quarta-feira, 20 de novembro de 2013

De Malas Prontas - Estância Turística de Barra Bonita, SP

Em tempos de rotina estressante, o que mais a gente quer é viajar e relaxar. Sons do vento, da água, do canto dos passarinhos, distância dos grandes centros urbanos e um lugar bucólico para descansar, curtindo o tempo que passa devagar, devagar, é o resumo perfeito dos nossos desejos.


Assim é a cidade de Barra Bonita, a "Cidade Simpatia", onde o tempo parece que parou a nosso favor. Localizada no interior de São Paulo, às margens do rio Tietê, a pequena e pacata cidade oferece calmaria e descanso aos visitantes que procuram pela tranquilidade das cidades do
interior.

Com seus pequenos e pitorescos hotéis, a atração principal de Barra Bonita é o passeio de barco pela eclusa do rio Tietê. A inauguração da eclusa é de 1973, sendo que ela foi feita para viabilizar a Hidrovia Tietê-Paraná, onde, através do seu desnível de 25 metros, pode-se continuar navegando pelo
rio Tietê. O tempo de eclusagem é de 12 minutos, proporcionando um passeio bem bacana aos visitantes. A cidade conta com algumas empresas que operam esse passeio e os turistas podem escolher entre as rotas mais longas e as mais curtas.


Aliás, o próprio rio Tietê acaba se tornando mais uma atração turística. Em Barra Bonita, este rio, tão maltratado na Grande São Paulo, encontra-se totalmente despoluído. Pode-se banhar nas prainhas, praticar esportes náuticos e pescar à vontade, inclusive dentro do perímetro urbano, já que o rio possui 42 km de extensão dentro da cidade. Por esse motivo, Barra Bonita foi uma das únicas cidades totalmente povoadas às margens deste rio.

Com aquele jeitinho de interior, quem visita a cidade ainda pode passear pelo Parque Turístico Waldemar Lopez Ferraz e curtir o passeio de teleférico, a pista de kart e o lago dos pedalinhos, além da Mini Cidade da Criança, um conjunto com parque infantil e réplicas em miniatura da Igreja Matriz, de um castelo medieval e do saloon. O Parque conta com área de alimentação, também.


Atração à parte, o Museu Histórico Municipal Luiz Saffi possui várias salas de exposição com fotos, objetos e histórias da fundação e início da cidade. O prédio que abriga o museu, aliás, era a Estação de Trem Barra Bonita, inaugurada em 1929. Já o Barra Bonita Shopping foi instalado na área que pertenceu ao Mercado Municipal e possui lojinhas bacanas com preços atrativos. O Memorial do Rio Tietê funciona no piso superior e vale a visita.

A curiosidade é aguçada na Praça Doutor Tatinho. Tendo, como forma, um gigantesco barco, a praça é uma mistura de música com barco, na verdade. Há letras musicais gravadas no chão e, antigamente, saíam água e luzes da fonte (localizada no centro da praça) em perfeita sintonia com a música que estava sendo tocada. Além disso, a construção em forma de barco, se vista da cidade vizinha de Igaraçu do Tietê, imita um barco parado se olhado ao nível do rio Tietê.  

 
Barra Bonita oferece agitação em alguns períodos do ano. O carnaval é muito concorrido e bem divertido, já no reveillon a queima de fogos é na avenida principal, onde todas as tribos se encontram. A cidade sedia, também, vários encontros de motoclubes.


Para descansar a mente e o corpo, eu indico sem moderação. Visite e se apaixone por Barra Bonita!

Abraços,

Lara

Nenhum comentário:

Postar um comentário