segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Petlovers - A Melhor Ração

Eu concordo plenamente. Como é difícil escolher a ração para os nossos pequeninos! Tantas marcas, tantas opções, tantas combinações de elementos e nutrientes, que a gente fica até tonto, não é? Muitas pessoas acabam escolhendo a ração pelo preço, mas uma coisa é sabida: quanto mais barata a ração é, pior qualidade ela apresenta. Pois então: o que a gente deve observar quando vai comprar a ração para o nosso pet?


No mercado brasileiro, temos basicamente 4 tipos de rações: "standard" ou "linha de combate", "premium", "super premium" e as específicas, como as para animais com problemas renais, diabetes, obesidade e raças específicas, por exemplo. A diferença entre elas está nos nutrientes que garantem uma dieta balanceada para o seu animal de estimação. Uma ração "super premium" possui ingredientes melhores e maior digestibilidade, que permite ao animal aproveitar melhor os nutrientes que a ração possui, comendo, então, uma menor quantidade de ração. A ração "premium" também possui bons ingredientes, mas digestibilidade menor. Já a "standard" tem muitos ingredientes com baixa digestibilidade, o que fará com que o animal tenha que ingerir uma quantidade bem maior de ração para se sustentar; consequentemente, ele consumirá mais ração e produzirá mais fezes.

As rações específicas são prescritas pelo médico veterinário para os animais com problemas de saúde e necessidades nutricionais específicas, como os diabéticos, com deficiências renais ou os que estão acima do peso. Ultimamente, dentro das específicas, mais um tipo de ração está surgindo: rações indicadas para determinadas raças, para animais castrados e para os animais idosos.
 

Quando me perguntam o que eu compro para as nossas gatinhas, eu sempre aconselho a comprar rações "super premium" ou, mais recentemente, as "high premium". Alimentam mais, deixam os bichinhos melhor alimentados e saciados por mais tempo, além de deixarem os pequeninos com um pelo brilhante que só e muito mais felizes. Comprar uma ração "super premium" é economia na certa, pois os animais comem menos (o que economiza a quantidade de ração comprada), são mais saudáveis (pois ingerem os nutrientes necessários e ficam menos doentes, o que também economiza consultas veterinárias) e até te dão um tempo na limpeza, já que o cocô diminui, é menos fedido e mais durinho, o que facilita na remoção e na limpeza.

Dicas e conselhos bastante importantes:
- jamais compre ração a granel. Não se consegue ver o prazo de validade, a tabela nutricional e a ração exposta perde e muito em seu grau de umidade, além de a gente não saber como é que se conserva essa ração que fica exposta.

- filhote tem que comer ração de filhote apenas. As rações para filhote têm cálcio, vitaminas e leite em sua composição, itens muito necessários na formação e crescimento dos pequenos patudinhos.
- as rações úmidas (de latinhas) são válidas, sim. Geralmente, são indicadas para o desmame e para animais já mais velhinhos, com problemas de dentição ou mastigação.
- os petiscos são válidos, mas sem exageros. Limite a oferta a duas vezes ao dia apenas, e para recompensar o seu bichinho, caso ele necessite de reeducação.
- cuidado com as sobras de comida. Cães e gatos têm exigências nutricionais bem diferentes das dos seres humanos e habituá-los somente às sobras pode gerar problemas sérios como obesidade, complicações renais e gástricas. A nossa comida pode, inclusive, aumentar a quantidade de tártaro e causar queda de pelos e diarréia, por excesso de gordura.



Ainda ficou perdido? Peça a orientação do médico veterinário sempre. Seu bichinho não gostou da ração que você comprou? Teste várias marcas e jamais force a alimentação do seu pet. Vai doar ração para um abrigo de patudinhos carentes? Por favor! Não economize! Compre ração de boa qualidade e faça uma boa ação, pois os animais que estão nos abrigos, em sua maioria, são resgatados com muitas deficiências nutricionais, portanto a boa ração que você comprar, vai ajudar e muito na recuperação destes animais carentes de tudo.

Para fechar o assunto, comprar uma boa ração garante alegria e longevidade para o seu amiguinho de estimação, que devolverá o seu cuidado com amor, saúde e muita alegria!

Abraços,

Lara

Nenhum comentário:

Postar um comentário