quarta-feira, 22 de maio de 2013

Cozinha de Açúcar - Bolo Dos Amigos

Receber amigos e parentes queridos em casa é sempre prazeroso, né? Ainda mais se você pode agradá-los com comidinhas saborosas.

Sendo assim, a Cozinha de Açúcar apresenta hoje o "Bolo Dos Amigos", uma receita perfeita para receber os amigos para um café da manhã, um café da tarde, uma festinha do tipo "leve um prato doce ou salgado".

O Bolo Dos Amigos é um bolo cremoso que leva fubá, leite condensado e queijo parmesão ralado. Interessou? Que tal fazê-lo? O melhor de tudo: fácil e prático de fazer. Se você não sabe fazer bolos, pode se arriscar na cozinha sem medo com esta receita aqui.



Ingredientes:
- 1 xícara e 1/4 (chá) de fubá
- 2 xícaras (chá) de leite
- 1 lata/caixinha de leite condensado
- a mesma medida de água da lata/caixinha de leite condensado (395 gramas)
- 3 ovos
- 2 colheres de sopa de margarina
- 1 colher (sopa) de óleo
- 1 xícara (chá) de açúcar
- 100 gramas de queijo parmesão ralado
- 1 xícara (chá) de farinha de trigo
- 1 pitada de sal
- 1 colher (sobremesa) de fermento em pó



Modo de fazer:
Em uma batedeira, colocar os ingredientes secos primeiramente e misturar. Após, colocar os demais ingredientes, menos o fermento em pó. Bater em velocidade baixa por 5 minutos, misturando bem e revirando o fundo da tigela com o auxílio de uma colher para ter certeza de que não há nenhuma aglomeração dos ingredientes secos. Deixar descansar por 2 minutos.

Enquanto isso, untar a forma com margarina e polvilhar com fubá. Mistura descansada, voltar a bater em velocidade mínima, acrescentando o fermento em pó. Colocar a mistura na assadeira e levar ao forno pré-aquecido em temperatura de 180 graus. Tempo de cozimento: média de uma hora.



Dicas importantes:
- gire a tigela da batedeira e revolva o fundo com uma colher, pois sempre tem algum ingrediente que demora a se misturar.



- não se assuste com a consistência da mistura: ela é mesmo extremamente líquida, a ponto de você achar que não vai virar nada!... Hehehehe...



- não abra o forno antes de 40 minutos para o bolo não baixar.
- o bolo estará pronto quando começar a desgrudar das bordas da assadeira.



- se quiser uma casquinha mais crocante, faça com queijo parmesão ralado bem grosso.
- se achar que ficará muito doce, pode até diminuir um pouco a quantidade de açúcar, mas jamais diminua a de fubá e a de farinha de trigo.
- o tempo de preparo depende do seu forno, por isso sempre observar se está cheirando bastante, se está bem douradinho e se as bordas estão descoladas, são bons indicativos de que o seu bolo está pronto.
- é lei: o fermento deve ser colocado por último, com a batedeira ligada e a mistura descansada.
- não substitua o polvilhamento do fubá por farinha de trigo depois de untar a assadeira.
 

A sugestão do nome "Dos Amigos" é porque esse meu bolinho é muito pedido! Faço para receber os amigos, para levar em casa de parentes e amigos, até para doar para arrecadação de fundos para a causa de proteção animal, portanto: MÃOS À OBRA!

Bom apetite!

Grande abraço,

Lara

2 comentários:

  1. Nossa mãe.. Pensa num bolo delicioso feito por um anjo... Nossinhora! Deu até água na boca...! Beijo, mana!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mano Mandarim, nada de água na boca, não! Corra para a cozinha e faça!...kkkk... É uma delícia! Beijos!

      Excluir