quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Daí, Daqui, de Lá e de Cá - Um Inimigo Chamado Chulé

Você já ouviu falar em hiperidrose? Não? E em transpiração excessiva? Pois é. Só quem sofre disso sabe o quão constrangedora a hiperidrose pode ser. Por herança de família, eu tenho hiperidrose. No meu caso, minhas mãos e pés são os mais afetados. As crises de transpiração aparecem e somem do nada mas, se estou nervosa, ansiosa ou estressada, é batata! As mãos começam a pingar e os pés, a escorregar.


No caso dos pés, mais constrangedor do que a própria hiperidrose é o chulé (ou bromidrose, que é o nome técnico desse imenso incômodo). Só de pensar em tirar o sapato em público, eu transpiro mais ainda e fico totalmente travada. Com alguns cuidados simples, consigo amenizar bastante o problema e são esses cuidados que eu relatarei a seguir.

O suor propriamente dito não tem cheiro. Uma das principais funções dele é controlar a nossa temperatura interna. O problema é quando acontece o encontro do suor com as bactérias que temos no nosso corpo: a umidade dada pelo suor propicia o ambiente ideal para que essas bactérias se
proliferem, o que causa o odor ruim. No caso dos pés, se não fizermos a higienização e a secagem adequadamente, o resultado já se sabe: chulé na área! A presença de micoses nas unhas e frieiras nos dedos também estão na lista dos causadores de chulé, portanto é bom ficar de olhos abertos.

Vamos às dicas.

1) Lavagem dos pés.
Os pés, assim como o restante do nosso corpo, também precisa ser ensaboado, principalmente entre os dedos. Vale usar esponjas ou buchas em conjunto com o sabonete ou ensaboar muito bem usando apenas as mãos. As bactérias têm predileção pelo vão dos dedos, então capriche.



2) Secagem dos pés.
Seque muito bem com a toalha e dê atenção especial ao vão dos dedos novamente. Uma dica que vi recentemente e tenho praticado bastante é, após secar com a toalha, usar um pouco de papel higiênico para garantir melhor a secagem. Por que usar o papel higiênico? Por um simples motivo: os pés são as últimas partes do corpo a serem secas, portanto a toalha já estará bem úmida quando formos usá-la para secar os pés. Assim, como o papel higiênico está 100% seco, teremos absoluta certeza de que estará tudo bem sequinho.
Mais uma dica: quer manter o vão dos dedos ainda mais secos? Use talco antisséptico para pés. Ele absorverá qualquer resquício de umidade que ainda houver.
Quando estiver secando os seus pés, aproveite para observar se está tudo bem com a pele e as unhas. Como falei anteriormente, micoses e frieiras também causam chulé e devem ser cuidadas adequadamente. Ir ao dermatologista para uma melhor avaliação é sempre indicado.


3) Dê um tempo de vez em quando.
Sempre que possível, deixe os sapatos de lado e deixe os pés "respirarem".  Ande descalço ou use chinelos e sapatos bem arejados.



4) As meias.
Prefira as meias de algodão sempre. Elas permitem que o suor evapore com mais facilidade do que as meias sintéticas (nylon, por exemplo), que dão mais calor e aumentam a retenção de suor.
Troque-as todos os dias e não reutilize meias que não foram lavadas, por mais que você as tenha deixado secar e dado um intervalo no uso das mesmas. Usou, lavou. Meia usada tem alta concentração de bactérias, portanto, mesmo que você a deixe secar ou dê o intervalo, nada acabará

com as bactérias que já estão instaladas.
Dica bacana: esterilize suas meias. Como? Passando-as com o ferro de passar roupas. O ferro quente matará qualquer bactéria que resista ao processo de lavagem.


5) Os sapatos.
Procure não repetir o par de sapatos todos os dias. Seus sapatos precisam de, pelo menos, 24 horas para zerar a umidade formada dentro deles. E isso vale para todas as estações do ano, não importanto se é inverno ou verão. Alterne os sapatos e deixe-os secar em locais bem arejados e ensolarados.
Dê preferência para sapatos com couro e tecidos na superfície, palmilha e no solado, pois estes tecidos permitem que o suor evapore mais rapidamente, e modelos mais abertos. Evite os sapatos muito fechados e os materiais sintéticos como borrachas e plásticos, que estimulam ainda mais a transpiração, além de reter toda a umidade formada. Se você gostar daquelas sandálias de plástico bem conhecidas, prefira os modelos mais abertos e não use-os por períodos muito longos.



Nossos pés nos suportam o dia todo e merecem mais a nossa atenção, não é? Então, cuide-se bem!

Abraços,

Lara

Nenhum comentário:

Postar um comentário