quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Do Museu à Balada - Mercadão de São Paulo

Oi, pessoas supimpas!

Um dos lugares que gosto de visitar em São Paulo é o Mercado Municipal Paulistano, mais conhecido como Mercadão. Gosto dos quitutes como o bolinho de carne seca com massa de mandioca e o sanduíche de mortadela. O chope de vinho servido lá também é uma delícia!



Wikipédia

Em 2013, o Mercadão está completando 80 anos de existência. Seu aniversário é comemorado junto com o da fundação da cidade, em 25 de janeiro. Foi projetado pelo arquiteto e engenheiro Francisco de Paula Ramos de Azevedo – o mesmo que projetou o Teatro Municipal, a Pinacoteca e os Correios, – para substituir o antigo mercado central, que funcionava onde hoje fica a Rua 25 de Março. O desenho da fachada é de Felizberto Ranzini, os vitrais mostrando e retratando a produção de alimentos são do artista russo Conrado Sorgenicht Filho e o mezanino é de autoria do arquiteto Pedro Paulo de Mello Saraiva.

Com o tempo, o Mercadão foi deixando de ser um espaço frequentado por cozinheiros e donos de restaurantes para ser um ponto turístico bem movimentado. Peixarias, bancas de frutas, lojas de doces, utensílios domésticos atraem pessoas vendas de vários lugares, inclusive do exterior.



Wikipédia

Famoso pelo seu sanduíche com 300 gramas de mortadela e o bolinho (que não é nada pequeno) de bacalhau, hoje o Mercadão é um ponto de encontro dos paulistanos e está incluso na programação da Virada Cultural Paulista que acontece todo ano.

É parada obrigatória para quem for fazer compras na Rua 25 de Março e quiser dar aquela pausa para o almoço. É difícil saber qual lanchonete serve o quitute mais delicioso. Algumas oferecem até almoço, além dos bolinhos e sanduíches tradicionais. Há também versões menores para quem não aguenta comer os lanches gigantescos. Os pastéis também não ficam atrás em questão de tamanho, pois é impossível comer um segurando somente com uma das mãos.



Wikipédia

A sobremesa pode ficar por conta das frutas frescas e algumas bancas oferecem salada de frutas e sucos deliciosos. No Mercadão, é o único lugar onde realmente consigo comer abacaxi doce de verdade, sem aquele papo furado de vendedor.

O Mercadão também apresenta eventos como feira de artesanato e música ao vivo.



Wikipédia

Vale uma visita!

Informações:

Rua da Cantareira, 216 - Centro
Telefone: (11) 3313-3365

Site oficial
Facebook
Wikipédia

Abraços do MM!

Nenhum comentário:

Postar um comentário