segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Truques e Tralhas - Panelas e Panelas

Até bem pouco tempo atrás, à medida que mais e mais mulheres tiveram que sair de casa para se tornar um lado contribuinte no orçamento familiar, os fast-food, as comidas congeladas e/ou prontas tiveram destaque e aumentos de consumo inimagináveis. Entretanto, parece que o caminho que leva à cozinha está sendo redescoberto: homens e mulheres estão, a cada dia que passa, redescobrindo o prazer de cozinhar e cada vez mais se aventurando entre pratos, panelas e receitas.


Muitos utensílios de cozinha acompanharam os tempos modernos. Alguns foram melhorados, outros foram inventados mas alguns permanecem os mesmos. As três opções citadas aconteceram com as panelas. Algumas melhoraram, incorporando novas tecnologias. Outras foram inventadas, como as de vidro temperado. Mas algumas já bem conhecidas, como as panelas de barro e pedra, ainda têm o seu espaço garantido na cozinha.

Cada material empregado apresenta suas vantagens e desvantagens, assim como especificidade para determinados pratos. Sendo assim, vamos conhecer um pouco mais sobre a sua panela de todo dia?

1) Ferro.
São indicadas para assados, ensopados e cozidos. Extremamente indicadas para quem é adepto do vegetarianismo, pois provém a fonte de ferro que fica deficitária pela falta das carnes. Muito duráveis, não deformam e economizam gás, à medida em que distribuem o calor uniformemente.
Desvantagem: a conservação para evitar a ferrugem.


2) Alumínio.
Baratas, práticas e ótimas para frituras em imersão.
Desvantagens: além de não serem tão duráveis, as panelas de alumínio podem ser prejudiciais à nossa saúde, embora isso só aconteça se a panela for mal usada, raspada ou ariada com esponja ou lãs de aço. Caso você precise ariar, ferva água na panela ariada até que ela fique fosca. O "fosco" formado é a película de óxido de alumínio, que proteje a comida preparada da penetração de lascas do alumínio provocadas pelo ato de ariar. Fica a dica: use o lado macio da esponja apenas e, se precisar ariar, ferva água antes de usar a panela novamente.


3) Aço inoxidável ou inox.
Resistentes e fáceis de limpar, são as mais utilizadas nos dias de hoje. Não enferrujam, não mancham, não transmitem gostos e cheiros aos alimentos nelas preparados, além de serem duráveis.
As que possuem fundo triplo demoram um pouco a mais para esquentar, em compensação conservam mais a temperatura, o que economiza bem o gás.
Desvantagem: boas panelas de inox não são baratas. Desconfie quando está muito barato.



4) Antiaderentes.
São as mais fáceis de limpar e, por conta do revestimento, dispensam óleos e gorduras no preparo dos alimentos.
Desvantagens: o antiaderente não pode ser removido, portanto só se deve usar, ao cozinhar, utensílios de plástico ou madeira e só lavar com o lado macio da esponja.


5) Vidro.
Não transmitem nada aos alimentos preparados, fáceis de limpar e muito lindas!
Desvantagens:
- jamais deixe algo queimar. A panela de vidro se tornará um pesadelo, principalmente se o alimento queimado for arroz.
- muito cuidado no manejo: não suportam batidas, choque térmico e queimam as mãos (só pegue com luvas ou panos de prato).
- adaptação: o cozimento, em uma panela de vidro, é muito diferente daquele feito em panela de metal; portanto, você terá que se adaptar à ela e modificar o modo de fazer habitual.


6) Barro.
Nada se iguala ao sabor de um alimento preparado em uma panela de barro! Deixam tudo muito mais gostoso!

Desvantagem: encontrar uma boa panela de barro é uma tarefa difícil. Não compre as rústicas que são cozidas como se fossem tijolos apenas. Elas de desmancham em contato com a água e podem contaminar o alimento preparado. Prefira comprar as panelas de barro vitrificado, mais conhecido
como cerâmica, mas livre de chumbo e alumínio.


7) Pedra.
Maravilhosas! Têm todas as vantagens que as panelas de barro têm, mas com algo mais: são naturalmente antiaderentes e ainda transmitem minerais aos alimentos preparados. Fáceis de limpar e de conservar.
Desvantagens: têm preço elevado e precisam de cuidados no manejo.


8) Esmaltadas ou de ágata.
São muito decorativas, mas lascam-se facilmente.
Desvantagens: alto custo e manejo delicado. Uma panela de ágata verdadeira é caríssima! Hoje em dia, o que se costuma vender são panelas antiaderentes revestidas com esmalte na parte externa. Não se engane!


9) Cobre.
Lindas e decorativas, mas só use as que forem revestidas internamente com inox ou antiaderente.
Desvantagens: além de muito caras, não são fáceis de limpar e de conservar. Isso sem contar a contaminação pelo zinabre, formado pela oxidação do cobre com alimentos mais ácidos.



Tenha prazer em cozinhar e escolha a melhor panela!

Abraços,

Lara



Fonte das imagens: Corbis Images

Nenhum comentário:

Postar um comentário