quarta-feira, 6 de novembro de 2013

De Malas Prontas - São Luís, MA

São Luís é uma cidade de muitos encantos e diversas contradições. Também, pudera: é a única cidade brasileira fundada por franceses, posteriormente invadida pelos holandeses e colonizada por portugueses. Um verdadeiro caldeirão étnico e cultural. Cidade dos mais variados sabores e aromas, é a capital do estado do Maranhão e está localizada na ilha de Upaon-Açu, expressão indígena que significa "ilha grande". Sua fundação data de 8 de setembro de 1612, portanto a história da cidade é
bem longa.


A influência francesa é facilmente identificada em sua arquitetura, principalmente nos grandes casarões que compõem o centro da cidade e o Centro Histórico. São Luís é considerada a "Capital dos Azulejos" e tombada pela Unesco como Patrimônio Cultural da Humanidade, com muitos lugares para se visitar e muita cultura para se absorver, como as manifestações culturais do bumba-meu-boi, o tambor de crioula, a dança do coco, o cacuriá e o tambor de mina (religião afro-brasileira), isso sem
contar o forte carnaval de rua, com blocos carnavalescos e bandinhas tradicionais, e as lendas nativas, como a da carruagem de Ana Jansen, senhora que dá nome à uma das lagoas da cidade, a Lagoa da Jansen.


Para se conhecer tudo é preciso ter tempo. Reserve, pelo menos, uma semana em seu calendário para andar pelas ruas, apreciar a culinária local (o arroz de cuxá é imperdível) e visitar as praias, como a Ponta D'Areia e a do Calhau, que têm fácil acesso. Só não vale se estressar com o trânsito e os buracos nas ruas. Infelizmente, há engarrafamentos e as grandes avenidas possuem muitos buracos (muitos mesmo). Atenção na direção é imprescindível, caso você dirija por lá. Eu vi motoristas fazendo coisas no trânsito que até Deus duvida!


Alguns pontos turísticos que devem ser incluídos no seu roteiro são o Teatro Artur Azevedo (o segundo teatro mais antigo do país), o Palácio dos Leões (construído como uma fortificação em homenagem ao rei francês Luís XIII em 1612, daí vem o nome da cidade; é a sede do governo estadual), a Catedral de São Luís do Maranhão (o altar-mor é todo talhado em ouro), o Palácio de La Ravardière (construída em 1689 originalmente como a Casa da Câmara; atual sede da prefeitura municipal), o busto de Daniel de La Touche (Senhor de La Ravardière, é o fundador da cidade), o Museu de Artes Visuais, o Centro de Cultura Popular Domingos Vieira Filho, o Museu Histórico e Artístico do Maranhão (que funciona no Solar Gomes de Souza), o Solar São Luís (é o maior prédio em azulejos do país) e o Museu do Negro (é referência em cultura negra).


Ufa! Respire fundo, faça as malas e visite com tempo. Ah! E inclua roupa de banho na lista pois chuva por lá é raro e o clima é bem quente. Só precisa prestar atenção na variação das marés que sobem e descem, em média, 8 metros. Na maré alta, o mar cobre completamente as faixas de areia, o que dá espaço para aproveitar as diversas barraquinhas espalhadas pelas orlas. Resumo: diversão a qualquer tempo.


Visite a cidade e bom divertimento!


Abraços,

Lara

Nenhum comentário:

Postar um comentário