segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Petlovers - Caminhando com o seu Cão

Nossa vida, quando temos animais de estimação, só tende a ser mais bacana, já que os bichinhos nos trazem inúmeros benefícios já comprovados até cientificamente. Entretanto, alguns destes amiguinhos incondicionais precisam e merecem ter alguns cuidados mais específicos como a caminhada diária, caso se tenha um cão.


Com a rotina, tarefas acumuladas e a falta de tempo constantes, infelizmente a maioria dos tutores de cães não passeia com seus patudinhos ou, quando passeia, o faz por um tempo que é insuficiente. Pois então, leitor amigo, saiba desde já que passear com seu cão é tão importante quanto uma boa alimentação, cuidados veterinários e bons hábitos de higiene.

As desculpas, geralmente, são essas:
- "a minha casa já tem um grande quintal, então ele não precisa sair à rua para passear".
- "o quintal tem tudo o que ele precisa para correr e brincar o quanto quiser".
- "de vez em quando, a gente leva o nosso cão para passear de carro; já está bom".
- "meu cachorro não precisa sair na rua para fazer suas necessidades; por isso, não precisa passear, não".
- "a rua oferece muita doença, é muito suja e eu não quero que ele pegue pulgas ou carrapatos".
- "meu cão tem acesso à casa inteira, então não preciso passear com ele".
- "está chovendo/está muito calor/está muito frio e, sendo assim, não vou passear com o meu cachorro".


A caminhada diária só traz benefícios, tanto para os cães quanto para os seus donos. Já até falamos sobre os benefícios de se caminhar (link para o texto), mas falando especificamente sobre os cães, caminhar diariamente com eles traz muita saúde, controla o peso e o índice glicêmico, aumenta a massa muscular e previne doenças nas articulações, além de aumentar a resistência física e cardiorrespiratória do seu cãozinho. Isso sem contar que, passeando, o seu cão desenvolverá e apurará os sentidos do olfato e da audição.


O passeio deve ser feito, também, para deixar o seu cão psicologicamente mais estável. Por quê? Se o dono mantiver o seu cão apenas em casa, ele não conhecerá outras coisas além da sua casa e das pessoas que frequentam essa casa, tornando-se um perfeito vigia e reagindo, muitas vezes, até negativamente em contato com outras pessoas (o cão poderá receber mal os seus visitantes) e animais desconhecidos. Outro fato é o de que, todas as vezes em que o cão tiver que sair, ele se sentirá ameaçado, tornando-se tenso e até agressivo. Uma simples ida ao veterinário, por exemplo, será um grande transtorno. Mais um motivo para o seu cair passear sempre: deixá-lo sempre em casa pode aguçar a hiperatividade do cão, que poderá se tornar um destruidor de coisas e objetos, além de intensificar (se já houver) um quadro de depressão.

O tempo de caminhada depende do porte e das condições físicas do seu cão, por isso é muito bacana que o cão seja levado ao veterinário para uma análise geral de suas condições. Em geral, aconselha-se um passeio de 50 minutos em média para deixá-lo satisfeito. Outra coisa: o cão é resistente à variações climáticas, portanto deixar de passear porque está muito calor ou muito frio, ou até chuviscando, deixa de ser desculpa a partir de agora. É claro que o tutor não deve submeter o cãozinho ao sol do meio-dia, ou à chuva intensa, ou à nevoa fria que se forma às 6 hs da manhã. Tudo deve ser feito com bom senso, evidentemente.

Nem a desculpa de que o quintal é grande colará mais, viu? Seu cão só brincará se houver algum estímulo, portanto mesmo que ele tenha um espaço enorme à sua disposição, ele não brincará se alguém não brincar com ele ou o pior: a hiperatividade poderá surgir mais uma vez e, com isso, roupas no varal e buracos na terra virarão troféus para que ele chame a sua atenção.


Dicas de como fazer uma ótima caminhada ao lado do seu amigão:
- tenha sempre à mão sacos plásticos para recolher as necessidades do seu cão. Calçada suja, nem pensar!


- passeio só com coleira e guia. Nunca se sabe se o seu cão sairá correndo porque teve algum estímulo, portanto é melhor não arriscar.

- seu cãozinho comeu ou bebeu muito antes de sair? Aguarde pelo menos meia hora antes de iniciar a caminhada para evitar as congestões.

- os melhores períodos para passear são a manhã e o final da tarde por oferecerem temperaturas mais amenas.

- seu cão tem pelo claro? Filtro solar nele! Pergunte ao veterinário de confiança do seu cão qual é o mais indicado.

- evite os horários de sol a pico ou caminhe com o seu cão pela sombra. Evitará a desidratação e machucaduras nas patas.

- sempre que chegar em casa, dê uma olhadinha nas patas do seu cachorro. Se identificar alguma coisa, leve-o ao veterinário imediatamente.

Mesmo depois de saber de todos estes benefícios, você ainda não terá tempo para caminhar com o seu cão? Recorra a um "dogwalker". Hoje em dia, já existem pessoas que se oferecem para levar os cães para passear. O serviço é bem bacana e o seu cão gostará bastante do passeio, mas não gostará tanto quanto se fosse o seu dono que o levasse.


Aproveite! Fazer exercício junto com o seu melhor amigo será muito melhor!

Abraços,

Lara

Nenhum comentário:

Postar um comentário