segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Truques e Tralhas - Utensílios de Madeira

O assunto gera ainda muita polêmica, embora já tenha sido proibida a sua utilização em cozinhas industriais, mas... E em casa? Posso usar/comprar ou não os bons e velhos utensílios de madeira?


Utilizar tábuas de madeira e colheres de pau já é um hábito que vem das nossas avós. São úteis, duráveis e ajudam muito a não riscar as panelas. O grande problema é que, como são mais porosos, eles são muito mais suscetíveis a alojar germes e bactérias que os utensílios de plástico e metal. Por isso, foram proibidos em cozinhas industriais e restaurantes. Se os feixes da madeira não forem muito duros e apresentarem espaços, esse utensílio pode se tornar fonte de contaminação e transmissão dessa contaminação para outros utensílios e para os alimentos que estão sendo preparados.

Em casa, é muito mais fácil limpar e observar se esses utensílios estão bons e sem contaminação. Basta desinfetá-los e lavá-los a seguir. Isso deve ser feito até com aquelas colheres de pau que ficam muito tempo guardadas em gavetas ou embaixo da pia. Como não se sabe se ainda estão sem contaminação, é melhor prevenir do que remediar.

A desinfecção é simples:
- escolha um recipiente grande o suficiente para acomodar as suas peças de madeira, como bacias e tigelas grandes. A seguir, coloque um pouco de água sanitária e complete com água fervente. A proporção ótima é de 20 partes de água para cada parte de água sanitária utilizada.
- mergulhe as suas peças na solução e deixe de molho por uma hora.
- retire as peças, enxague-as bem e jogue fora a solução utilizada.
- faça agora uma outra solução, desta vez misturando detergente comum e água fervente novamente.
- mergulhe as peças nesta nova solução e deixe-as de molho por 15 minutos ou até que o cheiro da água sanitária desapareça.
- após, jogue fora a solução e lave as peças normalmente, como se estivesse lavando a louça. Seque imediatamente ou deixe ao sol para secar.



Desinfecção feita, observe se a madeira ficou porosa ou "crespa". Se isso aconteceu, é só passar uma lixa fina ou esponja de aço e reiniciar o processo de desinfecção. Se a superfície ficou porosa demais, é hora de jogar fora.

Se conservados adequadamente, os utensílios de madeira duram muitos anos. Uma boa dica para conservá-los é usar óleo mineral, passado com folhas de papel toalha e em diminutas quantidades. A quantidade deve ser bem mínima, só a ponto de lubrificar o utensílio. Assim utilizado, não causará nenhum efeito laxante mas, caso você tenha receio, deixe o utensílio absorver bem o óleo mineral antes de usá-lo.

Para agilizar a desinfecção, o micro-ondas poderá ser um importante aliado. Para higienizar, use apenas água fervente. Para secar, utilize potência máxima.

Embora a desinfecção peça para deixar tudo de molho, não faça do molho um hábito muito frequente pois isso poderá encurtar a vida útil da madeira. Outra coisa: a lavagem à mão é sempre mais eficiente do que o lava-louças. Além das peças de madeira racharem com mais facilidade se continuamente lavadas no lava-louças, ainda há o risco de incêndio caso elas caiam sobre o elemento de aquecimento durante o ciclo de secagem.


Agora, se você perceber que a madeira está muito escura ou tem alguma parte mole, é hora de se despedir. Apodreceu, portanto é hora de reciclar a sua peça. Se for uma colher, por exemplo, fica a dica para a reutilização na jardinagem.

Abraços,

Lara

Fonte das imagens: Corbis Images

Nenhum comentário:

Postar um comentário