quinta-feira, 23 de maio de 2013

Do Museu à Balada - Cinema: Curtindo a Vida Adoidado

Curtindo a Vida Adoidado (Ferris Bueller’s Day Off, EUA, 1986)

O cinema é um mundo mágico que pode nos trazer emoções infinitas, emoções essas que muitas vezes marcam fases de nossas vidas. Cenas, trilhas sonoras, personagens, histórias, ficam gravadas em nossa memória para sempre: basta ouvir alguns segundos de uma determinada música, por exemplo, para nos lembrarmos do filme, do momento que vivíamos e, se a memória ainda não estiver falhando, dos atores que encenavam quando essa determinada música tocava, não é mesmo?

Cinema & Debate

Eu nasci nos anos 70 e vivi minha adolescência nos anos 80 (ah, os anos 80!). Década considerada “fervilhante” em inovações técnicas e tecnológicas, na política e organização de estados e países, em ritmos extremamente marcados pelos sintetizadores e teclados, pela moda muito colorida (se engana quem pensa que a moda “Flúor” é novidade) e, consequentemente, já que estamos aqui tratando de cinema, pela liberdade real de expressão.


O Filme da Tarde

Em 11 de junho de 1986, é lançado o filme “Curtindo a Vida Adoidado” (“Ferris Bueller’s Day Off”), agora uma clássica comédia americana, com roteiro e direção de John Hughes (considerado o mestre dos filmes adolescentes dos anos 80, morto em 2009), que tratava das maquinações de um adolescente para curtir um dia a todo vapor com sua namorada e seu melhor amigo, pelas ruas de Chicago, aprontando todas e mais algumas. Encabeçando o elenco, o bonitinho da América na época, Matthew Broderick, recém-chegado do sucesso de “O Feitiço de Áquila”, no papel do inusitado Ferris Bueller. Broderick, inclusive, foi indicado ao Globo de Ouro em 1987 na categoria melhor ator em comédia por este filme.


Cinema & Debate

Enredo simples, mas desenvolvimento espetacular! Tanto é que este filme passou a ser uma referência na vida de milhares de pessoas (inclusive eu) e marcou uma década inteira com a frase-chave de Ferris: “A vida é muito rápida. Se, de vez em quando, não parar para aproveitar, vai acabar não vivendo”. O filme é visto pela crítica moderna, inclusive, como um clássico e um paradigma do cinema anos 80, notável por ser uma obra cinematográfica que o espectador não se cansa de ver e rever. Ainda é alto índice de audiência todas as vezes em que é reprisado na TV.

Ovo com Caviar

Fingindo estar doente para não ir à escola, Ferris Bueller, juntamente com a linda namorada britânica Sloane Peterson (interpretada por Mia Sara) e o melhor amigo Cameron Frye (Alan Ruck), quer dar uma paradinha nas obrigações da vida para aproveitar o dia. Aluno do último ano do colegial e muito popular na escola, Ferris decide curtir aquele dia de sol de qualquer maneira. Para isso, engana os pais com a falsa doença, mas não a irmã Jeanie Bueller (Jennifer Grey), ciumenta e invejosa, obcecada em fazer os seus pais descobrirem as armações do irmão. Ferris ainda tem mais um inimigo ferrenho em seu calcanhar: Ed Rooney (impecavelmente interpretado por Jeffrey Jones), o diretor da escola que tem horror a Ferris e quer a qualquer custo arranjar um pretexto para se livrar dele. Para isso, Rooney conta com a atrapalhada e intrometida secretária Grace (Edie Mc Clurgh), que, mesmo estando em 1985, insiste em manter um visual anos 60, com penteados altos fixados com laquê, onde enfiava vários lápis.


Ovo com Caviar

Cenas antológicas desfilam pela minha memória enquanto estou escrevendo... São muitas, mas vou citar algumas delas:

- Ferris liga para o diretor Rooney e se faz passar pelo pai de Sloane, dizendo que a avó dela havia falecido. Ao buscá-la com a Ferrari do pai de Cameron, eles se beijam na boca e o diretor fica sem entender nada.
- ao chegarem ao centro de Chicago, os três guardam a Ferrari em um estacionamento mas não percebem a intenção dos garagistas. A cena da Ferrari voando, acelerada, ao sair da garagem é impagável!
- Ferris se faz passar pelo “Rei da Salsicha de Chicago” para conseguir uma mesa no chiquérrimo restaurante Chez Quis.
- a música “Twist and Shout”, dos Beatles, interpretada por Ferris na parada alemã.
- pensando na “doença” de Ferris, os alunos do colégio e pessoas de várias partes da cidade começam a campanha “Salve Ferris” (“Save Ferris”), inclusive com uma faixa na porta do estádio de beisebol.
- em sua obsessão por querer desmascarar o irmão, Jeanie é presa e encontra o drogado interpretado por Charlie Sheen na delegacia. Os dois acabam se beijando.
- após verificar que o marcador de quilometragem não retrocede, Cameron começa a destruir a Ferrari e, pela primeira vez, enfrenta o pai. Um chute tira o carro dos cavaletes e a Ferrari estilhaça a janela de vidro e cai na ribanceira que fica atrás da casa, ficando totalmente destruída.
- a caminhada do diretor Rooney até a rua, totalmente esfarrapado, tentando desesperadamente evitar o guincho do seu carro; logo após, o ônibus escolar para ao seu lado e ele aceita a carona.
- quando os créditos terminam, Ferris aparece enrolado em uma toalha e fala para a plateia: “Vocês ainda estão aí? Já acabou! Vão para casa! Vão!”

Simplesmente imperdível! Vale sempre a pena rever!


O Filme da Tarde

Vamos à ficha técnica do filme, agora:
- duração: 102 min.
- direção e roteiro: John Hughes.
- elenco original: Matthew Broderick, Mia Sara, Jennifer Grey, Alan Ruck e Jeffrey Jones.
- idioma original: inglês.
- gênero: comédia.
- distribuição: Paramont Pictures.
- lançamento: 11 de junho de 1986.


Ovo com Caviar

Sempre vale a pena assistir. É diversão garantida!

Bom divertimento!

Grande abraço,

Lara


Cineclick

PS: “Todo mundo precisa de um dia de folga – tenha 5 ou 55 anos. Ferris Bueller é um exemplo para todos aqueles que se levam muito a sério. Ferris sabe o valor de um dia de folga, e como extrair o máximo de qualquer situação. Seu plano é à prova de patetas. Ele fingirá estar doente (enquanto toda a cidade pensará que está às portas da morte). Ele irá resgatar sua namorada para fora da escola (usando a famosa desculpa do 'parente morto'). E juntos irão guiar com estilo por cada atrativo de Chicago (na Ferrari do pai de seu melhor amigo, é claro). Não será mais um dia de folga em sua vida, será... CURTINDO A VIDA ADOIDADO!”

Todd Strasser, 1987

2 comentários:

  1. sugiro Eurotrip... muito bom tb...

    ResponderExcluir
  2. Olá, Rodrigo! Obrigado por comentar a nossa Cinemando!
    Participe sempre!
    Você gostaria que fizéssemos um texto sobre "Eurotrip"?
    Abraços!

    ResponderExcluir