Oi, gentE!!!
Alguém aí gosta de coisinhas feitas com milho? Que tal um creme de milho? Nham, nham!
Receita perfeita para acompanhar aquele franguinho à milanesa ou grelhado, um macarrão à bolonhesa ou aquele arroz com cenoura. A carne seca faz uma dupla imbatível com ele!
Como de praxe no nosso blog, antes da receita a gentE ama contar um pouquinho sobre o ingrediente principal da receita. Com vocês, o milho!
O milho é um cereal com alto teor de carboidratos, possuindo também vitaminas e sais minerais, ou seja, é altamente nutritivo, além de ser um alimento extremamente versátil: pode ser ralado, líquido, na espiga, puro ou associado a outros tantos alimentos. Por isso é tão usado na culinária mundial e também como ração animal.
No Brasil, é um dos cereais mais consumidos e é utilizado para fazer deliciosos quitutes como pamonha, curau, canjica, cuscuz, pipoca, bolo... Hummm!!!!
E não para por aí: o milho tem sido, inclusive, utilizado na produção de biocombustível, mas é claro que nós, do Amigos São Para Essas Coisas, preferimos utilizá-lo para fins mais saborosos!
Lápis e caneta na mão? Vamos à receita!
Ingredientes:
- 1 lata de milho sem água
- 1 e 1/2 xícara (chá)de leite
- 1 colher (sopa) de manteiga ou margarina (colher de mãe, ou seja, cheia!!)
- 1 cebola pequena ralada
- 1 colher (café) de glutamato monossódico (aquele branquinho que lembra sal, com nome japonês), ou 1 tablete de caldo de legumes
- 2 colheres (sopa) de trigo
- sal a gosto
- 1 lata de creme de leite
Modo de fazer:
Bata o milho no liquidificador com o leite e o glutamato e reserve. Em uma panela, refogue a cebola na manteiga, até dourar.
Junte o trigo, até virar uma pasta. Aos poucos junte o milho batido, sempre mexendo para não criar pelotas, até cozinhar. Ajuste o sal. Desligue e junte o creme de leite.
Dica: pode-se peneirar o milho após batido, caso queira um creme liso e sem os pedacinhos.
Uma semana deliciosa a todos nós, daí.
Fabby
Nenhum comentário:
Postar um comentário