segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Petlovers - Pensando em Ter um Bichinho

Ter um bichinho de estimação é uma decisão que deve ser levada extremamente a sério. Conviver com outra espécie animal dentro de casa deve ser tida como um prazer e isso, jamais esquecido. O contato com os bichos aumenta a nossa satisfação e nos dá alegria imensa, mas, antes de ter um patudinho, algumas coisas devem ser levadas em conta.


Veja alguns itens que devem ser vistos antes de tomar a decisão de ter um bichinho em casa:

- todas as pessoas que moram em sua casa devem concordar. A decisão deve ser muito bem discutida e pensada por todos os envolvidos e jamais deve ser movida por modismos ou impulsos, já que cuidar de um animal implica em uma relação de longo prazo. Isso sem contar que a posse deve ser sempre responsável, em razão do compromisso assumido perante o bem estar do animalzinho que você vai assumir de livre e espontânea vontade.

- considere tudo o que o animal precisará: espaço disponível, gastos com alimentação e consultas veterinárias, banhos, tosas, disponibilidade para passeios e brincadeiras, vacinação e alguém para tomar conta quando você for viajar.

- além dos cuidados básicos, o animal precisa de atenção, carinho e afeto. Portanto, o bichinho precisa de um pouco do seu tempo. Sendo assim, se você não tem tempo ou passar a maior parte do dia fora de casa, considere em não adotar ou em ter um animal mais independente.


- jamais considere a opção de dar um bichinho como presente, recompensa ou como agrado para alguém. Um animal não é um objeto de consumo que você poderá guardar no armário quando não quiser mais ou, simplesmente, abandonar na rua porque ou ficou velho e doente ou ficou grande demais. Animais não são descartáveis como lixo!

- quer um animal de raça? Pesquise antes para não reclamar depois. Algumas raças em específico requerem mais cuidados do que outras, portanto pesquise bem e peça orientação a um médico veterinário.

- quer um animal independente da sua raça? Considere, por favor, a adoção dos animais carentes, abandonados e com necessidades especiais! Diversos abrigos, ONGs e protetores independentes lutam pelo resgate e adoção dos abandonadinhos à própria sorte.

Se conselho vale, jamais adote por impulso ou por moda ou porque todo mundo tem. Ninguém é obrigado a ter um animalzinho em casa, principalmente se algum morador da sua casa não gosta ou tem alergia à penas e pelos. Seja um defensor da posse responsável sempre.


Depois de muito pensar, você decidiu não ter um animal em casa. Ok, mas você ainda pode ajudar mesmo que de longe: apadrinhe um animal abandonado. Ajude aos abrigos e instituições que cuidam de animais em situação de abandono ou rua, pesquise instituições sérias e aqueça o seu coração com uma boa ação. Doe ração, remédios, castrações e consultas veterinárias, faça parte dos mutirões de limpeza dos abrigos e ajude como puder. Os bichinhos carentes agradecem!

Abraços,

Lara


Fonte das Imagens: Corbis Images

Nenhum comentário:

Postar um comentário