segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Petlovers - Moda Pet: Enfeitar sem Exagerar

Enfeitar o bichinho de estimação, nos dias de hoje, virou mais do que moda. Parece que os tutores, mais do que produzir os pets, fazem questão de mostrar que não há limitações para transformarem os seus patudinhos em centro das atenções. Vestidos com renda e babadinhos, tecidos com brilhos e cristais, joias, gravatinhas incrementadas e super produções nos penteados, as opções são muitas, para todos os gostos e bolsos, mas... Será que alguém se preocupa com o bem estar dos bichinhos?


Pois é. Enfeitar, produzir e mimar o pet tem um limite: jamais poderá se sobrepor à saude e ao bem estar do patudinho. Roupas e enfeites não podem causar dor, atrapalhar as necessidades fisiológicas ou impedir a regulação da temperatura corporal dos pequeninos.

Querer enfeitar o seu bichinho de estimação é bacana, afinal de contas, para quem curte o mundo pet, é uma diversão e uma demonstração de carinho e atenção para com o pet, mas o enfeite tem que ser bem aceito pelo bichinho, senão não vale. A maioria dos pets não aceita ou porque não gostam ou porque não foram acostumados a isso. Sendo assim, se você acha legal vestir e enfeitar o seu cãozinho, por exemplo, tem que acostumá-lo desde filhote a isso. Animais adultos podem ser condicionados a aceitar os enfeites, mas ensiná-los leva mais tempo e demanda mais paciência.


Procure vestimentas que não impeçam a manutenção da temperatura corporal e que deixem o animal  correr, andar, pular, comer, brincar e fazer as suas necessidades fisiológicas, além de não causar nós
na pelagem, em caso de animais de pelos longos, e não causem processos alérgicos. No caso dos tecidos, as malhas são as mais indicadas.

Quando os pets não estão curtindo, é fácil identificar, já que eles param de andar, começam a se coçar e tentam arrancar os enfeites. Alguns começam até a demonstrar agressividade. Cuidados com os sapatinhos, geralmente os adereços mais detestados pelos bichinhos. O motivo: qualquer acessório que impeça o contato das patas com o solo pode interferir na sensibilidade, na postura e no equilíbrio do patudinho.


Observar se o seu bichinho está feliz e curtindo a brincadeira é fundamental, portanto fique ligado nas reações do seu pet. Cuidado com os exageros e faça valer o bom senso e a coerência. Aproveite as datas vindouras, como o halloween e o natal, e divirta-se muito com o seu pet, mas com consciência.

Abraços,

Lara


Fonte das images: Corbis Images

Nenhum comentário:

Postar um comentário