quinta-feira, 30 de maio de 2013

Do Museu à Balada – Aquário de Santos

Eu e meu maridão, o JH, nos mudamos recentemente para Santos, cidade litorânea do interior paulista. Rica em história, monumentos, praças e atrações turísticas, nós ainda a estamos descobrindo. Como adoramos visitar museus, igrejas e tudo o que se relaciona à História, sempre arranjamos diversão para os dias de folga e fins-de-semana.


Berço da família dos Andradas (José Bonifácio de Andrada e Silva, o Patriarca da Independência, nasceu aqui em 1763), sede da Bolsa Oficial do Café no estado de São Paulo, é uma das cidades brasileiras mais antigas, ou seja, é de grande valor histórico. Se você gosta de história, é só vir passear por aqui.



Uma das grandes atrações turísticas é o Aquário de Santos, situado no bairro Ponta da Praia, bem em frente ao mar. De fácil localização (é só seguir a avenida da praia, sentido balsa para o Guarujá e canal 6), possui área de dois mil metros quadrados e 31 tanques de água doce e salgada. Um dos primeiros aquários públicos do estado de São Paulo e o mais antigo do país, foi inaugurado por Getúlio Vargas em 2 de julho de 1945 e recebe mais de 500 mil visitantes ao longo do ano.



Além do grande acervo de animais, o Aquário também tem importante participação na prestação de serviços para a biologia marinha, onde o seu setor de veterinária presta atendimento a animais cativos e aos que aparecem frequentemente nas praias da região. Participante do Projeto Tamar, que é voltado à preservação de tartarugas, é o único aquário a expor esse animal. Outra joia pertencente ao Aquário de Santos é ter o único filhote de pinguim nascido em cativeiro no Brasil.



O aquário oferece visitas monitoradas e diversas atividades culturais, como atividades em seu auditório, filmes e reciclagem. As visitas monitoradas são dirigidas a estudantes universitários, escolares e grupos de até 50 pessoas, sendo realizadas entre os meses de maio a junho e de agosto a novembro. Os visitantes escolhem o tema da visita entre os seguintes assuntos: ecossistemas de Santos, animais do aquário, biologia de mamíferos marinhos, biologia de répteis marinhos, biologia de peixes e oficina de reciclagem.



Principais atrações

- Tanque Oceânico: grande reservatório onde se pode dar toda a volta por ele. Ali, nadam tranquilamente animais de fundo como tubarões-lixa, arraias, salemas, meros, robalos e caranhas.

- Tanque Amazônico: com espetacular caracterização e riqueza de detalhes, nele se pode apreciar espécies de porte médio a grande como pacus, tucunarés, tambaquis, traíras, aruanãs e o pirarucu.

- Tanque das Tartarugas: abriga as grandes tartarugas de pente, também conhecidas como “verdadeiras”. Animal extremamente caçado por causa de seu casco (matéria-prima para confecção de pentes e armações de óculos), o Aquário de Santos é o único no Brasil a exibi-las.

- Tanque dos Pinguins: muito procurado principalmente pela garotada! São quase 40 pinguins que fazem a alegria dos visitantes com os seus trejeitos. A área de visualização é dividida em dois tanques, com uma passarela de circulação ao meio. Esses tanques são ligados por uma passagem subterrânea, por baixo d’água, para permitir a passagem dos pinguins de um lado para outro. Aí está o Fraldinha, o primeiro pinguim nascido em cativeiro no Brasil.

- Recinto do Lobo-Marinho: ali estão Macaezinho e Allegra, dois lobos-marinhos de espécies diferentes que ocupam o grande tanque em sistema de revezamento devido à essa diferença. A ideia do Aquário é tentar a aproximação dos dois para que nadem juntos. Macaezinho é, sem dúvida, o habitante mais querido do Aquário e ganhou esse nome em homenagem a Macaé, o velho lobo que habitou o aquário por muitos anos. Foi encontrado ainda pequeno, em 1995, em nosso litoral. Já Allegra foi recolhida pela Polícia Ambiental em 2008, encalhada, ferida e muito cansada, em Itanhaém, cidade próxima a Santos, e nadou pela primeira vez no tanque em 2009, tendo ficado em recuperação no próprio Aquário por cinco meses (o Aquário tem uma área dos lobos que é oculta ao público, para manejo, adaptação de novos animais, maternidade e trato dos mesmos, como intervenções clínicas e pesagem).

Boa pedida para um ótimo passeio! Aproveite!



Informações úteis

Horários de funcionamento: aberto de terça a sexta-feira, das 9h às 18h, e aos sábados, domingos e feriados, das 9h às 20h. Na temporada de verão, abre de segunda a sexta, das 9h às 19h, e aos sábados, domingos e feriados, das 9h às 20h.

Ingressos: custam 5 reais apenas! Barato, né? São vendidos até meia hora antes do fechamento do aquário. Estudante paga meia e a entrada é gratuita para menores de 12 anos e maiores de 60 anos.

Visitas monitoradas: como são muito procuradas, o agendamento deve ser feito com um mês de antecedência no Núcleo de Educação Ambiental do Aquário, das 9 às 12 horas e das 14 às 17 horas. Mais informações pelo telefone (13) 3236-9996.

Localização: Avenida Bartolomeu de Gusmão, s/n, Praça Vereador Luiz La Scalla, Ponta da Praia, Santos, SP.

Grande abraço,

Lara e JH

Nenhum comentário:

Postar um comentário