sábado, 9 de novembro de 2013

Numa Folha Qualquer - Os Donos do Mundo

Oi, pessoas supimpas!

Para que servem os animais? A quem eles devem servir? Pelo que sei, eles não vêm com nenhum manual de instruções como algum produto que devemos utilizar a nosso bel prazer. Aliás, acho uma ideia bastante absurda essa de que os animais foram feitos para nos servir.


Corbis

Esses dias, vi na TV uma jornalistazinha criticando uns ativistas que retiraram uns cães de um laboratório que os utilizavam para fazer suas experiências. Ela achou um absurdo aquilo, pois tais animais serviriam como cobaias para testar cosméticos os quais deixavam ela bonita e bem cuidada, como ela mesma disse. Que direito ela tem de sustentar a vaidade à custa de vidas e sofrimento de animais? Onde está o respeito pelos outros seres?


Corbis

Por que muitos se acham com mais direitos neste mundo do que os animais? Só porque temos inteligência? Aliás, temos mesmo inteligência? Não é suspeito que o próprio homem se classifique como sendo o mais inteligente? E desde quando ser inteligente é ter obrigatoriamente que dominar outros seres? Não podemos viver em harmonia uns com os outros? Isso é puro egoísmo!

Os seres precisam sobreviver e para isso, muitas vezes, precisam sacrificar outros. Mas isso é questão de sobrevivência. O homem já passou dessa fase faz tempos. Nossa tecnologia já nos permite viver sem termos que sacrificar animais. O problema é que não queremos abrir mão de prazeres antigos e velhas tradições.


Corbis

Comemos a carne sem nos preocuparmos com seus nutrientes e sim com seu sabor. É uma questão de prazer e não de alimentação e sustento. A ciência já provou que não precisamos nos alimentar de carne, pois já podemos substituir a proteína animal por proteínas vindas de outras fontes. E com isso podemos até ter uma vida mais saudável. Mas quem liga se não são tão saborosas quanto um suculento pedaço de bife, não é mesmo?

Há muitos laboratórios que já implantaram sistemas de testes sem a utilização e sacrifícios de animais para produzirem vacinas, remédios e realizarem estudos na área da saúde. O problema é que tais sistemas custam mais do que aqueles que se utilizam de animais. O lucro diminui ou vem em longo prazo e, como o homem quer o dele e quer agora, não se importa com os outros.


Corbis

Produtos de beleza, coisas supérfluas, empresas que fabricam tais produtos já deviam deixar de usar animais há tempos para testá-los. Acho um absurdo também a área da moda produzir roupas com pelagem de animais. Mais absurdo ainda é a área de entretenimento que se utiliza de animais, como circos e rodeios. Em minha opinião, rodeio é a pior atração existente no mundo, tão desprezível e nojenta quanto as touradas. Tenho verdadeiro asco a quem apoia tais práticas.


Corbis

A Idade Média acabou faz tempo, mas muitos ainda se acham o centro do universo. São tão petulantes que acham que Deus fez todas as coisas para eles. É inadmissível para eles que todas as coisas sejam importantes e devam coexistirem harmoniosamente. Sinto muito, seres humanos, mas não somos mesmo o último biscoito do pacote! Cada coisa, por mais insignificante que seja, tem seu papel no universo. E os animais têm tanto direito à vida quanto nós. Os animais não são nossos, a Terra não é nossa! Tudo coexiste, tudo está ligado, tudo é uma coisa só.

Abraços do MM!

Nenhum comentário:

Postar um comentário