segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Truques e Tralhas - Passando Roupa

Quem gosta de passar roupa, levanta a mão!!!


Eu? Permanecerei de braços abaixados, já que passar roupa não é uma das minhas tarefas domésticas prediletas, não. Vira e mexe, eu ainda deixo a roupa se acumular e, quando vejo que não há mais saída, encaro a tábua de passar roupa com uma certa relutância, eu confesso.

Como eu não sou muito fã dessa tarefa, acabei desenvolvendo algumas táticas simples, mas bastante eficazes, através das dicas de amigas e de pesquisas que fiz na internet. Com essas "táticas de guerrilha", hoje em dia eu passo roupas mais rapidamente, com mais qualidade e, de quebra, ainda economizo energia elétrica.

Anote aí, amiga dona de casa! Vamos às dicas!

1) Lavando as roupas corretamente.
Começando bem, o final é melhor ainda, portanto se tudo começar bem já na hora de lavar as roupas, o final é mais compensador, com roupas menos torcidas e amassadas.
Vença a tentação de encher a máquina de lavar, querendo lavar tudo de uma vez e excedendo a quantidade de peso. Ao sobrecarregar a sua máquina de lavar, você só conseguirá roupas muito torcidas, aumento no consumo de energia e, de quebra, uma possível quebra do aparelho.


2) Estendendo as roupas corretamente.
Ajeite as peças ao colocá-las para secar. Quando mais esticadinho você deixar, menos amassados e torcidos conseguirá. Quanto menos paciência tiver nesta etapa, mais tempo você ficará na tábua de passar.
Se você tiver espaço em sua área de serviço ou quintal, vale a dica de usar cabides para secar camisetas e camisas. O cabide impede a deformação dessas peças, deixando-as menos amassadas e secas em menos tempo.



3) A famosa "sacudida".
Pois é. A prática da "sacudida" é antiga, mas extremamente válida. Sacudir as peças, principalmente as mais longas, ajuda mesmo a tirar uma boa parte dos amassados.


4) Recolhendo e dobrando as roupas.
Prefira tirar as roupas logo que terminaram de secar e já dobre-as, separando as roupas que precisam ser passadas daquelas que já podem ser guardadas. Tenha paciência e carinho nessa etapa também, pois peças que são guardadas amassadas dão muito mais trabalho na hora de passar.
Caso já queira recolher e passar, retire as peças do varal quando ainda estiverem um pouquinho úmidas (molhadas, nem pensar). Essa pequena umidade facilita a passagem do ferro e economiza bastante energia.


5) A tábua de passar roupa.
Tábuas de passar são muito pessoais. Algumas pessoas preferem as mais largas, outras preferem as mais estreitas. Eu, particularmente, prefiro uma tábua mais estreita, que me facilita e muito na hora de passar as camisas e bermudas de tecidos mais grossos.
Para reter o calor do ferro e manter a temperatura, é bem bacana usar as mantas metalizadas ou forros térmicos (hoje, facilmente encontradas até nas lojas "xing-ling"). Eu uso e recomendo, não apenas por facilitar o passar, mas também por economizar a energia elétrica. Outro truque que dá muito certo é envolver o comprimento da tábua com papel alumínio, que terá a mesma função da manta metalizada e do forro térmico.
Se você deixou passar o tempo e a sua roupa perdeu a umidade, não se desespere. Eu uso um borrifador e uma mistura caseira de meio litro de água, 1 colher (sopa) de álcool 96º e 1 colher (sopa) de amaciante, mistura que já fica no borrifador e só vou renovando conforme acaba.
Borrife as peças (sem exagero, claro) e passe-as em seguida. Essa mistura ajuda a desamassar e a passar mais rapidamente, e as peças também ficam mais cheirosas devido ao amaciante.


6) Guardando as roupas passadas.
Terminou de passar? Guarde as peças imediatamente. Nada de ficar enrolando! O pior já passou e guardar a roupa é bem mais fácil do que passar, portanto já guarde as peças e evite vincos e amassados.



Algumas dicas que aprendi nas minhas andanças por aí (já morei em 4 cidades):
- você viajou e a roupa amassou na mala? É simples: pendure a peça que quer desamassar em um cabide e deixe-a dentro do banheiro, quando for tomar banho. O vapor d'água do chuveiro ajudará a desamassar.


- peça difícil de passar? Solução: borrife a mistura que mencionei acima ou água na roupa seca, enrole com cuidado e feche-a dentro de um saquinho bem fechado. Coloque na geladeira (freezer, não) e deixe lá por uma hora. Acredite: funciona mesmo!

- camisa social é dura de passar? É só seguir o roteiro: colarinho reto - punhos - mangas - parte frontal da camisa - costas da camisa. Termine dobrando o colarinho e pendure imediatamente a camisa em um cabide, fechando os dois primeiros botões. 

- estampas delicadas? Sem segredo: passe a peça no avesso ou coloque uma toalha por cima da estampa. Passar o ferro em cima da estampa, além de estragar a estampa aos poucos, vai sujando a base do ferro.

Bom divertimento, se conseguir! Hehehe!

Abraços,

Lara


Fonte das imagens: Corbis Images

Nenhum comentário:

Postar um comentário