Cheirinho de casa limpa! Hummm! Quem é que não gosta, heim? O duro é limpar e sem saber como limpar mais rapidamente e com maior eficiência. Se estes são os seus problemas, em pelo menos um, nós podemos ajudar. Saiba, então, quais são as indicações dos produtos de limpeza e como tirar melhor proveito deles.
Antes de qualquer coisa, é sempre válido o conselho de se ler e entender as informações que vêm descritas nas embalagens para não correr o risco de danificar os itens que serão limpos e nem colocar a sua saúde e de sua família em perigo. Acostume-se a ler a bula de todos os produtos que você usa, inclusive para informar melhor um possível atendimento em situação de emergência médica.
1) Água sanitária.
Sua principal função é a de alvejante, servindo tanto para roupas como para a limpeza da casa.
No caso das roupas, serve para devolver a brancura aos tecidos ou para desencardí-los, mas apenas pode ser usado em peças brancas. Não usar em tecidos coloridos, pois a água sanitária mancha. Para as peças coloridas, use somente o "alvejante seguro", que não contém cloro.
Na limpeza da casa, a água sanitária serve para desinfectar o quintal, os pisos da cozinha e os azulejos do banheiro, principalmente dentro do box.
Cuidados redobrados com o uso de água sanitária, pois a mesma pode causar intoxicação e fechamento dos brônquios, o que pode levar à dificuldade respiratória e asfixia.
2) Álcool.
Perfeito para limpar eletrodomésticos, espelhos, fórmica e as louças do banheiro. Para usar, primeiro umedeça um pano limpo para depois aplicá-lo sobre as superfícies a serem limpas. E vale a dica: teste sempre sobre uma pequena superfície para ver se não manchar.
É vendido na forma líquida e em gel e até associado a outros produtos de limpeza, como o detergente.
3) Alvejante sem cloro.
Seja em pó ou em líquido, não contém cloro em sua formulação e serve para retirar manchamentos dos tecidos coloridos sem desbotá-los ou descolorí-los. O alvejante em pó é indicado para manchas mais brandas. Já o líquido, para aquelas manchas mais difíceis, como as causadas por batom, chocolate, café ou vinho, por exemplo.
Siga as recomendações do fabricante sempre para tirar o melhor proveito deste tipo de produto, que não é tão barato assim. Conhecido, também, como alvejante seguro.
4) Desengordurante.
São os eliminadores de gordura e servem para manter as superfícies limpas e sem aquele aspecto ensebado e gorduroso. Extremamente indicado na cozinha (azulejos, fogão, pia e eletrodomésticos), mas também pode ser utilizado na limpeza do banheiro (box, azulejos, piso).
A dica é sempre finalizar com um pano bem seco, que dará mais brilho.
5) Detergente.
É o coringa da limpeza da casa. Apesar de ter sido feito apenas com o intuito de lavar a louça, é eficaz na limpeza de qualquer cômodo da casa, já que é desengordurante, bactericida e mantém os utensílios mais lisos e brilhantes.
Use sem restrição, mas procure comprar detergentes biodegradáveis, que contribuirão na manutenção do meio ambiente.
6) Limpa-vidro.
Como o próprio nome já diz, é indicado na limpeza dos vidros, como janelas e espelhos. A melhor forma de usá-lo é borrifá-lo sobre a superfície que se quer limpar e usar um pano seco e sem fiapos, limpando com movimentos circulares para não manchar.
7) Removedor.
Deve ser usado antes de se encerar o chão, para remover a cera antiga, não importando se o piso é de cimento ou madeira. Pode ser usado, também, para limpar carpetes e tapetes.
8) Vinagre.
Não é um produto de limpeza, mas é ótimo na limpeza da casa! É desinfetante, é neutralizador de odores, é bactericida e um verdadeiro multiuso, pois pode ser usado para limpar vidros, espelhos, paredes, armários, tapetes, copos e taças e eletrodomésticos. Ufa! Bastante coisa, né? Mas ele apresenta mais duas vantagens, além das já citadas: não possui substâncias tóxicas e é baratinho, se comparado aos outros produtos de limpeza.
9) Água oxigenada.
A febre do momento são os produtos à base de água oxigenada ou peróxido de hidrogênio, como queira chamar. É um produto excelente e promete o que cumpre: limpa mesmo! É um produto multiuso e, portanto, pode ser usado na casa toda, mas a principal recomendação é para uso em pisos, louças sanitárias, box e azulejos.
O custo, se comparado aos outros multiusos, é bem mais elevado, mas vale a pena comprar e usar, pois gasta menos e limpa mais. Eu uso para limpeza do banheiro e facilitou e muito na remoção do limo que se forma no box. Gostei e recomendo.
Agora que você já sabe tudo sobre os produtos de limpeza, boas compras!
Abraços,
Lara
Nenhum comentário:
Postar um comentário