sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Cozinha de Sal - Surimeshi

Culinária oriental? Eu adoro! Sou fã de carteirinha de um prato chamado Yakimeshi, muito conhecido aqui no Brasil como “arroz colorido”. Tradicionalmente, o yakimeshi é feito com arroz branco, legumes, ovos, cogumelos e carnes ou frutos do mar. Aqui no Brasil, ele já sofreu uma forte variação e, ao invés das carnes e frutos do mar, leva presunto em cubinhos.


A origem é muito discutida. Alguns garantem que ele pertence à cozinha chinesa, outros defendem que é um prato japonês. Brigas à parte, o yakimeshi é para os orientais o que o risoto é para os italianos: indispensável. Entretanto, o próprio nome dá a pista: yakimeshi é uma palavra japonesa que significa "arroz assado" (yaki=assado, meshi=arroz). Já na China, é conhecido como Chao Fan.

Para mim, o mais importante é o sabor que o yakimeshi oferece: é um prato completo, saudável e perfeito, sozinho ou acompanhado de um bom yakisoba ou frango xadrez. Entretanto, por motivos de intolerância gástrica, eu não pude mais degustá-lo com o presunto e fiz uma modificação até mais saudável, usando o kani kama no lugar do presunto em cubos.

Nos últimos dias, houve um viral que se espalhou pelo Facebook como pólvora acesa, onde se dizia que o kani kama era um alimento "mentiroso" por não conter carne de siri como dizia ter. Se as pessoas prestassem mais atenção na embalagem, veriam que lá está escrito, como descrição do kani kama, que o mesmo é um bastonete à base de surimi. Portanto, onde é que as pessoas enxergaram siri?


Surimi é uma massa feita com peixes de carne muito branca, cuja carne é moída e lavada em água doce gelada. Daí, são acrescentados extratos de caranguejo ou lagosta, amido de trigo, clara de ovo, açúcar, extrato de algas, sal, vinho de arroz, proteína de broto de feijão e glutamato monossódico. Essa massa é moldada em camadas bem finas, que são enroladas até ficarem com o diâmetro de 1,5 cm e a parte externa é tingida com corante alimentício vermelho. Depois de tingidos, são embalados a
vácuo em plástico, cozidos na própria embalagem e cortados em bastonetes de 7,5 cm de comprimento e peso de 17 gramas.

Em japonês, kani significa caranguejo e, como deu nome ao produto, é daí a provável confusão com o siri. Entretanto, era só prestar mais atenção na descrição do produto para saber que não há o siri propriamente dito em sua composição, o que não desmerece em nada o produto, já que o kani kama é um alimento extremamente rico em proteína, participando diretamente na composição de hormonas e enzimas que são fundamentais para a boa saúde do nosso organismo.


Confusões desfeitas, vamos à receita? Eu a batizei de Surimeshi!

Ingredientes:
- 2 xícaras (chá) de arroz cozido com raspas de cenoura e temperado com flocos de cebola/alho/salsinha desidratados
- 1 ovo levemente batido
- milho verde e ervilha a gosto
- salsinha e cebolinha picadas a gosto
- azeite
- kani kama picados


Modo de fazer:
Faça o arroz com as raspas de cenoura e temperos desidratados como de costume e reserve.



Em uma panela grande, aqueça um fio de azeite e coloque o ovo batido, mexendo com o garfo sempre, até virar ovo mexido. Baixe o fogo, acrescente o arroz, o milho verde, a ervilha e o kani, mexendo devagar por dois minutos.


Após, desligue o fogo e acrescente a salsinha e a cebolinha. Sirva a seguir.

Se você preferir, pode usar apenas o arroz branco como base. A cenoura, além de deixar a receita mais gostosa, dá um colorido todo especial ao prato, principalmente pelo contraste com a salsinha e a cebolinha. Ótima pedida para encantar a criançada!

Experimente e se delicie!

Abraços,

Lara

Nenhum comentário:

Postar um comentário