terça-feira, 17 de setembro de 2013

Recriarte - Ojo de Dios

Ah, que saudades dos tempos de escola...

Eu aprendi muito com as aulas de educação artística, na minha época de ginásio, que agora é chamado de ensino fundamental. Sempre gostei muito de trabalhos manuais, então eu adorava quando as professoras nos ensinavam algumas artes manuais.


Pensando em um tema para esta nossa coluna, o meu super maridão JH desenterrou um artesanato muito praticado nos anos 60 e 70 e que eu cheguei a fazer no meu ginasial, lá nos anos 80: a mandala "Ojo de Dios". Nossa! Quando ele falou nisso, viajei no tempo e no espaço para reviver os meus tempos de escola e me animei para trazer aos nossos leitores um artesanato bonito e cheio de significados!

O "Ojo de Dios", ou Olho de Deus, é um símbolo da cultura dos índios Huichol, do México, e dos índios Aymara, da Bolívia, feito com gravetos e linhas coloridas que se trançam, onde cada cor tem um significado.


Os índios Huichol chamam-no de "sikuli" ("o poder de ver e compreender coisas desconhecidas"). Quando uma criança nasce, o pai faz o olho central, adicionando mais um olho a cada ano que passa, até que a criança complete cinco anos. Já os índios Aymara fazem e colocam esta mandala nos altares para que Deus possa ver e proteger as pessoas.

Segundo a tradição, quando fazemos um "Ojo de Dios", estamos em oração, pedindo que a proteção divina se manifeste. Pode-se fazê-lo para si próprio ou para presentear quem você quiser. Quando esta mandala for um presente, é como transmitir uma oração, onde você pediria "que o Olho de Deus esteja abençoando e protegendo" a quem você presentear.

O Ojo de Dios pode ser feito de maneira mais simples e até ser mais complexo. No caso, faremos um mais simples, com 2 varetas.

Bacana, né? Vamos fazê-lo, então?

Materiais necessários:
- 2 palitos de espetinho
- 3 novelos de lãs coloridas
- tesoura
- lápis
- alicate de corte


Modo de fazer:
Assista ao vídeo clicando no link a seguir: Passo a Passo Ojo de Dios


Excelente terapia, arte manual, para o ensino escolar e para entreter as crianças. Pratique e se encante!

Abraços,

Lara

Nenhum comentário:

Postar um comentário