sábado, 11 de maio de 2013

Recriarte - Reciclagem

Hoje em dia há uma preocupação grande com o meio ambiente, sobre o que fazer com muita coisa descartável. São coisas que se transformam em lixo, mas poderiam ser bem reaproveitadas de forma criativa e útil.

Materiais que vão de papel a metal, objetos entre palitos e paletes que podem se tornar matérias-primas para a confecção de uma infinidade de coisas. Revistas usadas viram bijuterias da moda, garrafas se tornam lindas peças de decoração, pedras de concreto celular acabam como fontes na mesa da sala e calças velhas de brim se transformam em bolsas bem elegantes.

Não é só na arte que se reciclam as coisas. Muitas indústrias recolhem os próprios invólucros e embalagens descartados de seus produtos para retorná-los com conteúdo ao mercado. É o caso das garrafas de vidro usadas para conter refrigerantes e cervejas.

Algumas ONGs e cooperativas utilizam em sua estrutura, também, uma forma de não agredir o meio ambiente. Ao invés de comprarem matérias-primas das grandes empresas para confeccionarem seus produtos, elas procuram por outras organizações que possam oferecê-las com um custo menor e baixo impacto no meio ambiente: são os casos das coletoras de materiais recicláveis. Adquirem matérias-primas que poderiam poluir a natureza, as transformam em produtos a serem vendidos, geram empregos e renda. Isso é sustentabilidade.

Na coluna Recriarte, também vamos falar sobre reciclagem e sustentabilidade. Informação, ideias, decoração, dicas de reaproveitamento de materiais. Tudo em favor nosso e de nosso planeta.

A natureza agradece!

Nenhum comentário:

Postar um comentário