terça-feira, 21 de maio de 2013

Recriarte - Onde Termina a Arte e Começa o Vandalismo

Oi, pessoas supimpas!

Em junho de 2008, um estudande do curso de Artes Visuais, com seus comparsas encapuzados invadiram a faculade Belas Artes, agrediram funcionários e picharam paredes e móveis. Ao serem detidos, o estudante que liderava a gangue alegou que aquilo foi um trabalho artístico e, ao mesmo tempo, um protesto em prol da popularização da arte que, segundo ele, é coisa de gente elitista.

Em virtude de tal "trabalho acadêmico", ele perdeu a bolsa que havia conseguido pelo PROUNI e ainda foi expulso da faculdade.

Bem feito! Tum tum tum...
Bem feito! Tum tum tum...
Bem feito! Tum tum tum...


Pichadores vandalizam escola para discutir conceito de arte, por Laura Capriglione, Folha de São Paulo

Quer protestar? Ótimo! É contra a elitização da arte? Tem todo direito de ser. Mas vandalizar patrimônio alheio e agredir pessoas? Ah, vá! E alguns imbecis ainda argumentam(?): - Pixá é arti, corrê da puliça fáis parti!

Quando somos crianças e aprontamos, nossas mães dizem: - Ah! Tá fazendo arte é? - Pelo visto algumas pessoas cresceram e não entenderam a ironia. Aliás, acho que nem cresceram ainda.

E outra coisa: desde quando pichar (sim, pichar com "ch" e não com "x", como insistem estes meliantes analfabetos funcionais) é arte? Por favor, não confundam com grafite que realmente é arte urbana. Vejam os trabalhos dos respeitados brasileiros Os Gêmeos que são conhecidos internacionalmente por suas artes.



Pixadores estão longe de ser grafiteiros, tanto pelos rabiscos sem noção quanto pelos locais dos quais se utilizam, sem permissão, para exercerem suas "artes" (leia-se revoltinha de moleques com mentalidade adolescente que ainda não aprenderam a usar aquela energia hormonal acumulada).

Pixação é imundície, sujeira, coisa feita especificamente com o propósido de agredir, vandalizar, depredar! Um grafite pode ser lindo e maravilhoso, mas se for feito em local sem permissão passa a ser também agressão.

Encher a cidade com poluição visual desta forma não é democratizar a arte. É imposição, o que é justamente o contrário de democratizar. Eu concordo que a arte deva ser acessível a todos e gosto muito de arte urbana. Mas vamos nos expressar de forma verdadeiramente artística e não violando o espaço alheio e agredindo pessoas.

Abraços do MM!

Nenhum comentário:

Postar um comentário