quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Daí, Daqui, de Lá e de Cá - Cutículas Bacanas e sem Alicate

Vida moderna inclui acúmulo de funções, principalmente para as mulheres. Estudamos, trabalhamos, cuidamos da casa e da família e ainda temos que arranjar tempo para nos cuidar. Haja fôlego! Às vezes, a correria é tanta que alguns cuidados básicos acabam sendo esquecidos e nem entrando mais na listinha básica de cuidados para com o nosso corpo.


Na semana passada, falamos sobre os cinco cuidados simples, mas básicos, que devemos ter para termos unhas saudáveis e mais bonitas. Um dos itens tratava sobre as cutículas, onde discorremos sobre a importância de mantê-las e não retirá-las. Com as perguntas de algumas leitoras, resolvemos estender um pouquinho mais sobre o assunto.

Vida moderna não consegue combinar com unhas bonitas, não é mesmo? Lavar louça, mexer no computador, cuidar da caixinha de areia das gatas, desinfectar as mãos com álcool para atender ao paciente, mexer com produtos químicos para limpar o banheiro, e por aí vai. Essa é a minha rotina, ou seja, impossível combiná-la com mãos bonitas e bem feitas o tempo todo. No meu caso, a manutenção das cutículas é até indispensável, já que elas são uma barreira natural que temos contra possíveis agentes agressores, como bactérias e fungos.

O que fazer, então? Com tantas coisas conflitantes, durante muito tempo eu neguei os cuidados básicos com as minhas mãos e, vira e mexe, ainda sofro com o meu próprio desleixo de anos a fio: minhas unhas são bastante fracas e se quebram com enorme facilidade, sempre tenho machucadinhos nos cantos dos dedos e jamais terei aquelas unhas poderosas porque elas não crescem com rapidez. A única coisa que sempre fiz foi empurrar as cutículas e tão somente e só. O que tenho hoje? Cutículas que não são espessas e que soltam com bastante facilidade.


Ah! Mas uma mão bonita tem que ter a cutícula retirada, dirão algumas amigas que acompanham o nosso blog. Eu concordo: uma mão bem feita merece um bom cuidado com a cutícula, mas nem sempre exige a retirada dela. Eu só retiro as minhas de tempos em tempos, apenas, e aprendi a fazer um ritual com uma dermatologista com a qual passei em consulta há alguns anos atrás. É simples, barato e dá bastante certo, mas se seguido com frequência. Já pensou em se livrar do alicate de vez em quando? Beleza, heim? Vamos lá?

1) Esfoliação.
Lave bem as mãos e deixe as unhas sem esmalte. A seguir, faça a esfoliação das cutículas. Você pode optar por usar um esfoliante próprio para o rosto ou fazer uma mistura de creme hidratante com açúcar, ou ainda misturar mel e açúcar. Eu curto muito misturar hidratante com açúcar.



2) Hidratação.
Use um bom creme hidratante e massageie as suas mãos. Depois, envolva-as em filme de pvc ou use luvas. No meu caso, eu uso luvas para procedimentos, aquelas que utilizamos em consultório. Se você comprar em casas cirúrgicas ou dentais, ficará bem mais barato do que comprar em farmácia. Fica aí uma dica de muita economia.

Deixe agir por 20 minutos.

3) Empurrar as cutículas.
Retire o creme hidratante, passando suas mãos em uma toalha. Com o auxílio de um palito simples ou de laranjeira, comece a empurrar delicadamente as suas cutículas.



4) Fortalecimento.
Assim que terminar de empurrar as cutículas, passe uma base fortalecedora e, após, o esmalte, se quiser esmaltar. No meu caso, eu quase não uso esmalte, mas procuro sempre passar a base para fortalecer as unhas.


Não se pode esquecer que as mãos necessitam de hidratação contínua, até mais do que o rosto, por exemplo. Passe o creme hidratante 3 vezes ao dia ou sempre que sentir necessidade. Cremes de hidratação profissionais são muito válidos (aqueles que são encontrados em casas de equipamentos de segurança para o trabalho; isso também vale para os protetores solares profissionais) e, às vezes, até mais baratos.

O conselho é praticar este ritual até duas vezes por semana. Se quiser resultados mais rápidos, faça três vezes por semana. Nos outros dias, massageie as unhas com hidratantes duas vezes ao dia ou aproveite para massageá-las quando já for aplicar o hidratante diário.

Abraços,

Lara

Nenhum comentário:

Postar um comentário