segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Numa Folha Qualquer - Regras Inúteis de Conduta Virtual

Oi, pessoas supimpas!

Curtir a própria publicação, dizer “first” ao ser o primeiro a comentar algo ou mudar a foto do perfil para uma de girafa. São coisas comuns que acontecem no Facebook, mas o que eu não entendo é porque coisas como essas deixam muitas pessoas irritadas. Que mal há em curtir o próprio comentário? Quais prejuízos são acarretados ao postar “first”?

Corbis Image

Na internet, vemos muitas regrinhas de condutas completamente inúteis. Alguém se irrita com algum comentário alheio, a partir daí cria-se uma regra ditando que tal coisa não poderá mais ser feita e outros passam a seguir cegamente tal regra idiota.

Uma vez eu postei “first” em um compartilhamento. Fui o primeiro a comentar. Logo em seguida, veio uma enxovalhada de comentários me criticando, me xingando, pessoas que não só demonstravam seu descontentamento com o meu “first” como também se demonstravam extremamente irritadas.  Ao mesmo tempo, achei aquilo ridículo e engraçado. Depois perguntei para essas pessoas o porquê de tanta irritação, mas nenhuma soube me explicar de fato. Concluí que se irritavam sem qualquer motivo importante. Se irritavam apenas por acharem que deveriam se irritar com aquilo. É a regra que, ao ser desobedecida, deixa o infrator fora do contexto internetês, facebookês ou coisa parecida. É como uma regra de etiqueta que, ao ser quebrada, torna o dito cujo um mal educado sem cultura. No fim, é pura frescura!

Uma simples xarada acabou se tornando um viral. Quando a pessoa erra, tem que colocar a foto de uma girafa em seu perfil por três dias. Achei divertido, mas muitos acharam irritante. O que uma inofensiva girafa pode fazer de mal durante três dias? O engraçado é que vejo coisas mais violentas, como provocações a torcedores rivais, e ninguém diz nada. Isto sim pode levar a uma guerra sangrenta. Eu mesmo parei com essas brincadeiras por conta disso. Muita gente levando a sério. Agora uma girafinha na foto de perfil? Façam-me o favor! Deixem a coitada lá em paz desfrutar do Facebook durante os três dias que ela tem direito!

Corbis Image

Outra vez me criticaram por eu curtir o que eu mesmo posto. Por que não posso fazer isso? Afinal de contas, eu gosto do que posto, acho bem legal! Seria ilógico eu não curtir as coisas que faço.

Há muitas coisas na rede com as quais as pessoas deviam se preocupar, porém isso não acontece. É o caso dos erros de português que tem aos montes. Quer coisa mais absurda do que ler que na internet não é preciso escrever corretamente? Analfabetismo funcional agora virou internetês. Já escrevi aqui sobre pessoas que se utilizam desta palavra como desculpa por não saberem ou por não quererem, e nem tentarem escrever corretamente.

Concerteza, seje, menas, hepocrisia, isso sim é irritante. Escrever corretamente é que deveria constar nas regras de conduta da internet, mas, infelizmente, muitos se preocupam mais com o que os outros postam em seus próprios perfis do que tentar se fazer entender se comunicando adequadamente através de nossa língua oficial. Não é preciso ser um Machado de Assis, mas tentem ao menos escrever utilizando a linguagem popular sem esses erros absurdos.

Vou ensinar aqui uma técnica para não se irritarem quando alguém quebrar essas regrinhas de conduta criada pelos usuários do Facebook. É difícil, terão que treinar bastante! Sei que dá menos trabalho se irritar, xingar, causar, mas fazendo um esforço vocês conseguem. Vamos lá, ao verem alguém postando um “first”, curtindo a própria publicação, trocando sua foto de perfil por uma de girafa, uma de infância ou desenho animado, prestem atenção, façam exatamente o seguinte: IGNOREM! Entenderam? Vou explicar mais uma vez para ficar claro: IGNOREM! Sei que é complicado, mas com algum tempo de treino vocês conseguem!

Corbis Image

Portanto, pessoas, se preocupem menos com o que cada um posta em seu perfil – e eles têm este direito já que o perfil é deles e eles postam o que quiserem – e sejam felizes.

Abraços do MM!

Nenhum comentário:

Postar um comentário