sábado, 7 de setembro de 2013

Numa Folha Qualquer - Fanatismo - Parte I

Olá, pessoas supimpas!

Quem disse que futebol, política e religião não se discutem? Claro que se discute! Com quem sabe discutir, claro! Com pessoas que respeitam opiniões diferentes mesmo não concordando.

Existem muitas coisas que causam discussões calorosas, mas, em minha opinião, acho que essas três são as que mais dão polêmica.

Li uma vez um artigo dizendo que quando alguém acredita muito em algo, mas muito mesmo, a ponto de fazer tal crença base para sua vida, o cérebro entende que aquilo é vital para a pessoa. Então quando o assunto é atacado ou contrariado o cérebro manda uma informação de defesa fazendo com que a pessoa negue a informação contrária. As reações podem ser diversas como ofensas a quem têm opiniões contrárias, mentiras para defender o argumento, etc.



Ceticismo.net

Vamos ver o que acontece no futebol, coisa que deveria ser um esporte para diversão se torna, muitas vezes, motivo para brigas violentas.

Muitos torcedores confundem rivalidade com inimizade. Não tem que ser assim. Inimigos jogam xadrez junto. Quando vocês eram crianças chamavam quem para jogar com vocês? Aqueles amigos que vocês mais gostavam ou aqueles chatos que lhes incomodavam?

Por que o seu time é o melhor? Se é o melhor, então por que seu time perdeu daquelas vezes? E perdeu justamente para aquele timinho lá! E o seu, então? Se é o melhor por que está na segunda divisão? E o seu que nunca ganhou aquele campeonato lá? Aliás, qual time nunca perdeu alguma coisa na história de sua existência? Não existe time melhor, o que existe são fases boas e ruins para todos os times.



Língua Afiada

Que sentido teria se todos os torcedores torcessem apenas para o mesmo time? E por que um time de futebol é a base de vida para muitos? Em que sentido tais times colaboram com suas vidas, a não ser nas vitórias quando lhes proporcionam alguns momentos de prazer? E não me digam que tudo isto é para estar em meio a amigos queridos bebendo e beliscando algo, pois futebol não é apenas o único motivo para estar entre amigos. Aliás, para estar entre amigos não é preciso motivo algum a não ser a própria amizade.

Vocês sabiam que aqueles pernas-de-pau ganham uma nota preta vencendo ou perdendo um jogo? E quem de vocês ganha alguma mísera parte do salário deles quando se esgoelam, se estapeiam, sofrem por eles? Eles nem sabem que vocês existem, pois para eles são apenas números.

Portanto, pessoas, vamos torcer sim! Mas vamos torcer com bom senso, tendo em mente que aquilo tudo é um espetáculo e que a alegria está em torcer e não somente nas vitórias que podem ou não vir. Tal espetáculo é apenas uma pequena parte de nossas vidas que podemos aproveitar da melhor forma e não uma base para nossa existência.



Meu Pé de Abobrinha

Diferenças existem aos montes e estão aí para serem compartilhadas e não impostas. Saibamos conviver com elas, saibamos aproveitar as que nos servem e a descartar as que não nos servem, e sempre nos lembrando de que nem tudo o que é bom ou ruim para nós também é para os outros. Não precisamos concordar com ninguém, mas devemos aceitar as diferenças.

Isto é respeitar!

Abraços do MM!

Nenhum comentário:

Postar um comentário