sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Cozinha de Sal - Bife Surpresa Mineira

Eu não sei o porquê, mas todas as vezes que a gente pensa em queijo, logo se lembra dos mineiros. É automático: lembrou do queijo, pensou em Minas Gerais. Impressionante!

Na época em que eu morei em Juiz de Fora, muitas vezes eu levei queijos para presentear e recebi encomendas de parentes, quando visitava a família lá em Bauru, minha terra natal. Além dos queijos, os doces também eram muito requisitados. Aliás, tudo o que os mineiros fazem é muito bom.


Embora eu tenha, atualmente, restrição médica para não abusar do queijo (em virtude de um problema renal que tive), vira e mexe o JH, meu super maridão, inventa receitas que levam um pouco de queijo para matar a minha vontade. A receita de hoje é uma dessas invenções.

Nela, o JH conseguiu encaçapar duas bolas: temos o queijo, que é uma das minhas paixões, e a carne, que é uma das paixões dele. Portanto, esta receita agradará a gregos e troianos, ou será a mineiros e gaúchos? Hehehe!

Vamos à receita!

Ingredientes:
- 2 bifes grandes de coxão mole ou patinho
- 1 sachê de tempero em pó sabor caldo de picanha
- 100 gr de muçarela ou queijo minas (costumamos usar a muçarela)
- ovos e farinha de rosca para empanar
- palitos de dente para prender
- purê de batatas bem molinho (suficiente para cobrir os bifes)
- queijo ralado a gosto


Modo de fazer:
Deixe reservado um purê de batatas bem molinho.



Tempere apenas um dos lados dos bifes. No lado que não foi temperado, dobre ao meio e coloque as fatias de muçarela bem na dobra. A seguir, una as pontas dos bifes e prenda com os palitos de dentes, como se você estivesse fazendo um pastel.


Passe no ovo batido e na farinha de rosca para empanar duas vezes, para deixar uma casquinha bem sequinha e crocante. Frite os bifes e acomode-os em um refratário. Após, cubra os bifes com o purê de batatas e salpique queijo ralado por cima.


Leve ao forno pré-aquecido em 180ºC até dourar um pouco. Está pronto.

É delicioso, fácil e rápido de fazer. Para servir mais pessoas, é só aumentar a receita e se deliciar. Experimente!

Abraços,

Lara, na escrita, e JH, na receita

Nenhum comentário:

Postar um comentário