sábado, 25 de maio de 2013

Recriarte - Adesivagem

2013 está sendo um ano de muitas mudanças para mim. Eu entrei na casa dos 40 anos, me casei e me mudei de cidade. Ufa! Bastante coisa para apenas um mês do ano, janeiro? Que nada! Mais coisas estavam por vir!

Eu e JH nos mudamos para Santos bem no comecinho do ano e viemos para um apartamento semi-mobiliado, mas bastante antigo e que precisa de algumas reformas. Como o apartamento não é nosso, ficamos pensando em como podíamos melhorá-lo sem gastar muita grana com isso, algo que pudesse torná-lo um "lar doce lar" sem esvaziar os nossos bolsos. Foi aí que surgiu a ideia de adesivar alguns móveis.

Adesivar? Sim! Com papel adesivo! Aquele, aquele mesmo, que nós usamos muito para encapar livros e cadernos nos tempos de escola!

Muito difundida atualmente, a renovação de móveis e paredes através da adesivagem tornou-se ainda mais prática e rápida. Está muito mais fácil encontrar padrões, cores, desenhos, estampas e até texturas nos papéis adesivos. Com pouco dinheiro, você pode transformar qualquer ambiente deixando-o leve, alegre, confortável e descontraído.

Por quê você utilizou adesivo, Larissa? Por alguns motivos:

- ele me permitiu criar algo com estilo único e personalizado;
- com ele eu posso valorizar alguns pontos do ambiente, aqueles que quero que chamem mais a atenção;
- posso disfarçar pequeninas imperfeições em móveis e paredes;
- enjoei? Posso mudar sem problemas;
- fácil de limpar, basta um paninho úmido e pronto;
- e, é claro, o motivo principal. A falta de dinheiro!... Hehehehe...

E foi o que fizemos. Adesivamos os móveis da cozinha, o guarda-roupa do nosso quarto, a geladeira e o microondas. Tudo que tinha cara de velho e antigo ficou renovado e alegre. Eu, particularmente, adorei o mundo da adesivagem e não quero parar só nisso, não. Quero compor figuras para atacar as paredes em breve, muito breve.



No meio das coisas que foram alugadas junto com o apartamento, achamos um espelho bem grande com as laterais cheias de figurinhas coladas. Pintar não seria boa ideia, então resolvi adesivá-lo também e usei o mesmo padrão de adesivo do guarda-roupa para não destoar da decoração do quarto.

Fotografamos e fizemos um passo-a-passo.

Materiais


- tesoura
- caneta esferográfica
- estilete
- fita métrica
- papel adesivo com imitação de padrão cerejeira



Modo de fazer

Com as superfícies do espelho previamente limpas e livres de água e gordura, medi as alturas e larguras e cortei o papel adesivo nas medidas correspondentes. Comecei a adesivar pelas alturas primeiro. Uma boa dica é usar um paninho para ajudar a deslizar a mão com mais facilidade pelo papel adesivo.



Fui adesivando e deixando para fazer os recortes por último para evitar dobras no papel adesivo (se elas acontecerem, é só puxar e começar de novo; o mesmo vale para a formação de bolhas de ar).


Nos cantos do espelho, fiz recortes em 45 graus para simular um "encontro" das ripas de madeira, mais para fazer um charme.



Não tem segredo, nem mistério. É só soltar a sua imaginação e criatividade!

Grande abraço,

Lara

Nenhum comentário:

Postar um comentário