sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Do Museu à Balada - Torre do Banespa

Oi, pessoas supimpas!

Um dos lugares que gosto de visitar em São Paulo é a torre do Banespa, um dos prédios mais altos da cidade. De lá de cima, há pouco mais de 160 metros de altitude, tem-se a visão de 360° de boa parte da cidade, abrangendo a Serra da Cantareira, o Pico do Jaraguá e a Serra do Mar.



O verdadeiro nome deste edifício é Altino Arantes, em homenagem ao primeiro presidente brasileiro do banco, mas ficou conhecido por ser o prédio que abrigava a sede do Banco do Estado de São Paulo - BANESPA. Hoje o é administrado pelo banco Santander.



A torre é um dos cartões postais da cidade. Construído a partir de 1939, o prédio localiza-se no centro velho da cidade na Rua João Brícola próximo às ruas São Bento, XV de Novembro e Direita. O edifício demorou oito anos para ser finalizado e foi inaugurado em 1947 pelo, então, governador do estado, Ademar de Barros.



Em junho de 2011 foi tombado pelo patrimônio histórico junto com sues móveis antigos. No saguão há um enorme lustre de 13 metros de altura e 10 mil peças de cristais. As paredes são em mármore e o piso todo em granito. No último andar há fotos e painéis contando a história do edifício.

Informações

Banespão (Edifício Altino Arantes)
Horário de funcionamento: de segunda a sexta, das 10h às 15h
Endereço: Rua João Brícola, 24 - Centro - São Paulo (Metrô São Bento)
Tel.: (11) 3249-7180
Entrada gratuita



Vale uma visita!

Abraços do MM!

Nenhum comentário:

Postar um comentário