terça-feira, 24 de setembro de 2013

Cozinha de Açúcar - Copa de Ouro

Oi, gentE!

Há cerca de 15 anos, eu estava assistindo TV e vi uma senhorinha que disse que faria uma sobremesa
maravilhosa e super barata. Peguei meu caderninho e caneta e copiei. Lembro-me que era perto do natal e eu falei que faria a sobremesa. Minha mamadi torceu o nariz e disse : "Deve ser ruim isso, Fabiana."


Pois bem, chegou o dia 23/12 e eu corri para testar os meus dotes culinários. Lembro como se fosse ontem. Ninguém tocou na sobremesa na noite da ceia, até porque temos o hábito de cozinhar em excesso nessas datas. Já no dia 25, um calor do Saara, nos lembramos da sobremesa no freezer.

Não custava experimentar, estava pronta mesmo. Que grata surpresa! O sabor era muito bom, mas bom mesmo! Resumindo: virou tradição na nossa casa. Toda a família tem a receita. Todas as festas servimos. Sabemos sempre a receita de cabeça!

Hoje vamos ensinar a receita para vocês e, com certeza, vai virar tradição por aí também.

1º etapa: calda.
Leve 2 xícaras (chá) de açúcar e 1 xícara (chá) de água para o fogo médio até formar uma calda cor de caramelo. Coloque em um refratário e reserve.



2 ª etapa: creme amarelo.
- 3 gemas
- 1 lata de leite condensado
- a mesma medida de leite
Misture bem e leve ao fogo para cozinhar, até virar um mingau. Despeje no refratário e reserve.


3º etapa: calda de chocolate.
- 6 colheres (sopa) de chocolate em pó
- 3 colheres (sopa) de açúcar
- 6 colheres (sopa) de água.
Misture bem e leve ao fogo, até levantar fervura. Despeje sobre o creme amarelo.



4ª etapa: creme branco.
- 3 claras
- 6 colheres (sopa) de açúcar
- 1 lata de creme de leite
Bata as claras em neve, junte o açúcar e bata novamente, até virar um merengue. Desligue a batedeira e acrescente o creme de leite.
Despeje sobre a calda de chocolate e leve ao freezer até endurecer.


Está pronto!

Uma dica é que, sobre a calda de chocolate, você pode colocar amendoim moído, nozes picadas e pistache. Fica muito bom!

Opção de sobremesa de baixo custo e muito sofisticada.

Um beijão daqui, para vocês daí!

Fabby

Nenhum comentário:

Postar um comentário