segunda-feira, 27 de maio de 2013

Cozinha de Sal - Creme de Milho

Oi, gentE!!!

Alguém aí gosta de coisinhas feitas com milho? Que tal um creme de milho? Nham, nham!

Receita perfeita para acompanhar aquele franguinho à milanesa ou grelhado, um macarrão à bolonhesa ou aquele arroz com cenoura. A carne seca faz uma dupla imbatível com ele!


 
Como de praxe no nosso blog, antes da receita a gentE ama contar um pouquinho sobre o ingrediente principal da receita. Com vocês, o milho!

O milho é um cereal com alto teor de carboidratos, possuindo também vitaminas e sais minerais, ou seja, é altamente nutritivo, além de ser um alimento extremamente versátil: pode ser ralado, líquido, na espiga, puro ou associado a outros tantos alimentos. Por isso é tão usado na culinária mundial e também como ração animal.

No Brasil, é um dos cereais mais consumidos e é utilizado para fazer deliciosos quitutes como pamonha, curau, canjica, cuscuz, pipoca, bolo... Hummm!!!!

E não para por aí: o milho tem sido, inclusive, utilizado na produção de biocombustível, mas é claro que nós, do Amigos São Para Essas Coisas, preferimos utilizá-lo para fins mais saborosos!

Lápis e caneta na mão? Vamos à receita!

Ingredientes:
- 1 lata de milho sem água
- 1 e 1/2 xícara (chá)de leite
- 1 colher (sopa) de manteiga ou margarina (colher de mãe, ou seja, cheia!!)
- 1 cebola pequena ralada
- 1 colher (café) de glutamato monossódico (aquele branquinho que lembra sal, com nome japonês), ou 1 tablete de caldo de legumes
- 2 colheres (sopa) de trigo
- sal a gosto
- 1 lata de creme de leite



Modo de fazer:
Bata o milho no liquidificador com o leite e o glutamato e reserve. Em uma panela, refogue a cebola na manteiga, até dourar.



Junte o trigo, até virar uma pasta. Aos poucos junte o milho batido, sempre mexendo para não criar pelotas, até cozinhar. Ajuste o sal. Desligue e junte o creme de leite.


Dica: pode-se peneirar o milho após batido, caso queira um creme liso e sem os pedacinhos.

Uma semana deliciosa a todos nós, daí.

Fabby

Nenhum comentário:

Postar um comentário