segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Petlovers - Caixa de Areia: Cuidando do Banheiro do seu Felino

Um dos principais atrativos para se adotar um gatinho é o de que o gato é um animal extremamente limpo e, como isso realmente é verdade, os gatos também gostam de lugares limpos. Alguns deles são até muito criteriosos em matéria de limpeza e não aceitam as suas caixinhas de areia se elas não estiverem bem cuidadas. Acredite: a caixinha de areia pode ser a sua glória ou a sua ruína, dependendo dos cuidados e das escolhas que você fizer.


Gatos se lambem para manter a sua pelagem limpa e arrumada e, na hora de usar o seu "banheirinho", não poderia ser diferente, portanto se o seu gatinho não está usando a caixa de areia como deveria, é importante se descobrir o porquê. Ou a rotina de limpeza não está correta, ou a areia é muito grossa, ou o ambiente é barulhento, ou não há privacidade suficiente para ele. A primeira coisa é levá-lo ao veterinário para excluir a possibilidade de algum problema de saúde, já que gatos são muito suscetíveis aos problemas renais. Se a saúde está em ordem, é bom investigar problemas comportamentais e de sociabilidade.

Vamos enumerar algumas dicas e conselhos.

1) O tipo e a quantidade de caixas.
A caixinha de areia precisa ser alta o suficiente para que o gato, ao cavar, não jogue a areia para fora dela. O cálculo é a de que a caixa deve ter, pelo menos, a metade da altura do seu gato. Existem vários modelos de caixas, inclusive as cobertas. Geralmente, os gatos preferem as caixas abertas e mais largas, para que possam entrar de corpo inteiro nelas.
Aqui em casa, uma solução que deu muito certo foi comprar uma caixa de "virar massa" de pedreiro número 20, que compramos em uma casa de materiais de construção. Gastamos quase 8 reais e nossas meninas adoraram.



O ideal é sempre ter uma caixa para cada gato que se possuir. Nem sempre, os gatos gostam de dividir a caixa com outros gatos e muitos não enterram os seus dejetos porque são os animais "dominantes" do ambiente, portanto é sempre bom ter mais de uma caixa à disposição.

2) Manutenção da saúde e boa alimentação.
Invista em cuidados veterinários e em rações e petiscos de boa qualidade. Parece bobagem, mas uma boa alimentação garantirá menor quantidade de dejetos e, consequentemente, diminuição dos odores, isso sem falar em gatinhos mais saudáveis, mais felizes e com pelos mais brilhantes.


3) A escolha da areia.
Prefira comprar sacos de areia higiênica em supermercados e pet shops. Qual a granulação? Dependerá do gosto do seu gatinho. Alguns gostam de areias mais finas, outros de areias mais grossas. Já existem os granulados de madeira, serragem e os cristais de sílica. Apenas tenha o cuidado de comprar areias com pedriscos que não machuquem as patinhas. Inclusive, você poderá misturar as granulações. Aqui em casa, nossas meninas preferem uma areia um pouco mais grossa, com pedriscos maiores.


 
Jamais use areia de construção e cuidado com as misturas com alimentos orgânicos, como a farinha de mandioca. Por mais que a farinha absorva o xixi e diminua o cheiro, ela é um alimento e, como todo alimento, irá fermentar depois de um determinado tempo, garantindo, assim, a formação de colônias de fungos e bactérias. Imagine o seu gatinho lambendo as suas patas cheias dessas contaminações? Nada substitui a limpeza, portanto crie uma rotina para limpar e manter a caixa de areia em ordem e não precisará de subterfúgios para diminuir odores.
Quer diminuir as contaminações, larvas e vermes? Misture sal grosso à areia apenas e mantenha as vermifugações em dia, mesmo para os gatinhos criados em ambientes fechados e sem acesso às ruas.
Cuidado com areias aromatizadas. Os gatos possuem o olfato muito apurado e são muito alérgicos, portanto areias como essas não são recomendadas.
 
4) Limpeza.
Se a caixa não estiver limpa ou estiver cheia de torrões de xixi e cocôs, seu gatinho não irá usá-la e começará a fazer as suas necessidades em outros locais da casa. Crie o hábito de limpar a caixa duas vezes ao dia (manhã e noite, ou antes de sair e ao voltar do trabalho, por exemplo) ou sempre que o seu pequenino a usar. Utilize uma pá e descarte em saquinhos fechados, para não esparramar dentro dos sacos de lixo.




A caixa deve ser lavada uma vez por semana com detergentes ou limpadores multiusos e muito bem enxaguadas e enxutas após a lavagem. Se possível, deixe secando ao sol por um tempo.
Troque totalmente a areia quando for lavar a caixa e insira um pouco mais todas as vezes em que for retirar os torrões. O correto é deixar sempre uma altura de aproximadamente 3 dedos de areia para que o seu gato possa escavar à vontade.
Jamais descarte a areia sanitária no vaso do seu banheiro, mesmo que isso esteja permitido na embalagem que contém a areia. Evite problemas como entupimentos e refluxo de cheiros, principalmente se você morar em apartamento.


5) Escolhendo os locais mais apropriados.
Neste quesito, os gatos são muito parecidos com os humanos: eles precisam de privacidade quando vão usar a caixa de areia. Escolha um ambiente bem ventilado, calmo, mais reservado e sem muito barulho. Evite, também, ficar próximo do local se perceber que o seu pequenino vai usar a caixinha, pois ele pode se atrapalhar e até começar a segurar o xixi e o cocô, o que trará problemas sérios de saúde.
Se você morar em casas ou apartamentos muito grandes, disponha caixas em mais lugares. Se morar em sobrados ou apartamentos duplex, por exemplo, deixe uma caixa de areia por andar.
Jamais, em tempo algum, deixe os comedouros e bebedouros próximos das caixas de areia. Você curte se alimentar pertinho do seu banheiro? Os gatos também não, portanto separe os ambientes.
Parece incrível, mas já está no DNA dos gatinhos a necessidade do uso da caixa de areia, sendo assim é fácil ensinar o seu gatinho filhote a usá-la. Alguns filhotes procuram a caixa sozinhos, já outros é necessário ensinar onde está. Fique atento ao local onde o filhote costuma fazer as suas necessidades e coloque uma caixinha lá. Aos poucos, vá mudando a caixa de lugar, até trazê-la ao local mais apropriado. Outra dica é colocar o filhotinho dentro da caixinha e movimentar as suas perninhas, estimulando-o a cavar.



O melhor toque que eu dou aos gateiros e gateiras de plantão é: observação. Muito do que aprendi no que toca aos cuidados com as nossas gatas foi simplesmente observando-as. Gatos são animais que caçam e são caçados, portanto são predadores e são presas. Mas o que isso tem a ver com a caixa de areia? Tudo. Vou explicar: os cheiros têm a função de demarcação de território e identificação de presas fáceis. Os gatos enterram os seus dejetos para se os seus possíveis predadores não sintam os seus cheiros, portanto fazem isso para não virarem presas. Os que não enterram são os animais dominantes e, com essa atitude, fazem com que os outros animais sintam medo deles, já que isso se torna uma maneira de demarcar o território. Os que enterram são os submissos, que escondem os seus dejetos por medo dos dominantes e de possíveis predadores.

Por mais que estejam domesticados, esses padrões de comportamento ainda persistem nos gatos de hoje em dia. É por isso que nós encontramos alguns excrementos descobertos. Não é porque o seu gato não aprendeu a cobrir, mas sim porque ele é o animal dominante, caso você tenha mais de um gato. Por isso, a caixinha de areia é tão importante para eles.


Mantenha a saúde do seu gato, estabeleça uma rotina com ele e sempre observe. Vale a pena! Seu gatinho o recompensará com muito mais amor e companheirismo!


Abraços,

Lara

2 comentários: