quarta-feira, 18 de setembro de 2013

De Malas Prontas - Belo Horizonte, MG

Olá, pessoas supimpas!

Capital do Estado de Minas Gerais, Belo Horizonte é cercada pela Serra do Curral. Em menos de cem anos sofreu um acelerado crescimento populacional, chegando a mais de um milhão de habitantes.




Belo Horizonte é conhecia mundialmente. Conta com importantes monumentos, parques e museus, como o Museu de Arte da Pampulha, o Museu de Artes e Ofícios, o Museu de Ciências Naturais da PUC Minas, o Circuito Cultural Praça da Liberdade, o Conjunto Arquitetônico da Pampulha, o Mercado Central, a Savassi, e grandes eventos como o Festival Internacional de Teatro, Palco e Rua (FIT-BH), Festival Internacional de Curtas e o Encontro Internacional de Literaturas em Língua Portuguesa. Por ter mais bares do que qualquer outra capital, Belo Horizonte também é conhecida como a "capital nacional do boteco".

Vale a pena ver o pôr do sol da Praça do Papa ou da Lagoa da Pampulha, um passeio pela Praça Liberdade e descansar sobre as sombras de suas árvores. Aliás, Belo Horizonte é uma das capitais mais arborizadas do país. E para quem gosta de verde, sugiro uma visita ao Parque das Mangabeiras, na Serra do Curral. É a maior área verde da cidade e um dos maiores parques urbanos da América Latina.

Outra coisa que Belo Horizonte tem de grande é a Feira Hippie, uma feira de artesanato que acontece aos domingos, onde podemos encontrar peças artesanais típicas da região.

Nos anos 1940, o então prefeito Juscelino Kubitschek trouxe a Belo Horizonte o urbanista francês Agache com objetivo de urbanizar a região da Pampulha, com sua lagoa artificial. Oscar Niemeyer, Burle Marx, Cândido Portinari são alguns dos famosos que assinaram as obras do Conjunto Arquitetônico da Pampulha como a Igreja São Francisco de Assis, o Cassino, a Casa de Baile e o Iate Tênis Clube. Hoje o conjunto é considerado um marco da arquitetura moderna.

Vale também um passeio pelo mercado central. Lá se encontra de tudo, desde comida típica mineira a artigos religiosos. Ervas para todos os gostos, artesanato e até roupas. Cada comerciante tem um pouco a contar sobre a história do local.




É em Belo Horizonte que fica a Rua Professor Otávio Coelho Magalhães, conhecida também por Ladeira do Amendoim, Ladeira do Sobe Sozinho, Rua do Sobe e Desce, etc. Estes nomes são dados devido às coisas parecerem ter mais facilidade para subirem a ladeira do que para descerem, contrariando a lei da gravidade. Pessoas deixam o carro desligado ou jogam uma bola para vê-los subirem a rua sem o menor esforço. Uns dizem que é ilusão de ótica, outros dizem que é uma espécie de magnetismo e para outros o a rua é uma reta. Venham visitar Belo Horizonte e tirem suas próprias conclusões.

Vejam o vídeo com fotos da cidade.

Informações
 

Site oficial da cidade: www.belohorizonte.mg.gov.br
Wikipédia: pt.wikipedia.org/wiki/Belo_Horizonte

Abraços do MM!

Nenhum comentário:

Postar um comentário