O maracujá (palavra oriunda do tupi, mara kuya: "fruto que se serve" ou "alimento na cuia") é um fruto, possui formato arredondado e sua casca pode ser lisa ou rugosa (os de casca rugosa são mais doces, enquanto os de casca lisa, mais ácidos).
É fonte de vitaminas (A, C e do complexo B) e sais minerais (ferro, sódio, cálcio e fósforo), com propriedades reconhecidamente calmantes para o organismo humano. O maior produtor mundial é o Brasil e é muito utilizado na fabricação de sucos, xaropes e sorvetes.
Uma curiosidade interessante é que a sua flor, chamada de "Flor da Paixão" (os três estigmas correspondem aos três cravos que prenderam Cristo na cruz; as cinco anteras representam as cinco chagas; as gavinhas, os açoites usados pelos soldados; e, por fim, no formato da flor é visível a imagem da coroa de espinhos usada por Jesus Cristo; além disso, o tom roxo da flor também significa o sangue derramado ), é cultivada com flor ornamental pela sua singular beleza. Além de "flor da Paixão", também é chamada de "coração ferido".
Sendo assim, além de gostoso, o maracujá faz bem à saúde e têm muitas maneiras de ser utilizado!
Vamos à receita, então!
Ingredientes:
- 3 claras em neve
- polpa de 3 maracujás
- 1 lata ou caixa de leite condensado
- 1 lata ou caixa de creme de leite
- 1 colher (sobremesa) de açúcar bem cheia
Modo de fazer:
Adicione o açúcar à polpa, mexendo suavemente até perceber a formação de bolhas de ar. Após, coe o suco e reserve a polpa para fazer a calda.
Bata as claras em neve em batedeira e deixe bem firme. Reserve.
Aqueça o leite condensado até começar a levantar fervura, mexendo sempre para não deixar queimar o fundo. Ligue a batedeira novamente e despeje o leite condensado ainda quente lentamente, girando a tigela da batedeira, até formar um creme homogêneo.
Coloque o suco de maracujá coado e continue batendo e girando a tigela da batedeira. Adicione o creme de leite e continue batendo, até que tudo fique bem homogêneo.
Acondicione em uma travessa de vidro ou em taças e leve à geladeira.
Para fazer a calda, pegue a polpa já adoçada (a que se coou para extrair o suco) e leve ao fogo por 3 minutos aproximadamente, mexendo sempre. O truque é ver se a maioria das sementes perdeu a capinha esbranquiçada que elas possuem. Deixe esfriar e enfeite o mousse.
A calda é bem azeda, sendo assim é legal deixá-la reservada em um potinho para quem realmente gosta de coisas mais azedinhas.
Bom apetite!
Abraços,
JH
Nenhum comentário:
Postar um comentário