calopsitas

Nem só de cães e gatos vive o mundo pet. Hoje em dia, os humanos já pensam em outros animais de estimação, como ratos, cobras, furões e pássaros diversos.


A calopsita é um dos bichinhos mais procurados nos últimos tempos. É considerada uma ave doméstica pela legislação ambiental brasileira e passou por vários processos de evolução zootécnica e manejo para torná-la um animalzinho dócil, afável e dependente do homem.

Além de muito dóceis, as calopsitas se apegam aos seus donos e garantem diversão extra, pois são muito interativas, alegres e simpáticas. Convivem bem com outras espécies e se adaptam facilmente ao ambiente, desde que satisfeitas as suas necessidades e se mantenha o seu espaço.

Se você estiver pensando em possuir uma avezinha como esta, é bom avaliar e saber tudo sobre ela:

- posse responsável sempre: se você não tem tempo para cuidar, viaja com frequência e não tem com quem deixar, não quer grandes gastos com rações específicas e consultas veterinárias, não tenha. Calopsitas necessitam de interação com seus donos e podem ficar doentes e depressivas se o dono não der a atenção necessária.

- comportamento: não é padrão. Algumas são extremamente ativas, enquanto outras são mais calmas. Não criar expectativas sobre o comportamento é fundamental. O mais importante é interagir sempre, pois as calopsitas são inteligentes e muito brincalhonas.


- com criança em casa: ter uma calopsita, neste caso, não é a melhor opção. Sem querer, uma calopsita pode estranhar o modo como a criança a pega e, sem querer, se defender, causando ferimentos na criança.

- adaptação: como acontece com qualquer pet, a calopsita pode demorar um pouco a reconhecer o novo ambiente e até ficar sem comer nos primeiros dias. Seja paciente e interaja com ela sempre, mas sem exageros.

- alimentação: não caia na tentação de oferecer tudo que você come para a calopsita. Uma dieta balanceada, rica em sementes e ração especial para aves, é a melhor escolha. O médico veterinário especializado em aves pode orientá-lo nisso.

- interatividade: existem brinquedos próprios para aves. Ensiná-la a brincar com os humanos e mantê-la ocupada são fatores fundamentais para que ela não se sinta sozinha. Calopsitas, quando depressivas, podem até se automutilarem.


Gostou da ideia? Bacana! Mas não deixe o novo amiguinho sem supervisão, ainda mais se tiver outros pets. Por mais que sejam dóceis, são como crianças e, com criança brincando, nunca se sabe o que pode acontecer.

Abraços,

Lara


Fonte das imagens: Corbis Images

Nenhum comentário:

Postar um comentário