segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Petlovers - As Pulgas e o Cravo-da-Índia

Lá vem o verão... Calor no coração... Pois é. Lá vem o verão e, com ele, a alegria e a disposição que os dias mais quentes nos dá para enfrentar os problemas e saborear a vida e o que ela tem de melhor, não é?

Com os nossos amiguinhos incondicionais, não é diferente. A bicharada fica toda animada, brincando e pulando mais, com ânimo dobrado para curtir junto com a gente essa estação. Entretanto, o verão pode se tornar uma boa dor de cabeça se não estivermos atentos a um problema que já se tornou endêmico no Brasil: a infestação de pulgas.


Quem acompanha os meus textos já sabe que temos duas gatinhas (a Bolacha e a Bastet) e que nós fazemos a criação delas totalmente indoor, ou seja, nossas meninas não têm o mínimo contato com a rua. Mesmo assim, pela proximidade do nosso apartamento com o prédio ao lado, onde um dos apartamentos estava desocupado e totalmente invadido por pombas, as nossas pequenas pegaram pulgas. Aliás, a superpopulação de pombas também se tornou um problema de saúde pública em muitas cidades brasileiras.

Aqui em Santos, cidade portuária e turística, não é diferente. As pombas tomam conta da cidade e a superpopulação é vista principalmente quando nos aproximamos do porto. Infelizmente, as pombas estão infestadas de pulgas e acabam contaminando todos os ambientes onde vivem, sendo assim é bem provável que as diminutas pulgas tenham conseguido entrar em nosso apartamento e infestado as nossas gatinhas.


Outra explicação para essa infeliz ocorrência é a de que nós mesmos, eu e o meu maridão JH, é que tenhamos trago a praga aqui para a nossa casa. Como? Trazendo os ovos de pulga em nossas roupas e sapatos, simplesmente por andar nas ruas. É só andar pelas ruas de Santos para entender: muitos tutores e cães passeando pelas vias. O lado bom é que é bacana ver que aumentou (e muito) o número de cães com tutores e ver, também, que muita gente está passeando com o seu animal de estimação.
O lado ruim é que, infelizmente, muitos tutores não estão se ligando que precisam prevenir e cuidar mais para que os seus bichinhos não tenham pulgas e carrapatos.

Tentamos de tudo. Remédios para passar no chão, paredes e janelas. Remédios, pipetas, sabonetes e loções diversas para passar e dar banho nas gatas. Nada resolveu. Até aquele caríssimo produto que se passa no pescoço nós tentamos, mas sem nenhum resultado. Foi aí que o meu super maridão começou a pesquisar e descobriu uma solução simples, barata e que se mostrou bastante eficaz no controle do problema: o cravo-da-índia.


Eu já conheço o que o cravo-da-índia pode fazer faz muito tempo, já que usamos muito em Odontologia, mas jamais imaginaria que ele também se mostraria um bom combatente no caso das pulgas. Como já estávamos sem alternativas, resolvemos tentar e ver no que dava. E deu coisa boa! A infestação zerou e apenas ocasionalmente, as meninas pegam alguma coisa.

Vimos várias receitas que rolam na internet, das que usam apenas cravo e álcool, por exemplo, até as que misturam muitos ingredientes. Resolvemos testar a mais simples e paramos nela, já que o resultado foi bom logo de cara. O legal é que, além de controlar o problema das pulgas, outras pragas urbanas também diminuíram muito: formigas e pernilongos. Baratas? Não vimos mais também. A melhor parte foi a dos pernilongos! Imagine morar em uma cidade de praia e não ter tanto pernilongo para atazanar? Maravilha!

A nossa receita, então, ficou assim: usamos álcool 96º, um frasco de vidro (reaproveitei um frasco de geleia de 454 gramas) e um pacote de cravo-da-índia de 20 gramas. Colocamos o cravo no frasco e completamos com o álcool até quase a boca. Deixamos curtir por 5 dias, com o frasco de vidro
fechado. Quanto mais escuro estiver o líquido, mais concentrado estará.


Para usar, é só diluir um pouco dessa solução em água. Eu uso em todos os ambientes da casa. Passo no chão com pano molhado e uso borrifador para as portas e janelas. No caso das nossas gatinhas, passo no pelo delas antes e depois do banho, sempre diluído em água, e reaplico a cada 3 ou 4 dias com uma toalha. Quando acaba a solução, reaproveito o mesmo cravo por mais duas vezes, completando com o álcool da mesma forma. Só após é que jogo fora, lavo o frasco e faço uma nova solução com um pacote de cravo novo.

O cravo-da-índia tem propriedades anti-inflamatórias e bactericidas, além de ser calmante e antisséptico. Largamente usado na culinária do mundo todo, seus benefícios não se restringem apenas à comida e à nossa saúde. Nossa casa fica muito perfumada e mais limpa e nossos pets, sem parasitas e sem coceiras, também ficam mais felizes e mais saudáveis com ajuda desta poderosa florzinha seca.


Abraços,


Lara

Nenhum comentário:

Postar um comentário