terça-feira, 12 de novembro de 2013

Recriarte - Jogo dos Saquinhos de Feijão

Ah, como era bom ser criança... Lembro-me com muita saudade de um tempo bom e que deixou muitas lembranças boas. As brincadeiras na escola, com os primos e com os amigos, onde nada era eletrônico, nem usava pilha e, muito menos, era caro.

Um dos jogos em que eu mais me divertia era o jogo dos saquinhos de feijão. Simplesmente adorava! Talvez você o conheça por outro nome: três marias, cinco marias, sete marias, cinco manezinhos, jogo das pedrinhas, nente, belisca, capitão, liso, xibiu e epotatá (que, em tupi, quer dizer “mão na pedra”), jogo do osso, onente, bato, arriós, telhos, chocos e nécara. O jogo nada mais consistia do que jogar, segundo algumas regras e sequências, os cinco saquinhos de mesmo tamanho e peso. Um para cima, um ou mais na mão, jogados no chão, na mesa ou em qualquer superfície plana.


Reza a lenda de que esse jogo tem a sua origem lá na Grécia antiga. Os gregos, para consultar a sorte ou os próprios deuses, jogavam ossinhos de pata de carneiro, chamados astrágalos, para cima e observavam como eles caíam. Cada ossinho tinha um nome e um valor determinados e a resposta
obtida vinha da somatória destes números. Com o tempo, os ossinhos foram sendo substituídos por pedras, sementes e várias outras coisas conforme a imaginação das pessoas, até chegar nos saquinhos recheados com areia, grãos e sementes dos dias atuais. Inclusive, costuma-se atribuir aos ossinhos numerados, a origem dos dados, já que a palavra vem do latim, "dadus", que significa "dado pelos deuses". Bacana, né?

Para cada região do Brasil, o jogo tem diferentes fases e regras mas a ideia principal é jogar um saquinho para cima, pegar um dos saquinhos que está no chão e pegar novamente o saquinho jogado, sem deixar cair nenhum dos saquinhos pegos e sem encostar nos outros saquinhos que estiverem no chão. Quem começa é decidido na sorte, quem erra tem que passar a vez mas, quando a vez voltar, pode voltar a jogar de onde parou.

Vamos fazer os saquinhos e voltar à nossa infância?

Materiais necessários:
- grãos de feijão
- retalho de jeans
- linha perlé
- agulha para costura
- tesoura


Modo de fazer:
Corte o retalho de jeans em 5 tiras de 8 cm de comprimento por 3 cm de altura. Dobre as tiras ao meio e costure-as com ponto de alinhavo, deixando uma abertura para encher com os feijões.

 

Após encher, continue a costura e arremate com alguns nós. Estão prontos!


Os saquinhos não podem ficar muito cheios. Se você quiser fazer o enchimento com areia, precisará embalar a areia em um saquinho plástico e fechar com bastante fita adesiva para não deixar a areia se perder, antes de colocá-la dentro do saquinho jeans.

É a sua imaginação que comanda o enchimento e o tecido. Use sementes, grãos, miçangas, bolinhas plásticas, feltro, juta, brim, o que quiser. O importante é se divertir, recordar e passar o encantamento desta brincadeira antiga para a criançada de hoje!

Abraços,

Lara

Nenhum comentário:

Postar um comentário