segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Petlovers - A importância da Vacinação

Todos os filhotes requerem cuidados ao nascer e durante o seu desenvolvimento, até chegarem à fase adulta. Isso vale para os humanos e para os animais. Sendo assim, a vacinação dos nossos animais de estimação é tão importante quanto os cuidados que temos com as nossas crianças. O ato de vacinar previne uma série de doenças e suas consequências, inclusive é medida de controle de zoonoses, como a raiva, portanto vacinar o seu cão ou o seu gato ajuda a evitar que eles adquiram até doenças graves.


Em nosso país, no caso dos cães, as principais vacinações são contra:
- cinomose: doença causada por um vírus, que pode ser até fatal ou muito debilitante, se não combatida à tempo. Causa tosse intensa, diarréia e pode afetar o sistema nervoso do cão.
- hepatite: doença causada por vírus e que se desenvolve muito rapidamente. Altamente infecciosa.
- parvovirose: também causada por vírus, causa diarréia sanguinolenta e ataca principalmente os filhotes. Frequentemente é fatal, sendo que o vírus causador sobrevive no ambiente por vários e vários meses. Por isso é que, muitas vezes, não se pode ter outro cãozinho tão cedo em um ambiente que abrigou animais com parvovirose.
- parainfluenza: mais uma vez, o causador é um vírus. Altamente contagiosa, desenvolve-se em ambientes com muitos cães em proximidade. Faz parte da etiologia da "tosse dos canis".
- leptospirose: doença causada por uma bactéria, transmitida principalmente por água contaminada através dos ratos. Causa insuficiências renal e hepática graves e pode ser passada aos humanos.


No caso dos gatos, as principais vacinações são contra:
- rinotraqueíte: doença conhecida como "gripe do gato", é causada por um vírus. Os sintomas são muito parecidos com a gripe humana, mas não é transmissível para humanos e cães. Gatos que já apresentaram rinotraqueíte tornam-se portadores do vírus, portanto a vacinação é uma medida de

prevenção.
- calicivirose: também causada por um vírus, é uma doença muito parecida com a rinotraqueíte. Sendo assim, o tratamento é o mesmo e a vacina, tão importante quanto. 
- panleucopenia: mais uma doença virótica, só que muito agressiva. Causa falta de apetite, apatia, febre, diarreia, vômitos, desidratação e diminuição dos leucócitos, as células de defesa do organismo. A única forma de prevenção é a vacina.
- leucemia felina: comumente conhecida pelas siglas FeLV. Também causada por um vírus, que ataca o sistema imune do gatinho, que se torna o portador da doença. Gatos com FeLV têm a vida bastante encurtada e a vacinação é a única forma de prevenção. Aproximadamente 85% dos gatinhos infectados morrem dentro de 3 anos e quase a metade destes animais morrem nos primeiros 12

meses, portanto vacine o seu gatinho e não o deixe virar estatística desta doença!
- clamidiose: doença causada por uma bactéria, altamente contagiosa, que causa febre alta, falta de apetite, conjuntivite e rinite nos gatinhos. Em casos mais graves, causa pneumonia. Forma de prevenção? Vacina, claro!



Todas as vacinações devem ser dadas pelo médico veterinário e são feitas de forma única, com uma pequena injeção subcutânea. O médico veterinário pode indicar a vacinação contra outras doenças, conforme as necessidades do seu bichinho. Cuidado com os "achismos" e vacinas oferecidas em casas de produtos veterinários e pet shops.

As primeiras doses vacinais começam em torno dos 45 dias a 8 semanas de vida e devem ser reforçadas anualmente em animais adultos, mesmo nos animais já mais idosos. Isso também vale para os animais que não têm contato com a rua. Já para os que os donos permitem dar a "voltinha" na rua, muitas vezes os veterinários prescrevem as vacinas a intervalos menores em razão do maior
risco de contágio.

Portanto, vacinar não só ajuda a manter a saúde do seu bichinho, mas também a reduzir drasticamente a disseminação de doenças, beneficiando a todos, humanos e patudinhos. A vacinação é, sem dúvida, uma das medidas preventivas mais importantes que um dono responsável deve ter com seu
amiguinho de estimação. 
 

Vacine os seus animais. Apadrinhe vacinações em ONGs de proteção animal e abrigos. Seja responsável pelo bichinho que está sob a sua guarda e, se puder, ajude os patudinhos carentes também.

Abraços,

Lara

Nenhum comentário:

Postar um comentário