quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Daí, Daqui, de Lá e de Cá - Depilação: Seus Métodos e Torturas!

Oi, gentE!!!

Não é de hoje que nós, mulheres, vivemos em constante luta com nossos pelos indesejáveis. Com a modernidade, é cada dia mais comum vermos os rapazes seguindo o mesmo caminho.


Há quem tenha uma barba mais indesejada, queira  uma sobrancelha mais bonita ou mesmo depile os braços. Última moda, vejam vocês. Por isso, decidimos falar dos métodos de depilação, uma vez que, conhecendo alguns dos tipos existentes, poderemos escolher o que mais se adapte ao nosso corpo e bolso.

Antes de qualquer coisa, é preciso dizer que muita coisa deve ser levada em consideração, como o tipo de pele e a cor, quantidade e espessura dos pelos, inclusive sensibilidade.

Vamos às técnicas.

1) Lâmina.
Corta os pelos apenas superficialmente. O efeito dura em torno de 3 dias. Embora seja a mais conhecida e acessível financeiramente, ela pode causar irritações na pele. Esse é o tipo de depilação de emergência: se você for para a praia, por exemplo, e não tiver dado tempo de marcar com sua

depiladora. Outro fator negativo: algumas vezes, os pelos encravam.


2) Creme depilatório.
Encontrado facilmente em farmácias e lojas de cosméticos. Esse tipo de creme acaba com a queratina dos pelos. O creme é passado e, daí, só se retira com esponja ou espátula. Dura em media 5 dias.
Embora seja de fácil acesso e não cause dor, alguns cremes têm cheiro desagradável e podem causar irritações na pele.


3) Aparelho depilatório elétrico.
Agride menos que a lâmina e o efeito dura em torno de 15 dias.O investimento inicial costuma ser um pouco mais elevado. Embora seja rápido e prático, não é recomendado para uso na virilha, por ser um

processo doloroso demais.

4) Cera quente.
Muito utilizado em salões de beleza. O calor faz os poros se dilatarem e, assim, os pelos são removidos mais facilmente. Está disponível em várias versões (com mel, hidratantes, etc) e a duração é mais longa, em torno de 30 dias dependendo da quantidade e espessura dos pelos.
Também é de valor mais acessível, mas deve-se ter cuidado com a temperatura que, se estiver alta, pode queimar a pele. Muitas vezes, também pode-se encravar pelos.
Uma dica importante: verifique se o salão não reaproveita esse tipo de certa. Acredite: nesse meio tem muita gente querendo tirar vantagem.



5) Cera fria.
É aplicada com a ajuda do papel celofane.  Dura em torno de 30 dias e o preço também é acessível, já que pode ser aplicada por você mesmo. O fator contra-indicativo é o fato de ser dolorosa e, muitas vezes, ressecar a pele. Então, use hidratante,muito hidratante.


6) Laser.
O laser destrói o folículo dos fios, evitando que gerem-se novos. A quantidade de sessões depende da quantidade de pelos e também da espessura dos mesmos, sendo que as sessões devem ter um intervalo de aproximadamente 15 dias.
Embora seja um método caro e doloroso, ele promete acabar com cerca de 80% dos fios. Não se deve aplicar em sobrancelhas e nem em peles com tons escuros. O cuidado com a exposição ao sol deve ser no nível máximo.



7) Depilação  egípcia.
Usa-se uma linha de algodão e retira-se os pelos um a um. Pode ser utilizada em todas as partes do corpo, mas é mais comum usar-se nas sobrancelhas e buço.
Embora demorado, não possui química, evitando assim alergias, principalmente em áreas sensíveis como as sobrancelhas e o buço, anteriormente citados.


8) Fotodepilação.
Não querendo desanimar, ainda é caríssimo. Mas, como tudo na vida tem o lado positivo, ele promete acabar com cerca de 95% dos pelos. Um pouco menos dolorido que o laser. Age quase que da mesma forma que a depilação a laser, mas com a diferença de destruir o folículo de forma gradual. E viva! Pode ser feito em qualquer tom de pele.


Claro que uma visita a um profissional ajuda e muito, antes de escolher o que é mais apropriado para seu tipo de pele. Não podemos esquecer também de hidratar e proteger sempre com filtro solar, seja qual for a técnica escolhida.


Meninas, projeto verão vem aí. Não é só emagrecer para usar biquíni. Temos que cuidar dos pelos, dos cabelos, das unhas e mais um pouco.

Beijos daqui, para vocês daí.

Fabby

Nenhum comentário:

Postar um comentário