quarta-feira, 29 de maio de 2013

Daí, Daqui, de Lá e de Cá - Cabelos Grisalhos

Não tem jeito. Um dia, eles começam a aparecer e cada vez em maior quantidade. Um aqui, outro ali e, quando você se der conta, já estará... Grisalho. Daí, a você restam duas opções: ou pintar o cabelo, ou aceitar e tirar o melhor proveito disso e se tornar um grisalho charmoso.


Estudos mais recentes já dão mostras de que nem é mais o avançar da idade que está determinando a chegada precoce dos fios brancos. Má alimentação, dieta pobre em minerais e vitaminas, excesso no consumo de gordura e açúcares, estresse, poluição (quando vi isso, não acreditei, mas a sujeira torna o couro cabeludo mais vulnerável à ação de agentes livres que simplesmente detonam as células que colorem os fios), tabagismo (para quem não sabe, o cigarro diminui a irrigação sanguínea nas extremidades do nosso corpo, portanto o aporte sanguíneo para as células produtoras de melanina diminui, causando a perda da cor) e até as comidas industrializadas estão na lista dos causadores dos cabelos grisalhos precocemente.

A medicina convencional cita algumas maneiras de se evitar ou combater o grisalho precoce, como a ingestão de vitaminas do complexo B (presente em carnes, leite e ovos); o mineral cobre, encontrado em frutos do mar; aumento no consumo de alimentos naturais e orgânicos (trocar refrigerante por sucos naturais, por exemplo), diminuição do consumo de açúcar e bebidas alcoólicas; a utilização de óleos saudáveis como o de oliva extra virgem, além de cereais e alimentos integrais. Exercícios e bom sono também são primordiais.

Recentemente, foi descoberto que a oxidação ocorrida nos folículos capilares gera um grande acúmulo de peróxido de hidrogênio, que causa a perda da coloração dos fios. Não se sabia como anular esse processo mas, recentemente, achou-se uma saída para isso com a utilização de uma substância chamada PC-KUS, ativada por radiação ultravioleta . Essa substância foi aplicada em pessoas com vitiligo, com o intuito de tratar a descoloração e apresentou resultados eficazes na recuperação da cor da pele e também nos cílios dos portadores de vitiligo. Será que é uma saída para a recuperação dos cabelos grisalhos? Parece que sim, mas... Ainda teremos que esperar um pouco por isso.



Existem produtos que prometem tapear o cabelo grisalho e até fazer a cor natural voltar. Shampoos, loções, cremes, ampolas, tem de tudo no mercado cosmético. Quando comecei a pesquisar para falar sobre o assunto, fiquei admirado com tantas opções encontradas, mas vou me ater ao que eu costumo usar, certo?

Eu curto muito uma loção restauradora que contém acetato de chumbo. Portanto, é importante que seja feito um teste para ver o uso do produto é seguro e seguir estritamente as orientações que vêm descritas na embalagem do mesmo. Escurecer, não escurece, mas dá uma boa tapeada, já que os fios ficam mais acinzentados. Um dos únicos inconvenientes é que o cheiro é um pouco forte, mas nada que incomode.

Por insistência da minha esposa, a Lara, comecei a usar recentemente um shampoo desamarelador que ela comprou, na verdade, para uso dela (ela tem reflexos e, como estavam ficando muito oxidados e sem vida, a cabeleireira dela indicou para melhorar o aspecto destes reflexos). Lendo a bula, a Lara viu que esse shampoo também era indicado para os cabelos grisalhos. Conclusão: entrei na dança!... hehehehe... Estou usando uma vez por semana e tenho notado que os cabelos brancos estão mais brilhantes. Achei bacana e continuarei usando.



Para mim, o cabelo grisalho faz parte e conta um pouco da minha vida cheia de aventuras. Não me agrega idade, mas sim experiência de vida e sabedoria para vivê-la mais intensamente.

Grande abraço,

JH

2 comentários:

  1. Muito boa a matéria e a dica, já conhecia o desamarelador p/ reflexos, pois tb uso p/ disfarçar os cabelos brancos, que infelizmente gritam na minha cabeça....rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcinha!!! Eu não conhecia esse desamarelador. Depois que mudamos para cá, meus reflexos começaram a ficar verdes..kkkkk... Daí, meu cabelo começou a ficar com cara de relaxado. Por indicação da cabeleireira que fui aqui, comprei e curti bastante, mas nem imaginava que também era indicado para cabelos grisalhos. Curti!

      Excluir