quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Do Museu à Balada - Festa das Rosas e Flores

Raríssimas são as referências sobre a história das rosas no Brasil. Sabe-se que as primeiras roseiras chegaram em terras brazucas entre os anos de 1560 e 1570, trazidas pelos jesuítas e plantadas ao lado da Vila de Piratininga, sendo as flores utilizadas em solenidades religiosas.

Com a criação da Ordem das Rosas em 1829, por D. Pedro I (com a qual os nobres eram condecorados pelos seus feitos), as roseiras começaram a se espalhar pelos jardins públicos. Na literatura, encontra-se uma citação em 1813 a partir da descrição do município de Roseira, nome este derivado do bairro que se localizava às margens da Estrada Real, que ligava São Paulo ao Rio de Janeiro. Há um manuscrito, pertencente à Biblioteca do Museu dos Ciclos Sócio-Econômicos do Vale do Paraíba, que afirma que eram as rosas brancas e a rosinha-trepadeira que cobriam as cercas e divisas das propriedades ao longo da mesma Estrada Real.

Por que falar no histórico das rosas? Porque o Brasil possui uma cidade que é reconhecida internacionalmente como a "Cidade das Rosas". Falamos de Barbacena, cidade do interior de Minas Gerais!


Com grande volume de produção e sua histórica qualidade de espécies, Barbacena produz anualmente algo em torno de 5 milhões de dúzias de rosas, muitas exportadas por seguirem padrões internacionais de qualidade. A qualidade e a produção são tão profícuas que há 45 anos a cidade realiza uma das mais belas festas do gênero que já visitei: a "Festa das Rosas e Flores de Barbacena".

A festa apresenta produtos locais e internacionais, shows e palestras. Tem os espaços gastronômicos, a feira de negócios e o baile que elege a "Rainha das Rosas", com desfile aberto da rainha e das princesas no parque de exposições.


Ótima sugestão de passeio e divertimento. Lá, você encontrará doces e salgados, artesanatos variados e flores, muitas flores. Rosas, flores-da-fortuna, violetas, entre outras, todas a um preço bem camarada.

A parte mais bonita da festa, na minha opinião, é o desfile dos tratores e carros alegóricos. Todos são ornamentados com rosas e flores variadas. Acompanhar o desfile é bem bacana e, depois que o desfile acaba, todos os visitantes podem chegar bem pertinho para conferir o grande trabalho de ornamentação. Detalhe: tudo é inteiramente coberto com rosas. Impressionante!


Barbacena é uma cidade acolhedora e que adora visitantes. Sempre tem alguém puxando conversa, com aquele típico sotaque mineiro (que eu adoro). Portanto, o visitante não encontrará dificuldades para chegar até a festa e nem se sentirá sozinho por lá. O povo mineiro é muito bom demais da conta mesmo, uai!

Vale a pena conferir. Passeio extremamente agradável!


Confira mais aqui: Site Prefeitura de Barbacena

Abraços,

Lara

Nenhum comentário:

Postar um comentário